Carro elétrico: o sonho de Sócrates está a fracassar
Vendas são ainda em número muito reduzido e perspetivas não são as melhores, dado que há menos incentivos. Atual Governo vai rever estratégia
"O ex-primeiro-ministro José Sócrates bem queria que, em 2020, 10% da frota automóvel portuguesa correspondesse a carros elétricos. Mas seria preciso acelerar muito as vendas para o país chegar a essa meta.
A crise e a retirada de benefícios, com o Orçamento do Estado para 2012 - já do atual Governo - vieram complicar essa ambição que, no entanto, já era «irrealista», segundo o Executivo de Passos Coelho.
«As metas traçadas pelo governo anterior para 2020 não são realistas e dependerão muito da evolução das economias europeias nos próximos anos, mas também da evolução tecnológica que possa haver neste sector», disse à tvi24.pt o Ministério da Economia.
É precisamente da Europa que surge uma advertência séria: a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) alertou na terça-feira para um possível fracasso no lançamento de carros elétricos nas atuais condições. Leia-se: crise económica, lentidão na elaboração de normas e pela falta de incentivos. Isto a nível europeu, com espelho em Portugal.
Sócrates «sonhava muito alto»
A ACEA antecipa que as vendas de veículos elétricos para a próxima década conquistarão uma quota de mercado entre os 2% e os 8%, dependendo das estratégias de cada fabricante. Sócrates ambicionava, para Portugal, que estes carros mais amigos do ambiente representassem 10% do total da frota automóvel daqui a sete anos.
O ex-chefe de Governo «sonhava muito alto», na perspetiva do presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa. Sócrates «lançou um projeto megalómano que era completamente impossível e que o país não estava preparado para receber. Há um longo caminho a percorrer».
E é assim, «não só porque os veículos não têm autonomia suficiente para que as pessoas tenham vontade de comprar, mas também porque são extremamente caros para um carro de cidade. E as cidades não estão preparadas».
Menos incentivos, menos vendas
Com o Orçamento do Estado para 2012 também foram retirados «vários dos incentivos que existiam», nota o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Barata Pedro. «Dada a crise que o mercado atravessa, discordamos da retirada de benefícios. A crise veio dificultar mais ainda a venda desse tipo de carros».
De facto, os números falam por si. Os carros verdes ainda não conquistaram os portugueses. Longe disso. Segundo os dados da ACAP solicitados pela tvi24.pt, foram vendidos 18 carros elétricos em 2010, 203 em 2011 e este ano, até novembro, tinham sido comercializados apenas 59.
Governo é ou não amigo dos carros amigos do ambiente?
Em vez de postos de abastecimento eléctrico públicos, nas ruas, o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, defende ser menos caro promover o abastecimento dos veículos nos escritórios, nos centros comerciais e nas casas, alegando que o Governo não é contra o veículo elétrico.
«Tem mais sentido. Muito mais sentido. Se um carro tiver uma autonomia de 100 km e andar com ele na cidade, chega a casa e recarrega o carro. Estes carros normalmente são muito pequenos e não dá para transportar família, etc. Ninguém pode ter um como carro único. É caro, muito caro e não tem alternativas para ser reabastecido nos locais publicos e locais de trabalho», frisa o ACP.
O Governo está neste momento a rever a estratégia, no sentido de uma «Mobilidade Inteligente». Será implementada depois do termo da fase piloto do Programa para a Mobilidade Elétrica, que foi prorrogada até 30 de junho.
O Ministério da Economia pretende que essa estratégia seja «realista e adequada à realidade do país», mas não se alonga em medidas.
Apenas salienta que «os pontos de carregamento que fazem parte da atual rede piloto são suportados pelo operador incumbente, não havendo custos para o Estado».
Em: http://www.tvi24.iol.pt/economia---econ ... -6377.html

- ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Contacto:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Carro elétrico: o sonho de Sócrates está a fracassar
Mais notícias que não consigo perceber!
Sempre que vou aos shoppings carrego nos postos Prio.E;
Sempre que faço viagens maiores abasteço nos postos de carga rápida.
Só tenho um carro, que é electrico! Nunca fiquei a pé sem bateria, viajo para onde quero, só tenho que planear o percurso para ir ao encontro dos postos de carga.
Para fase de piloto, posso dizer que estamos muito bem preparados. Continua a haver pouco respeito pelos postos de carga, que continuam a servir de estacionamento. Valem os reboques feitos pelas polícias locais.
Sempre que vou aos shoppings carrego nos postos Prio.E;
Sempre que faço viagens maiores abasteço nos postos de carga rápida.
Só tenho um carro, que é electrico! Nunca fiquei a pé sem bateria, viajo para onde quero, só tenho que planear o percurso para ir ao encontro dos postos de carga.
Para fase de piloto, posso dizer que estamos muito bem preparados. Continua a haver pouco respeito pelos postos de carga, que continuam a servir de estacionamento. Valem os reboques feitos pelas polícias locais.
Totalmente de acordo com OCasal, este tipo de notícias só podem vir de dois tipos de pessoas: incompetentes sem a menor ideia do que estão a falar, abrem a boca para agradar ao "dono", papagaios emproados que abrem a boca e sai asneira, ou, e estes são mais perigosos, pessoas com uma agenda bem definida de impedir o avanço da mobilidade eléctrica, servindo todo o tipo de interesses que se movimentam à volta do petróleo.
Não me parece aceitável que o Presidente do ACP, com o conhecimento que tem ou deveria ter em virtude do cargo que ocupa, diga as barbaridades que diz no artigo.
Cada vez sinto mais a necessidade de através do Forum se realizem acções de desmistificação junto da comunicação social, quer através dos nossos encontros, quer através de quaisquer outras actividades, devemos ser um grupo de pressão que divulgue os benefícios que todos já sentimos no nosso dia-a-dia, desmontando as patranhas com que se está a enganar a opinião pública.
O próprio artigo (e a sua origem, o comunicado da Associação de Construtores) contradiz-se ao referir a contracção ou extinção dos incentivos fiscais, a lentidão da rede pública de abastecimento (especialmente os carregadores rápidos) ou o vergonhoso boicote da generalidade da comunicação social. Com toda esta muralha de ataques ao que é novo e inovador, o que só por si já exige um esforço às pessoas para romper com rotinas, este ataque é demolidor. Não me espanta a dificuldade do aumento das vendas.
Não existe portanto melhor forma de divulgação do carro eléctrico, do que cada um de nós divulgar a sua experiência a sua vivência, divulgar o sucesso em países como a Noruega e a Holanda, para dar apenas dois exemplos aqui divulgados no Forum. Temos que ser o grupo de pressão que faça frente a este ataque conjugado ao futuro da Mobilidade Eléctrica.
Aqui fica o meu desabafo e um muito obrigado ao Rui Megas pelo seu incansável trabalho de pesquisa e divulgação destes exemplos.
Saudações eléctricas,
Henrique Sánchez
Não me parece aceitável que o Presidente do ACP, com o conhecimento que tem ou deveria ter em virtude do cargo que ocupa, diga as barbaridades que diz no artigo.
Cada vez sinto mais a necessidade de através do Forum se realizem acções de desmistificação junto da comunicação social, quer através dos nossos encontros, quer através de quaisquer outras actividades, devemos ser um grupo de pressão que divulgue os benefícios que todos já sentimos no nosso dia-a-dia, desmontando as patranhas com que se está a enganar a opinião pública.
O próprio artigo (e a sua origem, o comunicado da Associação de Construtores) contradiz-se ao referir a contracção ou extinção dos incentivos fiscais, a lentidão da rede pública de abastecimento (especialmente os carregadores rápidos) ou o vergonhoso boicote da generalidade da comunicação social. Com toda esta muralha de ataques ao que é novo e inovador, o que só por si já exige um esforço às pessoas para romper com rotinas, este ataque é demolidor. Não me espanta a dificuldade do aumento das vendas.
Não existe portanto melhor forma de divulgação do carro eléctrico, do que cada um de nós divulgar a sua experiência a sua vivência, divulgar o sucesso em países como a Noruega e a Holanda, para dar apenas dois exemplos aqui divulgados no Forum. Temos que ser o grupo de pressão que faça frente a este ataque conjugado ao futuro da Mobilidade Eléctrica.
Aqui fica o meu desabafo e um muito obrigado ao Rui Megas pelo seu incansável trabalho de pesquisa e divulgação destes exemplos.
Saudações eléctricas,
Henrique Sánchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Para os comentários anteriores de O Casal e hsanchez, quem fala assim não é gago, mais uma vez aqui digo parafrasiando o saudoso Hermano Saraiva,
outra coisa não seria de esperar de GENTE PEQUENA.
outra coisa não seria de esperar de GENTE PEQUENA.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019