DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 27 mar 2022, 22:54

Boa noite,

Após alguns testes, com vários ciclos de carga e descarga, a confiar na APP e no ODB, a degradação para o primeiro ano andará em cerca de 10%.
No caso do Nerusonu, considerado a imagem que ele colocou também será na ordem dos 10%.
Na 6ª feira fiquei com o carro em 2% (SOC) e foi quando a capacidade foi menor, desde que faço medições há cerca de um mês.

Entretanto quando carreguei hoje até aos 90% (SOC), a capacidade total também aumentou, ficando praticamente igual ao valor que tinha há um mês.

E já tenho a versão 2.3 mas foi necessário ir à oficina já que o o carro não colaborava.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 12 ago 2022, 15:20

Boa tarde,

Actualizando o DB, ao fim de 1 ano e meio, tenho 21350 km.
Neste ultimos 6 meses a degradação da bateria foi cerca de 500Wh.
Tenho agendado a 12 de Setembro upgrade do software para a versão 2.4 em oficina, parece que vão substituir a bateria de 12 v mas não tenho a certeza, depois é esperar pela 3.0 que já será via OTA, no entanto desde que fiz o upgrade para a versão 2.3 deixei de ter bugs.
A versão 3.0 não é tanto para resolver bugs mas terá algumas melhorias interessantes, melhoria na gestão de carga que permitirá aproveitar os PCUR até 135 kWh e a possibilidade de ter vários utilizadores configurados, entre outras coisas.
Continuo 100% satisfeito com o carro em todos os aspectos.
A 1ª revisão é só quando fizer 2 anos, ou seja em Fevereiro de 2023.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 13 ago 2022, 07:07

pbaptista Escreveu:
12 ago 2022, 15:20
Boa tarde,

Actualizando o DB, ao fim de 1 ano e meio, tenho 21350 km.
Neste ultimos 6 meses a degradação da bateria foi cerca de 500Wh.
Tenho agendado a 12 de Setembro upgrade do software para a versão 2.4 em oficina, parece que vão substituir a bateria de 12 v mas não tenho a certeza, depois é esperar pela 3.0 que já será via OTA, no entanto desde que fiz o upgrade para a versão 2.3 deixei de ter bugs.
A versão 3.0 não é tanto para resolver bugs mas terá algumas melhorias interessantes, melhoria na gestão de carga que permitirá aproveitar os PCUR até 135 kWh e a possibilidade de ter vários utilizadores configurados, entre outras coisas.
Continuo 100% satisfeito com o carro em todos os aspectos.
A 1ª revisão é só quando fizer 2 anos, ou seja em Fevereiro de 2023.
Com a 2.4 já tens essa melhor gestão da bateria e o upgrade de velocidade de carga. O 3.0 trará mais coisas como ver a percentagem de carga no mostrador atrás do volante(finalmente), battery care manager, os perfis(como disseste), melhorias na ID light, "jogos", verificar estado do veículo na app(portas, vidros, etc), o e-route planner(semelhante ao a better Route planner) integrado no GPS, etc...

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por titvs » 15 ago 2022, 21:56

pbaptista Escreveu:
12 ago 2022, 15:20
Tenho agendado a 12 de Setembro upgrade do software para a versão 2.4 em oficina.
Foste contactado pbatista?
Nerusonu Escreveu:
13 ago 2022, 07:07
o e-route planner(semelhante ao a better Route planner) integrado no GPS, etc...
De facto não entendo como é que o software de calculo de viagens por GPS de um veiculo eléctrico já não traz esta funcionalidade similar ao ABRP de fábrica... O facto de ele alterar o percurso (incluindo ou não pontos de carregamento) conforme o consumo real do veiculo (cujos dados já lá estão) é uma funcionalidade que parece da mais básica de existir. Enfim.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 15 ago 2022, 22:52

titvs Escreveu:
15 ago 2022, 21:56
pbaptista Escreveu:
12 ago 2022, 15:20
Tenho agendado a 12 de Setembro upgrade do software para a versão 2.4 em oficina.
Foste contactado pbatista?

Não, falei com o comercial que me vendeu o carro e pedi para validar se o meu carro já estava na lista para upgrade.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 16 ago 2022, 03:45

titvs Escreveu:
15 ago 2022, 21:56
pbaptista Escreveu:
12 ago 2022, 15:20
Tenho agendado a 12 de Setembro upgrade do software para a versão 2.4 em oficina.
Foste contactado pbatista?
Nerusonu Escreveu:
13 ago 2022, 07:07
o e-route planner(semelhante ao a better Route planner) integrado no GPS, etc...
De facto não entendo como é que o software de calculo de viagens por GPS de um veiculo eléctrico já não traz esta funcionalidade similar ao ABRP de fábrica... O facto de ele alterar o percurso (incluindo ou não pontos de carregamento) conforme o consumo real do veiculo (cujos dados já lá estão) é uma funcionalidade que parece da mais básica de existir. Enfim.
O carro faz isso. O que não fazia era dar estimativa de percentagem à chegada entre outras coisas mais avançadas que o simples "reroute" em caso de consumo superior ou inferior. Aliás tanto assim é que até dá o tempo aproxiyde cada paragem quando planeias a viagem no GPS, não faz é o resto mais ao estilo do ABRP.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por titvs » 18 ago 2022, 09:50

Nerusonu Escreveu:
16 ago 2022, 03:45
O carro faz isso. O que não fazia era dar estimativa de percentagem à chegada entre outras coisas mais avançadas que o simples "reroute" em caso de consumo superior ou inferior. Aliás tanto assim é que até dá o tempo aproxiyde cada paragem quando planeias a viagem no GPS, não faz é o resto mais ao estilo do ABRP.
Sim, já tinha reparado que o soft de planeamento coloca paragens de carga intermédias em função do estado da carga quando seleccionas um destino. A minha questão é se faz a gestão desses carregamentos intermédios em função do consumo real, pois o manual nada refere. Eu fiquei com a sensação que o planeamento inicial (que fazes antes da partida) é estático e não evolutivo como o ABRP. Será assim? Ainda não fiz uma viagem muito longa em que possa confirmar isto, daí a pergunta.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 18 ago 2022, 14:29

titvs Escreveu:
18 ago 2022, 09:50
Nerusonu Escreveu:
16 ago 2022, 03:45
O carro faz isso. O que não fazia era dar estimativa de percentagem à chegada entre outras coisas mais avançadas que o simples "reroute" em caso de consumo superior ou inferior. Aliás tanto assim é que até dá o tempo aproxiyde cada paragem quando planeias a viagem no GPS, não faz é o resto mais ao estilo do ABRP.
Sim, já tinha reparado que o soft de planeamento coloca paragens de carga intermédias em função do estado da carga quando seleccionas um destino. A minha questão é se faz a gestão desses carregamentos intermédios em função do consumo real, pois o manual nada refere. Eu fiquei com a sensação que o planeamento inicial (que fazes antes da partida) é estático e não evolutivo como o ABRP. Será assim? Ainda não fiz uma viagem muito longa em que possa confirmar isto, daí a pergunta.
E é isso que estou a dizer, sim faz. Não faria muito sentido num EV que a carga pode descer por várias razões a meio de uma viagem ele activamente não recalcular a rota quando detecta mudança no consumo.
A diferença é que vais poder ver a percentagem de carga a cada etapa por exemplo

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 12 set 2022, 19:45

Fiz a minha primeira viagem a Espanha e no aspecto de carregar não correu muito bem.
Analisei os locais onde ia passar e tendo em conta o modelo espanhol de cada um tem a sua rede tive que instalar 4 apps para carregar em Espanha, (parece-me que o nosso modelo é nesse aspecto melhor e já agora mais barato).
Ia ficar perto de Guadalupe e só havia um PCR, da Endesa ou Enel, como queiram.
Cheguei lá e não consegui ativar o carregamento pela APP, dava erro, só não fiquei agarrado porque fiz as contas para chegar com 40% ao destino, assim tinha margem para ir fazer o que precisava (deslocações de 100 km em 2 dias) e regressar a Mérida onde teria mais opções.
Depois acabei por carregar em Canamero, num PCN manhoso, de uma empresa de energias renováveis que tinha na parte de fora das instalações o PCN de 10kW e que se podia carregar gratuitamente, claro que tive que ficar umas horas a carregar numa zona industrial deserta.

Pelo caminho em Portugal tentei carregar na Ionity de Estremoz e não consegui utilizar o cartão da VW, em principio estará estragado, tinha a opção de carregar com a miio só que seria bastante mais caro assim acabei por ir carregar ao Lidl de Elvas com o cartão da Prio, mais barato mas mais lento
No regresso carreguei no mesmo sitio.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rnlcarlov » 12 set 2022, 20:39

Pois, os PCRs da Endesa são uma autêntica roleta russa. Li os comentários do eletromaps desse posto e era mesmo para não ir a contar com ele.
Eu regra geral nunca planeio a contar com PCRs da Repsol ou Endesa. São as redes espanholas menos fiáveis. Ainda há dias relatei que na minha passagem por Badajoz sabia que o PCR da Iberdrola estava fora de serviço, e optei por carregar em Elvas, pois a alternativa era aventurar-me com um posto da Endesa :roll:

Mas na zona da Extremadura existem agora muitos carregadores de 22kW e 50kW gratuitos, utilizáveis pela app da Wenea. Se vinha da direção de Mérida temos os PCRs de San Pedro de Mérida, Villanueva de la Serena e Navalvillar de Pela, este último a 50km de Guadalupe.

Responder

Voltar para “Id3”