Página 1 de 4

Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 04 fev 2020, 11:25
por ruramos
Já há video do Peugeot e-208 a carregar na ionity:



para uma bateria de 50kWh não está nada mau.

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 04 fev 2020, 14:11
por frankesousa
ruramos Escreveu:
04 fev 2020, 11:25
Já há video do Peugeot e-208 a carregar na ionity:

...

para uma bateria de 50kWh não está nada mau.
Eu quando vi que a tensão da bateria era tão alta, o que é bom para carregar a mais potência e usa os 50kW dos nossos PCR, fiquei muito bem impressionado. Afinal tem (quase) mais tensão a 10% que o leaf a 100% 8-)

O pior é que depois a descida de potência é tão acentuada e em degraus tão bem definidos que chega aos 80% com menos potência que o leaf!

O consumo também não é referência no segmento. Para um carro tão pequeno, só conseguir fazer 200km em AE com média de apenas 100km/h é muito pouco na minha opinião!

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 04 fev 2020, 15:38
por Ricardo
O meu alemão está enferrujadote mas penso que ele refere velocidades de 130 km/h e umas surpresas no percurso. A velocidade média é muito enganadora. Podes fazer um trecho a 250 km/h, encontrar um acidente na autoestrada e ficar com uma média de 50 km/h.

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 04 fev 2020, 18:39
por frankesousa
Ricardo Escreveu:
04 fev 2020, 15:38
O meu alemão está enferrujadote mas penso que ele refere velocidades de 130 km/h e umas surpresas no percurso. A velocidade média é muito enganadora. Podes fazer um trecho a 250 km/h, encontrar um acidente na autoestrada e ficar com uma média de 50 km/h.
Seja como for, uma Tesla model 3 (pesado como um trator e com 2 motores e rodas 18") faz medias de consumo iguais mas com velocidades constantes de 130/140km/h, por isso estes pequenos deviam pelo menos igualar.

Para o utilizador normal que possa estar habituado a andar a 120km/h na AE pode apanhar uma desilusão quando vir que a autonomia real é metade em AE do que em cidade (e muito menos que o WLTP)

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 04 fev 2020, 23:50
por migle
Tensões à parte, começa por carregar a 250A, como os grandes! Mas logo aos 8% desce para 240A.Parece ser por patamares, como o Ioniq. Em resumo:
  • Até 8%, 250A
  • 8 a 16%, 240A, 4'30"
  • 16 a 46%, 188A, 16'
  • 46 a 69%, 125A (velocidade "normal" de carregamento DC), 28'
  • 69 a 83%, 69A, 44'...
  • Acima de 83%, 25A :shock: (devia ser expulso)
Aos 15' já carregou o que eu habitualmente carrego em 30'. Porém, aos 30' só carregou 1,5X essa quantidade (nos segundos 15' carregou metade do que nos primeiros). A comparação vai ficando pior depois dos 69%... É um carro que demora 40' a carregar até aos 80%, 30' era melhor.

Levou 24' a carregar os primeiros 29kWh, que seria o que carregaria o Ioniq (antigo) até 94%, e que levaria uns 30-32' em HPC.

É claro que o carro é bom, mas a forma como estão a aproveitar para carregar depressa em SoC baixo deixa a impressão que o ganho é maior do que realmente é, em relação a carros que estão limitados nos 175-200A.

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 05 fev 2020, 00:06
por migle
Ricardo Escreveu:
04 fev 2020, 15:38
O meu alemão está enferrujadote mas penso que ele refere velocidades de 130 km/h e umas surpresas no percurso. A velocidade média é muito enganadora. Podes fazer um trecho a 250 km/h, encontrar um acidente na autoestrada e ficar com uma média de 50 km/h.
O meu alemão nem detecta que ele fale de percursos ou velocidade média. Apenas muitos prozent, muitos ká-vê e kilowatt-Stunden. Depois também Mini, Corsa, euros...

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 05 fev 2020, 10:35
por ruramos
migle Escreveu:
04 fev 2020, 23:50
Tensões à parte, começa por carregar a 250A, como os grandes! Mas logo aos 8% desce para 240A.Parece ser por patamares, como o Ioniq. Em resumo:
  • Até 8%, 250A
  • 8 a 16%, 240A, 4'30"
  • 16 a 46%, 188A, 16'
  • 46 a 69%, 125A (velocidade "normal" de carregamento DC), 28'
  • 69 a 83%, 69A, 44'...
  • Acima de 83%, 25A :shock: (devia ser expulso)
Aos 15' já carregou o que eu habitualmente carrego em 30'. Porém, aos 30' só carregou 1,5X essa quantidade (nos segundos 15' carregou metade do que nos primeiros). A comparação vai ficando pior depois dos 69%... É um carro que demora 40' a carregar até aos 80%, 30' era melhor.

Levou 24' a carregar os primeiros 29kWh, que seria o que carregaria o Ioniq (antigo) até 94%, e que levaria uns 30-32' em HPC.

É claro que o carro é bom, mas a forma como estão a aproveitar para carregar depressa em SoC baixo deixa a impressão que o ganho é maior do que realmente é, em relação a carros que estão limitados nos 175-200A.
O carregar tão lento acima dos 69% pode ser devido ao sistema de arrefecimento não? porque a bateria tem tendência a aquecer mais com soc alto, e a peugeot limitar tanto a carga a essas % por esse motivo.

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 05 fev 2020, 10:37
por frankesousa
migle Escreveu:
04 fev 2020, 23:50
Tensões à parte, começa por carregar a 250A, como os grandes! Mas logo aos 8% desce para 240A.Parece ser por patamares, como o Ioniq. Em resumo:
(...)
Olha que a tensão faz uma diferença notável, ora P=V*I, pelo que +50V é igual a +50A na potência/energia que se mete na bateria.
Este é daqueles que "bebe" os 50kW nos nossos PCR, pelas contas dos 0 aos 70% +-, o que é bem bom.

Realmente dos 70% para cima exagera na redução de potência! (pessoalmente gosto mais das curvas "analógicas" que destes degraus, mas vai dar ao mesmo, é mesmo só gosto pessoal 8-) )

É um bom carro para carregar 30min nos PCR 50kW e seguir viagem, pelo menos nesses 30 min espreme o máximo que o PCR tem para dar.
Bom negócio para os cartões da Prio pagos ao minuto :lol:

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 05 fev 2020, 10:42
por rnlcarlov
migle Escreveu:
04 fev 2020, 23:50


Aos 15' já carregou o que eu habitualmente carrego em 30'. Porém, aos 30' só carregou 1,5X essa quantidade (nos segundos 15' carregou metade do que nos primeiros). A comparação vai ficando pior depois dos 69%... É um carro que demora 40' a carregar até aos 80%, 30' era melhor.
Estás apenas considerar o carregamento do Ioniq nos nossos PCRs, ou a velocidade máxima que ele é capaz de carregar num PCR com mais potência?

Re: Peugeot e-208 carregando na ionity

Enviado: 05 fev 2020, 10:54
por ruramos
video em pormenor da montagem das baterias, não consegui ver onde passa o arrefecimento.
ver a partir do minuto 1:00