Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 14 nov 2025, 19:33

cfvp Escreveu:
14 nov 2025, 19:07
Bom saber, obrigado. Qual foi a empresa a quem compraste o carro?
A factura diz Turtle Mission, Unipessoal LDA.

Agora fui pesquisar e não falha nada: https://www.iberinform.pt/empresa/24915 ... ission-lda
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EVUber
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 14 nov 2025, 21:47

O que os stands com CAE de TVDE fazem é isso mesmo.
compram la fora, antes de ir a inspeção alteram os km, fazem a inspeção TVDE (obrigatória anualmente) no mes da matricula.

Quando é para vender, fazem nova inspeção normal (sem ser para tvde) e o dono nunca sabe se não perguntar no centro de inspeções.

No teu caso
abril 2024 - 20.300km inspeção ( talvez devido legalização)
Nov 2024 - 62.000KM inspeção tvde (mes de matrícula)

Ainda te conto mais
A seguradoras com este CAE 49320 cobram preços proibitivos acima de 5.000€ anual de seguro..
Muitos agora usam CAE 49392 e 49330

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 14 nov 2025, 22:02

Eu no teu caso, mexia-me

A inteligencia artificial informa disto

Um stand que não informa que uma viatura fez parte da frota de táxis está a cometer uma fraude e pode ser responsabilizado criminal e civilmente por isso. Se um comprador descobrir esta omissão, tem o direito de pedir a resolução do contrato de compra e venda. Para ter sucesso, o comprador terá de provar que a omissão foi deliberada e que o vendedor tinha conhecimento do historial da viatura.


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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2025, 06:43

EVUber Escreveu:
14 nov 2025, 21:47
O que os stands com CAE de TVDE fazem é isso mesmo.
compram la fora, antes de ir a inspeção alteram os km, fazem a inspeção TVDE (obrigatória anualmente) no mes da matricula.

Quando é para vender, fazem nova inspeção normal (sem ser para tvde) e o dono nunca sabe se não perguntar no centro de inspeções.

No teu caso
abril 2024 - 20.300km inspeção ( talvez devido legalização)
Nov 2024 - 62.000KM inspeção tvde (mes de matrícula)

Ainda te conto mais
A seguradoras com este CAE 49320 cobram preços proibitivos acima de 5.000€ anual de seguro..
Muitos agora usam CAE 49392 e 49330
A primeira inspeção foi a B para legalizar em Portugal. A segunda em novembro de 2024 foi para ser TVDE (ainda não tinha 3 anos, a primeira matrícula é de dezembro de 2021), mas o carro aparentemente já exercia a função, daí os 42000km em 7 meses. Não houve uma terceira para ocultar o facto. A terceira foi feita por mim agora que faz 4 anos em dezembro de 2025.

Quanto ao agir judicialmente não o vou fazer, embora perceba que houve má fé e é condenável, aliás o inspector disse-me isso.

Primeiro porque quando tive o problema com a importrust ponderei pedir uma indemnização por não terem cumprido o acordado para entrega do carro dentro do prazo estipulado, ao que o advogado me aconselhou que teria de ser sempre por mútuo acordo, porque levar este tipo de situação para tribunal vai levar anos e a indemnização nunca ia cobrir os custos.

Segundo, o carro tem 1 ano nas minhas mãos já tem ~20000km andados e 0 problemas e todos nós sabemos o quanto este modelo é problemático. Na volta até tenho sorte de me ter calhado um stellantis em condições 😁. O tempo o dirá 🔮. A degradação que é o mais preocupante é a espectável deste modelo como já demonstrei noutras ocasiões. Corro o risco de entregar o carro dão-me o dinheiro e a seguir vou comprar outro carro com problemas maiores do que ter sido TVDE por 7 meses. 🤔

Tenho dois carros importados, até hoje 0 problemas, tem os dois cumprido para aquilo que foram comprados, estar a levantar problemas quando do ponto de vista funcional não há nada apontar, não parece boa opção. Do ponto de vista legal/ moral, compreendo e aceito que outras pessoas pensem de maneira diferente e que devia agir.

Não o vou fazer.

Quanto ao provar certamente que é fácil. O carro foi importado, legalizado, inspeccionado para TVDE pela mesma empresa que me vendeu o carro que tem CAE de TVDE. Portanto não há nada que enganar. Se não me disse foi propositadamente.

Um pequeno exemplo, real.

O primeiro carro da minha mulher comprado ainda em solteira foi um SEAT Ibiza 1.4TDI com ~30000km proveniente de uma empresa de aluguer de carros.😱 Todos sabemos o estigma (e com razão) que existe acerca de carros provenientes de empresas de aluguer. Todos nós já andamos com carros de aluguer.

Esse carro foi só o melhor carro que tivemos até hoje. Foi vendido com 280000km e apenas levou uma poli do alternador e 2 kit de distribuição. Para um carro proveniente de aluguer nada mau.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por cfvp » 15 nov 2025, 12:01

EVUber Escreveu:
14 nov 2025, 22:02
Eu no teu caso, mexia-me

A inteligencia artificial informa disto

Um stand que não informa que uma viatura fez parte da frota de táxis está a cometer uma fraude e pode ser responsabilizado criminal e civilmente por isso. Se um comprador descobrir esta omissão, tem o direito de pedir a resolução do contrato de compra e venda. Para ter sucesso, o comprador terá de provar que a omissão foi deliberada e que o vendedor tinha conhecimento do historial da viatura.

Video interessante, obrigado. Sempre tive curiosidade sobre este site - Car Vertical - mas nunca tinha visto em ação. Parece ser útil mas só para carros importados, o que é pena.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2025, 12:33

Nos meus dois carros utilizei esse relatório. Inclusive quando estava a fazer negócio com o Peugeot disse a quem me vendeu o carro que ia pedir naquele momento, o senhor não conhecia e depois de eu explicar o que era e de ensinar como fazer, até ofereceu o relatório. Pagou ele. No niro quando estava a negociar com a importrust falei-lhes do relatório e eles também pediram e pagaram eles.
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