Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por RJSC » 29 mar 2025, 17:18

Nonnus Escreveu:
28 mar 2025, 19:56
Há uns meses tive conhecimento através do @Telmo Azevedo no grupo Kauai/Kona de um dispositivo para fazer a ligação do telemóvel ao carro sem fios que suporta AndroidAuto e Apple Carplay. Mas este dispositivo vai mais além, permite instalar aplicações directamente da GooglePlay. Isto é, permite ter todas as aplicações que se tem no telemóvel nesta pequena box. Permite ligação a internet através de um cartão SIM, ou através de uma ligação de dados do telemóvel (hotspot).

Acabei por comprar. Hoje testei e funciona bastante bem, não notei nenhum delay com o carro em andamento e com a aplicação NOSTV ligada.

Para quem quiser algo do gênero aqui fica o link: https://pt.aliexpress.com/item/10050059 ... pt=glo2bra

Eu consegui comprar por 80€.

NOTA: o dispositivo não faz o espelhamento do telemóvel para o carro por defeito. Para isso tem de se instalar aplicações especificas. Sei que funciona no Kauai, no Niro e no e2008.
Parece boa ideia, só tenho pena que não haja uma que seja suportada por distribuições Android comunitárias como LineageOS.
Tenho comprado só telemóveis suportados pelo LineageOS e continuam com software atualizado e livre de entulho anos depois do fabricante ter ignorado manter o software do dispositivo.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3504
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 abr 2025, 16:01

Como tinha dito anteriormente tinha na ideia de fazer um teste de tomada assim que o tempo quente aparecesse. Pois bem foi hoje que levei o carro até a tartaruga. Até foi bastante pacifico ao contrário do que estava a espera. Na realidade sempre pensei que seria arriscado levar este carro até a tartaruga em andamento e que seria melhor estacionado e com A/C ligado. Mas foi bastante pacifico e cheguei a casa tranquilo. O facto de também andarmos nisto há tantos anos também ajuda.


Abalamos assim:

Imagem Imagem Imagem

Andados 58km aparece o primeiro aviso de bateria fraca, na APP reportava 12%, acendeu uma luz vermelha do estilo da reserva dos ICE.
Ainda estimava 40km o que não se veio a confirmar, andou cerca de 27km:

Imagem Imagem Imagem

Consigo chegar a casa e a tartaruga não apareceu. Dou mais uma volta ao quarteirão, ligo o A/C, selecciono modo Desportivo e ao primeiro arranque em modo Desportivo aparece a tartaruga, o aviso de estado critico da bateria e passa automaticamente para ECO.

Imagem Imagem Imagem

Os 16km reportados pela APP aos 1% são irreais. Esses 16km foi quando despareceu a autonomia do quadrante e apareceu os --- por volta dos 7%.

E ficamos assim:

Imagem

Olhando para este consumo até parece que o mamute é um carro econômico, mas para que não haja ilusões esta viagem foi feita em velocidades de 50/70/80 nunca passei dos 80km. A velocidade média indica isso mesmo. Consegui ver consumos de 8kWh/100km na ida porque é sempre a descer e como tudo o que desce tem de subir para cá foi o inverso e o consumo subiu para os 12kWh/100kWh

Agora esta a carregar quando terminar vamos ver a quantidade de energia que ainda leva este pack.

Com ajuda dos painéis solares consigo carregar a 7.4kWh e manter a casa a funcionar.

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3504
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2025, 00:12

Carregou durante 7h15m e consumiu 47.4kWh sendo que segundo a Peugeot tem 46.3kWh úteis, e o Car Scanner diz que o SOH é de 91%, o que dá cerca de 41kWh. Se considerarmos 10% de perdas durante o carregamento dá 42kWh.

A autonomia que era sempre 274 km carregado a 100% agora é de 282km.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Carregado a 100% as células têm uma tensão de 4.1V e a tartaruga aparece por volta dos 3.3V
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 2047
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 26 abr 2025, 19:07

Ou seja, parece-me que o car scanner é muito fiavel a indicar a energia da bateria, que dizes?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3504
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2025, 20:53

Sim, parece-me bem fiável e bem completa e ao contrário de outras apps não tens que carregar pids específicos para cada carro.

Selecionas o carro e já está, e o mais fixe é conseguires teres vários carros adicionados e comutar entre eles.

Fiquei tão bem impressionado que no final deste teste acabei por adquirir a versão pro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 2047
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 27 abr 2025, 18:29

Eu também tenho, é pena ter poucos BMW, só consigo utilizar o perfil do IX3, apenas consigo ver a tensão do pack e a temperatura do arrefecimento da bateria, uma treta. :(
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3504
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2025, 09:25

Numa coisa o Peugeot é melhor que o Niro.

Os dois ao mesmo tempo a carregar num posto de 100 não partilhado.

Imagem

Como ontem aconteceu algo estranho que carro parou aos 50%.

Hoje de manhã voltei a insistir e a segunda vez lá arrancou.

Aos 84% ainda carrega assim:

Imagem

Aos 90% cai a pique:

Imagem

Como fazer para carregar dois carros ao mesmo tempo com a mesma conta da electroverse.

Um com a APP e outro com o cartão físico. Pensei que poderia entrar em conflito, mas não.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3504
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2025, 20:16

Viagem de 634km Vendas Novas - Santa Maria da Feira - Vendas Novas

Esta foi a minha primeira grande viagem com este carro, foi uma surpresa pela positiva. O carro apesar de ter um consumo maior que o Niro conseguiu uma média interessante tendo em conta que a maior parte da viagem foi feita por Autoestrada com velocidades entre os 100km/h e os 120km/h.

O carro teve uma média de 16kWh/100km. A curva de carregamento também é algo interessante. Até aos 90% carrega entre os 80kW e os 50kW e dentro desta percentagem o sistema de arrefecimento esta sempre ligado. Acima dos 90% a potência cai a pique para os ~20kW e o sistema de arrefecimento desliga-se.

A curva de carregamento é de longe muito melhor que do Niro, só que o Niro com um consumo menor de 14.1kWh/100km e com uma bateria maior, faz os 634km apenas com um carregamento até aos 90% pelo meio.

O tempo de viagem foi definido pelo Peugeot. Parti de Vendas Novas sexta-feira ás 16H30m com uma temperatura de 34º, sempre com o A/C ligado nos 22º. O primeiro e único carregamento na ida, foi feito a meio da viagem na área de serviço de Leiria. Ao chegar a Leiria como era previsível todos os carregadores Ionity estavam ocupados e com fila de espera de 3 carros. Nada preocupante para mim porque a minha ideia desde o inicio era carregar no posto de 50kW da Cepsa. Ninguém procura este carregador. :D

Embora os carregadores da Ionity sejam mais rápidos se aqueles que estavam a espera de lugar, tivessem procurado este carregador acabavam por ganhar tempo, mas ainda bem que não o fizeram, porque assim foi carregar e andar. Carreguei dos 36% aos 84% que foi o tempo de ir a casa de banho, comer qualquer coisa e quando vi já tinha passado dos 80% que era a minha ideia de limite de carregamento. Como vim a descobrir que o carro até aos 90% consegue extrair toda a potência do carregador não houve aqui nenhum dano no tempo.

Imagem

O carregador por algum motivo quando terminei o carregamento dizia que tinha só 39% quando na realidade tinha 84%.

Cheguei ao destino com esta média:

Imagem

Na vinda (hoje, domingo) o mesmo trajecto com a mesma paragem em Leiria. Partida pelas 8H15m com uma temperatura de 18º e com A/C desligado mais de metade do caminho.

Paragem em Leiria, os carregadores Ionity vagos, mas procurei a mesma o carregador de 50kW da Cepsa. O preço é mais apelativo, 0.58€ versus 0.65€ com a electroverse. Como o Peugeot não tira proveito nenhum dos 350kW e como se viu no carregador de 50kW consegue carregar mais que o necessário, não me fez sentido usar.

Imagem

E mais um vez quando olhei já estava assim (raio do carro carrega mais do que queremos 8-) ):

Imagem

Cheguei a casa assim:

Imagem

Conclusão, viagem bastante pacifica com este carro, ainda mais para quem até algum tempo atrás fazia estas viagens com o Leaf de 30.

Para terem uma ideia da curva de carregamento deste carro em comparação com a do Niro, aos 90% carrega mais rápido que o Niro aos 78%:

Imagem

O Niro ao contrário do Peugeot o arrefecimento do sistema não esta sempre ligado. No carregamento até aos 90% hoje de manhã com uma temperatura de 18º não se ouviu a ventoinha, já o Peugeot no mesmo ambiente manteve sempre a ventoinha ligada até aos 91%.

Aos 91%:

Imagem

Para os carregamentos usei sempre a Electroverse com um preço final em média de 0.58€/kWh, mas fiz algumas simulações com a Miio onde cheguei a ter numa simulação uma diferença de 10€.

Podem não acreditar mas fizemos a viagem sem fazer um estudo dos carregadores disponíveis na área, por azar na zona onde fiquei não havia nenhum Continente com carregadores, mas surpresa, o Hotel tinha um HUB com 5 carregadores de 100kW + dois de 150kW + 1 Chademo 50kW + dois de 22kW não partilhados da Powerdot.

Gastos em carregamentos para os 634km sendo que partiram os dois carros a 100% de casa:

Peugeot 11.43€ (21.41kWh) + 11.70€ (21.92kWh) + 5.31€ (8.62kWh) + 7.06€ (11.67kWh) + 9.87€ (16.49kWh) = 45.35€ (80.6kWh) = vamos arredondar para 8€ por cada 100km

Niro 5.76€ (9.42kWh) + 19.60€ (33.29kWh) = 25.35€ (42.71kWh) = vamos arredondar para 5€ por cada 100km

Ao contrário do que muitos dizem ainda fica mais barato andar de electrico do que carro a combustão desde que se use o CEME (neste caso eMSP) certo e o carregador certo para o carro que se tem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Peugeot”