Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 15:13

frankesousa Escreveu:
15 fev 2024, 15:03

Por acaso não acho nada estranho, são vários os relatos de leaf40 a acender tartarugas e o SOC cair para quase 0 quando vão em aceleração fortes.

Esse não é o problema do isolamento nem das células inchadas, e pelo que percebo não dá erros nenhuns, apenas o carro limita a potencia e começa a mostrar o SOC a desaparecer como o fumo recuperando depois na próxima descida.

Na verdade é o mesmo comportamento do meu leaf 30 e que não é "uma avaria" nem acende luzes nem coisa nenhuma. No meu caso, se continuar a insistir ele desiste e desliga a bateria, mas acredito que como as células dos 40 são "maiores" e com menos idade até aguentem antes de chegar o momento de desligar.

Em cima dizias que talvez tenha sido martelado este leaf, não me parece de todo. 1º poucas ou nenhumas pessoas conseguem meter o nariz no firmware/ software do carro e muito menos do BMS. O melhor que conseguiriam fazer era repor o SOH e/ou talvez aldrabar os km. Se assim fosse, não ia ser só 1 ou 2 células e ia ser uma degradação uniforme (penso eu de que).

Até ver, também concordo que não se pode dizer que seja geral e vão todos para a sucata daqui a mais 1 ou 2 anos, mas ainda são alguns casos.

Pode ser só "sorte ou azar" de calhar algumas células problemáticas num pack.
Se fores ver os relatos mais antigos do LEAF 40 o pessoal queixava-se que aquilo dava erros por tudo e por nada, tipo, um desvio maior que cerca de 500mV, ou por aí, o carro dava logo erro, compararavam precisamente ao LEAF 30 que não era tão sensivel em termos de erros, neste carro o desvio é superior a 700mV e não dá erro? Uma celula quase a 2,5v... Nem sabia que era possivel ir tão baixo. :shock:
Nem sequer sabemos quantos casos são, que problemas são, que histórico têm, ... Falar de casos como este ultimo é o mesmo que nada, pois não temos nada, e discordo que não seja possivel martelar o LEAF, se há carro em que isso é possivel, é o LEAF, até podes meter celulas completamente diferentes e consegues gerir o pack na mesma.

Mas é isso tudo, ou melhor pode ser isso tudo, ou não. :lol:

Um comentário interessante.
Mesmo a célula mais alta está a mostrar 3,1 Volt, o que é muito inferior para 65% SOC. A sua bateria deve ter uma resistência interna mais elevada devido ao facto de hx ser 71. Uma causa comum para a bateria desenvolver uma resistência interna elevada é ser deixada a carregar a 100% durante longos períodos de tempo.
Última edição por civic em 15 fev 2024, 17:31, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 15 fev 2024, 17:30

civic Escreveu:
15 fev 2024, 15:13
Um comentário interessante.
Mesmo a célula mais alta está a mostrar 3,1 Volt, o que é muito inferior para 65% SOC. A sua bateria deve ter uma resistência interna mais elevada devido ao facto de hx ser 71. Uma causa comum para a bateria desenvolver uma resistência interna elevada é ser deixada a carregar a 100% durante longos períodos de tempo.
Não sei se este comentário tem alguma verdade.

A bateria a debitar 110kW (mais de 300A) certamente não fica com as células a 3.5v ou mais!

O meu, a debitar "apenas" 80kW e com SOC de +-50% tinha a célula mais alta a 3.2/3.3v. Não acho isso nada de especial quando está a debitar tanta potencia.

E Hx de 71 (seja lá o que isso quer dizer ao certo, mas parece ser uma medida pelo menos aproximada da resistência interna) para um carro de 2018 também não é nenhum defeito no meu ponto de vista.

O meu leaf30 em 2021, com 5 anos apenas, já tinha um Hx de 52%.

Como anda os Hx dos leaf 40 de 2018? Muito melhores que estes 71?

Sobre martelar o carro, OK , é fácil trocar umas células e assim, mas mexer no software/ firmware não acredito.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 17:42

frankesousa Escreveu:
15 fev 2024, 17:30


Não sei se este comentário tem alguma verdade.

A bateria a debitar 110kW (mais de 300A) certamente não fica com as células a 3.5v ou mais!

O meu, a debitar "apenas" 80kW e com SOC de +-50% tinha a célula mais alta a 3.2/3.3v. Não acho isso nada de especial quando está a debitar tanta potencia.

E Hx de 71 (seja lá o que isso quer dizer ao certo, mas parece ser uma medida pelo menos aproximada da resistência interna) para um carro de 2018 também não é nenhum defeito no meu ponto de vista.

O meu leaf30 em 2021, com 5 anos apenas, já tinha um Hx de 52%.

Como anda os Hx dos leaf 40 de 2018? Muito melhores que estes 71?

Sobre martelar o carro, OK , é fácil trocar umas células e assim, mas mexer no software/ firmware não acredito.
O Hx do meu de 2018 com 146000kms anda nos 85%. Mas eu acho é que esse comentário vem na sequência de que o Hx está muito elevado para o comportamento da bateria.
Eu achei interessante esse comentário pelo facto de falar na resistência estar elevada o que denota ter ficado muito tempo a 100%, mas nem sei se isso será verdade, mas é uma linha de raciocinio.

Tenho visto os videos do Bjorn, e ele fala muito com o rapaz da oficina (Ebilmek), e já não é a primeira vez que ele refere que mexer num LEAF dá para fazer de tudo, o problema na Noruega é a cena legal por causa do peso, mas mexer no BMS é do mais facil que há.

Este LEAF que falamos não fazemos ideia por onde passou, parece-me é que levar uma celula a 2,5v e nem sequer dar alarme? Aliás, com essa tensão já não se devia ter desligado a bateria por segurança?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 15 fev 2024, 17:52

civic Escreveu:
15 fev 2024, 17:42
....

Este LEAF que falamos não fazemos ideia por onde passou, parece-me é que levar uma celula a 2,5v e nem sequer dar alarme? Aliás, com essa tensão já não se devia ter desligado a bateria por segurança?
Isso não sei, da mesma maneira que o leaf 30 só vai até aos 4.1 e o leaf 40 vai ate aos 4.2v, "para baixo" pode ser igual.

Teria de ver outros, mas continuo a dizer que não vejo nada de alarmante ou anormal, apenas um Nissan leaf os seus problema.

Um deles, grave, é não dar ferramentas nem indicações ao utilizador de como manter o bicho bem tratado. Não deixa parar a carga a 80%, não avisa que não deve estar a 100% todos os dias, carrega a bateria até voltagens perigosas, etc etc

Se há alguém que erra nos Leafs não é o utilizar "comum", é a Nissan que não implementou qualquer medida para ajudar.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 17:58

frankesousa Escreveu:
15 fev 2024, 17:52


Isso não sei, da mesma maneira que o leaf 30 só vai até aos 4.1 e o leaf 40 vai ate aos 4.2v, "para baixo" pode ser igual.

Teria de ver outros, mas continuo a dizer que não vejo nada de alarmante ou anormal, apenas um Nissan leaf os seus problema.

Um deles, grave, é não dar ferramentas nem indicações ao utilizador de como manter o bicho bem tratado. Não deixa parar a carga a 80%, não avisa que não deve estar a 100% todos os dias, carrega a bateria até voltagens perigosas, etc etc

Se há alguém que erra nos Leafs não é o utilizar "comum", é a Nissan que não implementou qualquer medida para ajudar.
Mas eu não discordo do que dizes, apenas tento perceber o que se passa em vez de procurar culpados, toda a gente sabe quem são. :lol:

A minha duvida não é se o carro está avariado, isso é obvio, a minha duvida é como é possivel uma celula chegar quase a 2,5V e não dar alarme sequer, quando a tensão minima é na ordem dos 3V ou 3,2V, só tento perceber o problema. É que 2,5 já é muito para lá da curva do joelho para esta bateria, digo eu. Nem sequer o erro de celulas fracas no LEAFSPY?

https://movilidadelectrica.com/especifi ... ssan-leaf/
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 15 fev 2024, 21:13

Onde é que este caso é um caso isolado? O que é que é preciso mais?

Primeiro era porque só havia um caso reportado, começaram a surgir alguns quando o frio apareceu mas ainda não era o suficiente para tirar conclusões. Agora que até temos alguém se que deu ao trabalho de mostrar o comportamento do carro, ainda assim estamos a generalizar e não possível tirar conclusões nenhumas.

Sendo assim o que é preciso? Existem carros com bateria de 40 com células com degradação precoce é um facto. Seja porque carregou a 100%, seja porque que motivo for a degradação esta lá, como esta no Leaf de 30 como no Leaf de 24. A e tal mas células são melhores! Seriam se não se estivesse a ver o mesmo comportamento em todas as versões.

Quanto ao LeafSpy não apresentar weak cells, no meu muitas vezes tinha diferenças de 600mV entre células e também não tinha weak cells, a informação só aparecia se eu desliga-se o carro e voltasse a ligar.

@civic por muito que eu e o frankesousa possamos relatar aqui acerca deste comportamento há coisas que só presenciando é que ficamos com ideia de como funciona, e neste caso, tanto eu como ele conhecemos muito bem este comportamento e tudo o que implica.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 15 fev 2024, 21:21

Só um esclarecimento, a informação de "celulas fracas x e y" no leafspy só aparece quando paramos e metemos o carro em "Park". Calculo que por segurança para o pessoal não estar a ler em andamento, não sei, mas ultimamente testei isso muitas vezes :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 21:41

Isto está dificil, como já disse milhentas vezes, nunca em lado nenhum tentei justificar o mau comportamento da Nissan, até estou farto de referir que o LEAF era um EV low cost.

Mas vou tentar outra vez, acho este caso um caso isolado porque finalmente temos alguma informação, e não é um caso de degradação precoce, tem celulas avariadas, é completamente diferente, e nem tentem colar o que vimos aqui ao LEAF 30 porque simplesmente são diferentes em termos de baterias e abordagem da marca. Este caso continua a não mostrar nada porque simplesmente não sabemos como foi tratado estes anos todos, ponto, mostra apenas como está agora, como ficou assim não temos qualquer info. E dizendo que temos um caso em que temos alguma informação e extrapolamos para os outros todos, o que é isso? Não é generalizar? :lol:

Como referi antes, o LEAF 40 foi criticado por dar alarmes demais, neste caso não temos nenhum alarme mesmo com uma celula a chegar aos 2,5V, os 3,2 são o limite de segurança, que raio porque vão buscar o LEAF 30 para justificarem isto, faz algum sentido? São celulas diferentes, os limites são diferentes e a abordagem da marca também foi completamente diferente.
Só um esclarecimento, a informação de "celulas fracas x e y" no leafspy só aparece quando paramos e metemos o carro em "Park". Calculo que por segurança para o pessoal não estar a ler em andamento, não sei, mas ultimamente testei isso muitas vezes :lol:
Tens noção que este caso anda assim à semanas, o aparecer "celulas fracas" já teve monte de oportunidades para aparecer, certo?

Estão a levar isto para o lado futebolistico, mas eu continuo a tentar perceber o que se passa com estes casos, tenho um e por isso gostaria de perceber o que se passa, para mim não chega dizer que as baterias são uma porcaria, até porque as minhas com mais kms e duração que as deste caso estão de perfeita saude. ;)
Última edição por civic em 15 fev 2024, 22:09, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 21:59

Nonnus Escreveu:
15 fev 2024, 21:13


@civic por muito que eu e o frankesousa possamos relatar aqui acerca deste comportamento há coisas que só presenciando é que ficamos com ideia de como funciona, e neste caso, tanto eu como ele conhecemos muito bem este comportamento e tudo o que implica.
Não, sinceramente não te percebo, percebo o Franksousa que não está a fazer o mesmo que tu, está a dar o beneficio da duvida, que é o que eu estou a fazer, tu não, estás numa cruzada em dizer que as baterias são iguais, mas não são. ;)
Não conheço nenhum LEAF 30 que não tenha passado ou esteja a passar pelo vosso martirio, mesmo aqueles do mesmo ano do meu, a degradação simplesmente não é comparavel, mas conheço montes de LEAF 40, mesmo com centenas de milhar de kms que rolam na boa. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 15 fev 2024, 22:11

civic Escreveu:
15 fev 2024, 21:41
... e nem tentem colar o que vimos aqui ao LEAF 30 porque simplesmente são diferentes em termos de baterias e abordagem da marca. Este caso continua a não mostrar nada porque simplesmente não sabemos como foi tratado estes anos todos, ponto, mostra apenas como está agora, como ficou assim não temos qualquer info.

Como referi antes, o LEAF 40 foi criticado por dar alarmes demais, neste caso não temos nenhum alarme mesmo com uma celula a chegar aos 2,5V, os 3,2 são o limite de segurança, que raio porque vão buscar o LEAF 30 para justificarem isto, faz algum sentido? São celulas diferentes, os limites são diferentes e a abordagem da marca também foi completamente diferente.
Por acaso isto parece-me exatamente igual ao leaf30, simplesmente um pouquinho mais tarde porque ainda não tem a idade nem os ciclos para tal, mas, na minha opinião, estes vão direitinhos para a garantia tal como o meu, ainda tem 2 anos e muitos km para o BMS ver que a bateria está a dar menos do que devia.

Não vejo nenhuma diferença de abordagem, a não ser deixar tirar mais potencia do pack, e talvez isso tenha sido mesmo o que "arrasou" algumas células mais mal fabricadas.

Porque insistes em dizer que é diferente do leaf30 se os sintomas e problemas são exatamente os mesmos?
civic Escreveu:
15 fev 2024, 21:41
...
Só um esclarecimento, a informação de "celulas fracas x e y" no leafspy só aparece quando paramos e metemos o carro em "Park". Calculo que por segurança para o pessoal não estar a ler em andamento, não sei, mas ultimamente testei isso muitas vezes :lol:
Tens noção que este caso anda assim à semanas, o aparecer "celulas fracas" já teve monte de oportunidades para aparecer, certo?
...
Não percebes-te o que eu queria dizer, ora repara nas imagens seguintes.
Uma está a dizer "célula 30 fraca" quando esta está a 3.18v (bate certo com os 3.2v que alegas como tensão mínima)
A outra, em andamento, tem a tensão a célula mais baixa (a 30 claro :lol: ) a 2.51v, o carro não parou, não mostrou a tartaruga e cheguei a casa.

Ou seja, o programador o software leafspy decidiu que não ia apresentar a informação "células fracas" ou "células ok" enquanto o carro estivesse a andar. Se parares, e se ainda assim a tensão for abaixo dos 3.2v, aí sim aparece a mensagem.
Não é o carro que diz, é apenas o software.

E sim, o carro anda "alegremente" com 2.5v na célula sem parar e sem "alarmes", certamente tanto o 24, como 30, como 40 e provavelmente o 62

Imagem
image upload
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Nissan”