Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Mensagens: 1600
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 18 dez 2023, 15:40

mjr Escreveu:
18 dez 2023, 15:26
O facto de os problemas aparecerem com o frio é normal. O frio baixa a performance de todas as células, mas aquelas que estão perto do limite vão ultrapassar esse limite e dar erro. O caso mais antigo que conheço de um Leaf, é o do OCasal, deste fórum. Um mk1 que com 4-5 anos (se não me falha a memória) começou a ter o sintoma de perder SOC rapidamente quando em esforço contínuo (subida grande em aceleração). Ou seja, não é o frio que provoca o problema, mas é o frio que o revela.

Isso de colocar na descarga o problema eu não como. Sempre acelerei com o meu mk1 a fundo regularmente (nos primeiros anos era sempre, basicamente) e não tive este tipo de problema. As células degradaram-se sempre por igual. A minha modesta opinião é a de sempre: são as cargas a 100% e especialmente o tempo passado a 100% que provocam estes desequilíbrios.

Até a Tesla recentemente alterou a recomendação de carregar a 90% no dia a dia para 80%, no caso dos packs de NCA (em LFP esta questão não é relevante).
Isso das LFP ser carregada a 100% não é porque não lhes faça mal, é só porque a tensão entre o ponto maximo e o minimo é muito mais apertada do que em qualquer outra quimica, o que não fazendo os 100% regularmente (calibrar SOC) vai fazer com que o SOC fique perdido, as celulas resistem melhor a cargas a 100%, mas dizer que isso é irrelevante é uma coisa bem diferente. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 18 dez 2023, 23:12

A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1600
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 19 dez 2023, 09:39

mjr Escreveu:
18 dez 2023, 23:12
A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
Claro que existe, pode ser inferior, mas degradação existe sempre mais no eletrolito completamente carregado do que a meia carga, quanto maior for o desiquilibrio potencial maior a dissolução do eletrodo no eletrolitico, se numa bateria que anda por norma nos 3,6v tem mais degradação do que se por norma andar nos 3,5v.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1600
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 19 dez 2023, 09:46

Nem de proposito, ontem em conversa com uma colega do trabalho a falar de baterias, ela tem um e-2008 que diz que tenta tratá-lo muito bem, ou seja, só carrega quando atinge a "reserva" e carrega sempre a 100%, mesmo quando vai de féria e o deixa uma semana parado faz questão de que isso aconteça, ou seja, trata a bateria como se fosse de ni-cd para não viciar, faz o mesmo com o telemovel, a conversa começou com ela a dizer que atualmente as baterias dos telemoveis duram um anito no maximo....Pudera. :lol:
Passando isto para os EVs, acho que se deve ter muito cuidado com os usados, pois mesmo bem tratados (pela lógica do dono) podem ter a baterias todas escafiadas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 19 dez 2023, 21:24

civic Escreveu:
19 dez 2023, 09:39
mjr Escreveu:
18 dez 2023, 23:12
A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
Claro que existe, pode ser inferior, mas degradação existe sempre mais no eletrolito completamente carregado do que a meia carga, quanto maior for o desiquilibrio potencial maior a dissolução do eletrodo no eletrolitico, se numa bateria que anda por norma nos 3,6v tem mais degradação do que se por norma andar nos 3,5v.
Sim, o que eu quis dizer foi que não é significativa a degradação, ou seja que há outros fatores ordens de magnitude mais significantes (ciclos, corrente de carga, temperatura, etc).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1658
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 20 dez 2023, 20:56

Um suposto entendido na matéria no Facebook, o Jorge Rocha, diz que uma das principais causas para os problemas nas baterias, pelo menos do Leaf, são as acelerações/desacelerações bruscas. Ele também disse que nos 40kWh o SOH não é muito fiável, porque pode ter um valor alto e ter as 12 barras, mas a bateria pode já estar toda rota. Do que eu tenho visto parece que o Hx dá para ter uma melhor noção do estado da bateria, isto nos de 40.

Já não sei no que acreditar. :? A verdade é que qualquer carro que abuse nos carregamentos rápidos vai ter problemas mais cedo ou mais tarde. Até mesmo Teslas que foram abusados acabam por ter problemas na bateria. Agora será por causa da temperatura? Das (des)cargas elevadas? Eu sei que os Teslas aquecem bastante a bateria para os superchargers.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 20 dez 2023, 23:19

Não percebo como uma desaceleração brusca, que no Leaf só é possível usando os travões mecânicos, pode ter alguma relevância para a durabilidade da bateria. Mas calculo que se esteja a referir a uso "excessivo" da regeneração. Ora bem, no Leaf mk1 isso não é muito relevante porque ele de base tem pouca regeneração (embora tenha tb uma bateria mais pequena).

O que sei é a minha experiência, e no mk1 sempre usei a aceleração máxima nos arranques, e tentava aproveitar ao máximo a regeneração, dentro dos limites do mk1. A minha bateria do mk1 quando foi trocada tinha as células todas muito bem equilibradas, exceto uma que devido a um defeito no LBC estava ligeiramente abaixo. Quando as coloquei no sistema estacionário que alimenta a minha casa as células foram equilibradas... e nunca mais daí saíram. Ou seja, a degradação que tinham era completamente igual entre as células.

Penso que o que estamos aqui a discutir é o desequilíbrio nas células que origina os erros apresentados e a perda repentina de potência, com o aparecimento da tartaruga. E aí discordo que a origem possam ser cargas e descargas mais espirituosas.

No meu TM3 também uso acelerações e desacelerações bruscas muito frequentemente. Não estou preocupado. O que cumpro escrupolasamente é o limite de carga de 80%, exceto em condições excecionais de viagens.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1658
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 21 dez 2023, 00:40

mjr Escreveu:
20 dez 2023, 23:19
Não percebo como uma desaceleração brusca, que no Leaf só é possível usando os travões mecânicos, pode ter alguma relevância para a durabilidade da bateria. Mas calculo que se esteja a referir a uso "excessivo" da regeneração. Ora bem, no Leaf mk1 isso não é muito relevante porque ele de base tem pouca regeneração (embora tenha tb uma bateria mais pequena).
Certo, estava-me a referir à travagem regenerativa ou aceleração fortes no Leaf 40. Não sei se se aplica aos outros Leafs. E só estou a dizer aquilo que o Jorge Rocha diz.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1600
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 21 dez 2023, 09:21

MRider Escreveu:
18 dez 2023, 14:10
Já a alguns anos que venho a comentar esse fenômeno principalmente nos Leaf 40 . A maioria do pessoal daqui do fórum desvalorizou dizem que desconhecem e só ouviram falar alguma coisa no Facebook.
Eu já ando aqui neste forum já quase a uma década e não tenho razões para estar a inventar coisas deste tipo.
Desde os primeiros casos e após ver algumas céulas inchadas já deu para perceber que a bateria não está projectada para a potência do carro.
E os leafs que vão se safando são de utilizadores que têm cuidado e já não estão no seu primeiro veículo elétrico.
Sem entrar em guerras eu gostava de ver esses casos do LEAF 40 com os sintomas deste, até agora só vi 2, este e outro no Facebook, baterias inchadas é um caso diferente.
E sim, concordo que o LEAF tem montes de limitações, mas para quem vê tantos TVDEs a fazerem aos 200 000kms sempre com a temperatura no vermelho acabam por inchar as baterias, mas diria que num uso tão extremo nem é tão mau assim, discordo completamente disso da potência, isso podes falar de todos, até os Teslas se limitam se andares sempre com o pedal a fundo, nem as plataformas de 800v se safam....
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2995
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 11 jan 2024, 12:32

https://www.facebook.com/groups/2264118 ... ently_seen

Mais um Leaf de 40 com mesmo comportamento.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Nissan”