Nonnus Escreveu: ↑13 mai 2024, 08:39
Ou então não! O Leaf de 30 não tem rapidgate, não há estrangulamento de potência quando ainda vais apenas no segundo carregamento rápido. Como tu referiste muitas vezes quando discutíamos o rapidgate tu dizias que era uma medida para evitar males maiores e mesmo o teu carro não levou o update para aligeirar o rapidgate. O que eu quero dizer com isto é que essa medida preventiva não havia no de 30 e os problemas aparecem na maioria dos casos em carros com 6/7 anos. No Leaf de 40 além do problema das células inchadas, agora esta aparecer a degradação em carros de 2019 (5 anos).
Tudo isto para mim faz-me pensar exactamente o contrário. O leaf de 40 é inferior ao Leaf de 30 em durabilidade da bateria.
Quanto ao rapidgate tenho uma teoria, o 30 só não o tem porque a bateria é pequena, o 24 ainda é melhor nesse capitulo, dificilmente chega a esse nivel, aliás, quando fiz viagens grandes nunca tive muito presente esse problema do rapidgate porque simplesmente não usava a bateria toda, ou seja, carregava muito antes de chegar a niveis demasiado baixos. Aliás, podes ver bem a quantidade de LEAFs vendido para a praça, o 40 vendeu mais num ano do que o 30 nos seus anos todos, como sabes, queres mesmo comparar os universos dos 2 e a forma como foram utilizados?
Os problemas de celulas desbalanceadas têm aparecido sobretudo em casos que não conheces o historial do carro, tenho visto carros com mais de 200k, 300k com comportamentos impecáveis e quase nenhuma degradação, gostava de ver isso num 30.
A minha opinião em relação aos 2 é que o 30 tem uma degradação constante, independenetemente de como trates o carro, já o 40 como tem uma autonomia maior e tempos de carga maiores faz com que esteja mais tempo a descarregar/carregar o que faz aumentar muito a temperatura, na minha opinião é o tamanho de bateria mais prejudicial, pois é grande o suficiente para aquecer muito na carga/descarga, tanto pelo tempo como pela capacidade, já um de 60 carrega a menos de 1C. Agora em termos de celulas não duvido que as do 40 são bem mehores que as do 24, 30.