Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
Magnetik123
Mensagens: 1
Registado: 08 jun 2020, 18:41
Data de fabrico: 03 mar 2020

Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por Magnetik123 » 09 jun 2020, 09:01

Bom dia,

Vou fazer uma viagem ao Algarve em julho e o meu velhote :D vai-me emprestar o seu EV. Nissan leaf 40kwh. Usei o ABRP para planear a viagem e diria que tenho de fazerr 3 ou 4 cargas rapidas nas areaa de aervico da AE. O meu plano será baseado nisto -> https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... dbe7d9df82. Corro algum risco? A minha duvida é: isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar? Que apps utilizam para isto? Eu uso o chargemaps mas deacobri q o miio costuma ter mais postos (pelo menos aqui na zona norte). Mais alguma que acham q faz sentido alem do ABRP? Estava a pensar ir durante a noite para garantie que tinha mais probabilidade de ter os postos nao ocupados e também por ter melhores temperaturas para o carro.


Curiosidade: Outro dia estava a vir de agueda e parei na antuã. Acontece que estava la um nissan leaf a fazer uma carga rapida no chademo e eu na minha ignorancia peguei no cabo tipo 2 para carregar o meu. Ele disse me que nao o podia fazer porque nao ia aguentar e ia deitar os dois abaixo. Isto é verdade? Sao todos os postos assim?

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por marcopns » 09 jun 2020, 22:52

Relativamente ao posto, nada vai abaixo. Quem montou o equipamento é suficientemente inteligente para perceber se a potência disponível permite carregar 1 ou 2 carros em simultâneo. Por isso há postos que permitem carregar 2 carros ao mesmo tempo e outros não. O único problema é que, dependendo do cartão que estava a usar, a carga a 6kw podia doer na carteira.

A viagem ao do Porto ao Algarve serão cerca de 500km. Sempre em AE com muitos postos pelo meio, não há qualquer receio de autonomia. Cuidados, manter velocidades moderadas a rondar os 100kmh, carregar apenas até aos 80%, fazer as 3 ou 4 paragens recomendadas. De certeza que vai perder alguns minutos devido ao rapidgate. Como se aproxima um período de viagens ao Algarve, deve evitar as horas de ponta.

Edit: 600km. O desvio por Coimbra foi propositado ou recomendado pelo AB?

Sempre sem sair da AE:
1a paragem: Pombal 133km
2a paragem: Aveiras 121km
3a paragem: Alcácer 88km
4a paragem: Aljustrel 79km
5a paragem Lagos 144km
Última edição por marcopns em 09 jun 2020, 23:18, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2020, 23:18

O ABRP é extremamente fiável, normalmente as recomendações são de seguir.
Magnetik123 Escreveu:
09 jun 2020, 09:01
isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar?
Sim
Muita gente
Nada além do que já pensaste: ir de noite para fugir à confusão e cumprir o planeado.

Apps é usar a Miio. Não há melhor.

Tão ou mais importante: tens onde carregar no destino? Se não tiveres, prepara isso. É fundamental.

Em relação ao desligar do posto, como já disseram não é assim. Se o posto permitir escolher a type2 é porque se pode usar em conjunto. Se não permitir, não se pode usar.
Seja como for, usar a type2 num Leaf num PCR pode ser má idea, a maioria cobra por tempo e nessa tomada pode ficar muito caro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por cfvp » 10 jun 2020, 12:44

Apesar de nunca ter feito uma viagem dessas com o meu, pelo o que tenho visto posso recomendar que faças carregamentos rápidos entre 40% e 90%, especialmente nas 3 primeiras cargas rápidas. Depois disso penso que não haverá grande problema em ir um bocado abaixo dos 40%, visto que o carro já começa a limitar a potência de carregamento de qualquer forma. Portanto o objectivo de carregar acima de 40% é não deixar o carro carregar muito tempo com a potência mais elevada (que acontece até aos +- 60%), para não haver tanto aquecimento. Isto numa viagem grande, com várias cargas rápidas, acaba por ser vantajoso.

Um utilizador daqui, o civic, fez uma viagem semelhante e não teve grandes problemas. É possível "controlar" a temperatura fazendo os carregamentos como eu disse e com velocidades de nacional. Podes ver o relato dele aqui: viewtopic.php?p=125705#p125705

Já agora tens a atualização do rapidgate? É sempre uma ajuda.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por cfvp » 10 jun 2020, 18:32

Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4

Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por rnlcarlov » 10 jun 2020, 19:22

cfvp Escreveu:
10 jun 2020, 18:32
Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4

Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por mjr » 10 jun 2020, 19:32

Tens aqui o relato da minha primeira viagem Porto-Alvor (Algarve) no Leaf 40:
https://www.clubeletricos.com/viewtopi ... 30#p109299
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por cfvp » 10 jun 2020, 21:07

rnlcarlov Escreveu:
10 jun 2020, 19:22
cfvp Escreveu:
10 jun 2020, 18:32
Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4

Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.
Ok, tens razão, obrigado pelo reparo. Pensei que houvesse nos 2 sentidos. Os nomes que o abrp põe também são muito esquisitos, não dá para perceber se é N/S ou S/N, mas de qualquer maneira devia ter visto o mapa com mais atenção.

Também não vi se estes postos existem na miio, por exemplo, e se estão mesmo a funcionar, mas acredito que sim.

Deixo aqui a versão corrigida: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 2ab6a55e02
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por rnlcarlov » 11 jun 2020, 11:30

Não concordo muito com esta sugestão do ABRP.
Estou mais inclinado para o percurso que o Mjr fez. Penso que ir a 100km/h reduz bastante o consumo o carro e exige menos energia carregada em PCR, logo menos aquecimento e rapidgate.
Em vez de Santarém, agora com o PCR de Torres Novas, à beira da A1 e pago ao kWh, escolheria essa para primeira paragem. Depois Alcácer (via A13) e Aljustrel, uma delas sendo uma carga mais curta.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Mensagem por cfvp » 11 jun 2020, 12:04

Segundo o relato do mjr dá a entender que a bateria aqueceu 14ºC a andar a 100km/h, o que me parece muito, mas não sei, é possível. Além disso teve rapidgate em força logo na 2º CR. De qualquer forma, na minha sugestão também pus 100km/h.

Ir direto para Torres novas são mais de 200km, isso parece-me muito arriscado e vai aquecer demasiado a bateria. Além de que esse posto não é um fora da AE? Também dá, mas é menos conveniente.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Nissan”