Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 10 mai 2024, 22:34

Nonnus Escreveu:
10 mai 2024, 20:20
https://www.facebook.com/share/p/jcEYFqbsJnE3kRe7/

Temos aqui um carro que não foi Uber e apresenta o mesmo problema dos Leaf de 30kWh com células degradadas.

Será que este serve para tirarmos alguma conclusão?
Há muitos dados em falta. Não sabemos que tipo de utilização teve o carro, excepto que não é uber e fez poucas cargas rápidas. Eu ainda perguntei se fez muitas cargas a 100% ou acelerações bruscas, mas ainda não obtive resposta.

Dito isto, não estou a querer desculpar a Nissan pela falta de resiliência que os Leafs têm. O carro devia aguentar cargas a 100%, acelerações bruscas e cargas rápidas e não dar o berro com 100 e pouco mil kms. Porém faz mesmo falta ter informação mais detalhada sobre a utilização do carro para perceber o que causa este problema.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 11 mai 2024, 20:53

Não entendo bem o pessoal daqui do tasco.
O problema dos Uber era a constante utilização com muitas cargas rápidas, o que levava à dilatação das celulas deformando a proteção das celulas, essa deformação, no limite, atingia-as dando erro de isolamento, não consigo sequer perceber a ligação desses casos com este ultimo caso, não tem qualquer tipo de erro, apenas tem uma autonomia muito inconstante, que denota celulas muito desbalanceadas, não percebo porque ligam uma coisa à outra, não vejo qualquer ligação, mas se calhar sou eu...Até aqui temos visto casos de compras em usado, este diz que esteve sempre com ele... Na empresa, vamos aguardar por mais informação, mas perdeu uma barra aos 120 000kms, não é normal... Digo eu ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 11 mai 2024, 21:06

A minha provocação é mesmo essa. 🙂

Quando eu em outras alturas escrevi que as células do Leaf de 40 não são melhores que as do Leaf de 30, houve quem disse-se que não se podia tirar conclusão porque não sabíamos que uso tinham os carros com este problema.

Agora temos um carro que aparentemente teve um uso normal e o problema existe...

Mas eu sei que tanto este como os outros não servem como exemplo, e os outros que estão encostados com este problema e não com o problema das células inchadas também não servem. 😉
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 11 mai 2024, 21:15

Nonnus Escreveu:
11 mai 2024, 21:06
A minha provocação é mesmo essa. 🙂

Quando eu em outras alturas escrevi que as células do Leaf de 40 não são melhores que as do Leaf de 30, houve quem disse-se que não se podia tirar conclusão porque não sabíamos que uso tinham os carros com este problema.

Agora temos um carro que aparentemente teve um uso normal e o problema existe...

Mas eu sei que tanto este como os outros não servem como exemplo, e os outros que estão encostados com este problema e não com o problema das células inchadas também não servem. 😉
Cada vez mais tenho a certeza de que os LEAFs que vêm dos Uber para o mercado de usados vêm martelados, aliás, já vi empresas de reparação de carros eletricos a alertar para isso. Este, para já, não serve de exemplo para nada, pois continuamos a não saber nada do passado dele, de uma coisa eu tenho a certeza, quem os usou como tu usaste o teu LEAF 30 não tem qualquer problema, por isso as baterias não são iguais. ;)
Este caso, não tem aparencias de nada, pois todas as perguntas que lhe fizeram do passado não tiveram qualquer resposta.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 11 mai 2024, 22:30

civic Escreveu:
11 mai 2024, 21:15
Cada vez mais tenho a certeza de que os LEAFs que vêm dos Uber para o mercado de usados vêm martelados, aliás, já vi empresas de reparação de carros eletricos a alertar para isso. Este, para já, não serve de exemplo para nada, pois continuamos a não saber nada do passado dele, de uma coisa eu tenho a certeza, quem os usou como tu usaste o teu LEAF 30 não tem qualquer problema, por isso as baterias não são iguais. ;)
Este caso, não tem aparencias de nada, pois todas as perguntas que lhe fizeram do passado não tiveram qualquer resposta.
Fazendo um pouco de advogado do diabo, não será por causa do Leaf 40 ter uma bateria maior? Então os problemas só se notam com mais kms?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 mai 2024, 09:07

cfvp Escreveu:
11 mai 2024, 22:30

Fazendo um pouco de advogado do diabo, não será por causa do Leaf 40 ter uma bateria maior? Então os problemas só se notam com mais kms?
Até poderia ser, mas vê no geral os km que fazem os LEAF40 e os 30, tenho ideia de que os 40 alem de fazerem muito mais kms também foram bem mais abusados.
Os problemas que o Nonnus refere aparecem em praticamente todos os LEAF30, no caso dos LEAF 40 aparecem na maioria em carros que não sabemos o historial, aqueles que sabemos que têm feito o dia a dia sem grandes abusos estão impecáveis, temos vários exemplos neste forum. O que não invalida que possa aparecer algum avariado, a diferença é que num é a regra no outro é a exepção. ;)

Continua a ser a minha opinião em relação ao assunto, acho que Nissan não entra mais cá em casa, mas devido a outras questões, pois em relação ao carro não tenho nada a dizer, a marca deixa muito a desejar em relação à preparação dos concessionários para resolver problemas de clientes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 12 mai 2024, 10:39

civic Escreveu:
12 mai 2024, 09:07
Até poderia ser, mas vê no geral os km que fazem os LEAF40 e os 30, tenho ideia de que os 40 alem de fazerem muito mais kms também foram bem mais abusados.
Os problemas que o Nonnus refere aparecem em praticamente todos os LEAF30, no caso dos LEAF 40 aparecem na maioria em carros que não sabemos o historial, aqueles que sabemos que têm feito o dia a dia sem grandes abusos estão impecáveis, temos vários exemplos neste forum. O que não invalida que possa aparecer algum avariado, a diferença é que num é a regra no outro é a exepção. ;)
Ok, por falar em abusos, vi há pouco este comentário no FB:
Jorge Rocha Escreveu:Cada barra perdida no de 40KWh é o equivalente à perda de 4 barras no de 24KWh.
Em resumo, pensar que o Leaf de 40KWh tem a saúde da bateria baseada em 12 barras é um erro.
As 4 primeiras barras ditam toda a vida útil da bateria.
Tal como não sou a favor de se ter direito a uma bateria nova se andou a abusar do carro, também não acho correto a Nissan esconder a degradação real da bateria.
Haveria forma de verificar, por exemplo, quantos minutos a bateria esteve com regime de potência superior a 35KW, e se atingisse um determinado número de minutos a garantia estaria caducada.
Este senhor às vezes sai-se com cada uma... O que é abusar do carro? Se o carro tem potência X e as pessoas usarem essa potência de acordo com os limites na garantia, qual é o abuso mesmo? Se o carro pifar isso quer dizer que é culpa da Nissan, apenas isso.

A sugestão seguinte é ainda mais estúpida, dar €30+ mil por um carro com 110kW e depois andar apenas a 35kW e caducar a garantia se andar a mais do que isso por X minutos. Para isso andava com um papa reformas e metia muito dinheiro ao bolso. Por acaso já experimentei ir a 20kW ou menos (era a referência dada por esse senhor, mas agora aumentou) e numa determinada subida ia a menos de 20km/h, a isto chama-se embaraçar o transito, ou seja, não é algo praticável.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 mai 2024, 17:51

cfvp Escreveu:
12 mai 2024, 10:39

Este senhor às vezes sai-se com cada uma... O que é abusar do carro? Se o carro tem potência X e as pessoas usarem essa potência de acordo com os limites na garantia, qual é o abuso mesmo? Se o carro pifar isso quer dizer que é culpa da Nissan, apenas isso.

A sugestão seguinte é ainda mais estúpida, dar €30+ mil por um carro com 110kW e depois andar apenas a 35kW e caducar a garantia se andar a mais do que isso por X minutos. Para isso andava com um papa reformas e metia muito dinheiro ao bolso. Por acaso já experimentei ir a 20kW ou menos (era a referência dada por esse senhor, mas agora aumentou) e numa determinada subida ia a menos de 20km/h, a isto chama-se embaraçar o transito, ou seja, não é algo praticável.
Pois, na minha opinião, a verdadeira degradação pode-se medir pela utilização do carro, podemos nem ter um valor preciso mas temos uma ideia, isso da barra esconder alguma coisa é outra falacia, a barra mostra o que lhe diserem para mostrar, tal como o SoH, a autonomia do carro é que mostra a degradação da bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 13 mai 2024, 08:39

civic Escreveu:
12 mai 2024, 09:07
Até poderia ser, mas vê no geral os km que fazem os LEAF40 e os 30, tenho ideia de que os 40 alem de fazerem muito mais kms também foram bem mais abusados.
Ou então não! O Leaf de 30 não tem rapidgate, não há estrangulamento de potência quando ainda vais apenas no segundo carregamento rápido. Como tu referiste muitas vezes quando discutíamos o rapidgate tu dizias que era uma medida para evitar males maiores e mesmo o teu carro não levou o update para aligeirar o rapidgate. O que eu quero dizer com isto é que essa medida preventiva não havia no de 30 e os problemas aparecem na maioria dos casos em carros com 6/7 anos. No Leaf de 40 além do problema das células inchadas, agora esta aparecer a degradação em carros de 2019 (5 anos).

Tudo isto para mim faz-me pensar exactamente o contrário. O leaf de 40 é inferior ao Leaf de 30 em durabilidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 mai 2024, 09:00

Nonnus Escreveu:
13 mai 2024, 08:39


Ou então não! O Leaf de 30 não tem rapidgate, não há estrangulamento de potência quando ainda vais apenas no segundo carregamento rápido. Como tu referiste muitas vezes quando discutíamos o rapidgate tu dizias que era uma medida para evitar males maiores e mesmo o teu carro não levou o update para aligeirar o rapidgate. O que eu quero dizer com isto é que essa medida preventiva não havia no de 30 e os problemas aparecem na maioria dos casos em carros com 6/7 anos. No Leaf de 40 além do problema das células inchadas, agora esta aparecer a degradação em carros de 2019 (5 anos).

Tudo isto para mim faz-me pensar exactamente o contrário. O leaf de 40 é inferior ao Leaf de 30 em durabilidade da bateria.
Quanto ao rapidgate tenho uma teoria, o 30 só não o tem porque a bateria é pequena, o 24 ainda é melhor nesse capitulo, dificilmente chega a esse nivel, aliás, quando fiz viagens grandes nunca tive muito presente esse problema do rapidgate porque simplesmente não usava a bateria toda, ou seja, carregava muito antes de chegar a niveis demasiado baixos. Aliás, podes ver bem a quantidade de LEAFs vendido para a praça, o 40 vendeu mais num ano do que o 30 nos seus anos todos, como sabes, queres mesmo comparar os universos dos 2 e a forma como foram utilizados?

Os problemas de celulas desbalanceadas têm aparecido sobretudo em casos que não conheces o historial do carro, tenho visto carros com mais de 200k, 300k com comportamentos impecáveis e quase nenhuma degradação, gostava de ver isso num 30. ;)

A minha opinião em relação aos 2 é que o 30 tem uma degradação constante, independenetemente de como trates o carro, já o 40 como tem uma autonomia maior e tempos de carga maiores faz com que esteja mais tempo a descarregar/carregar o que faz aumentar muito a temperatura, na minha opinião é o tamanho de bateria mais prejudicial, pois é grande o suficiente para aquecer muito na carga/descarga, tanto pelo tempo como pela capacidade, já um de 60 carrega a menos de 1C. Agora em termos de celulas não duvido que as do 40 são bem mehores que as do 24, 30.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Nissan”