Leitor de Bateria com erro

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civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 14 mai 2024, 09:34

frankesousa Escreveu:
14 mai 2024, 09:16


Na verdade estive a verificar bem no meu DB e a 2 barra do meu leaf azul 2016 caiu a 10/2020 com 101.000km e SOH 78.6% (já atualizei esta info na assinatura). Isto é, tinha o carro 4 anos e 1/2.

Relembrar que comprei o carro com 30mil km e 2 anos e nunca lhe dei "má vida" e sempre teve utilização com ciclos de 50% max (claro que agora já é mais, ele já mal faz os 80km diários)
O meu com 150 000kms e 6 anos está com o SoH nos 86% com todas as barras, continua com o mesmo comportamento, não consigo notar perda de autonomia. Carrego a 100% e fica com +/- a autonomia de sempre, cerca de 250kms, tal como ao fim de fazer a viagem do costume Viseu-Aveiro-Viseu e sobra a mesma energia, cerca de 10% no Inverno e 20% no Verão. Claro que a degradação está lá, mas não é mais perceptivel do que a diferença de temperatura, atualmente anda muito menos... cerca de 40kms/dia, uma voltinha maior de vez em quando para esticar as pernas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
46 000Km's

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cfvp
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 24 mai 2024, 14:14

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 25 mai 2024, 19:40

cfvp Escreveu:
24 mai 2024, 14:14
Descobri este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GRNVnSc ... =carwow.es

O que acham?
É o que se tem dito por aqui:

Comprar este carro em segunda mão é um risco enorme.
A Nissan a tratar muito mal os clientes é o prato do dia.
Que as bateria está mal estruturada, é o que se tem visto, a deformação das celulas são o resultado disso, por exemplo.

Não fazia ideia de que a EV200 com arrefecimento tivesse dado tantos problemas, também.

Ou seja, o LEAF é um EV lowcost e será sempre preciso ter mil cuidados com a forma como se trata a bateria, não apenas na questão da temperatura, mas nas cargas/descargas profundas, ir aos limites faz muito mal. ;)
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 25 mai 2024, 22:13

Só estranhei o especialista ter dito que a química nunca mudou, o que mudou foi o software, mas isso é claramente falso. Ele depois é corrigido pelo "apresentador". De resto é o que temos falado, sim.

Há uns tempos discutimos sobre o custo de colocar um sistema de arrefecimento e a verdade é que a Nissan já tinha o sistema feito para a nv200, por isso não acredito que adicionar isso no Leaf fosse assim tão complicado ou dispendioso. Portanto não entendo porque a Nissan resolveu mesmo assim não colocar arrefecimento. Pelos vistos não iria melhorar muito a situação no que toca a longevidade, mas ao menos ficaria um carro mais decente.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 26 mai 2024, 09:34

cfvp Escreveu:
25 mai 2024, 22:13
Só estranhei o especialista ter dito que a química nunca mudou, o que mudou foi o software, mas isso é claramente falso. Ele depois é corrigido pelo "apresentador". De resto é o que temos falado, sim.

Há uns tempos discutimos sobre o custo de colocar um sistema de arrefecimento e a verdade é que a Nissan já tinha o sistema feito para a nv200, por isso não acredito que adicionar isso no Leaf fosse assim tão complicado ou dispendioso. Portanto não entendo porque a Nissan resolveu mesmo assim não colocar arrefecimento. Pelos vistos não iria melhorar muito a situação no que toca a longevidade, mas ao menos ficaria um carro mais decente.
Claro que a química é diferente, a Nissan só colocou estas baterias no LEAF segunda geração porque a AESC alterou a química, de outra forma não conseguia colocar 40 kWh naquele espaço e muito menos 60 kWh, nessa altura até já existia um pré-acordo com a Panasonic para colocar celulas dessa marca, só não aconteceu porque a Nissan não conseguiu vender a sua parte na AESC, tiveram que alterar as celulas para conseguirem lançar a 2ª geração do LEAF, aliás, a plataforma é a mesma da primeira geração. E também não acredito naquilo que diz que a Nissan mexeu nos limites por causa da autonomia em relação ao ZOE, o ZOE é muito mais pequeno que o LEAF, e de 24 para 22kWh é normal que o mais pequeno faça mais kms com menos energia.

Eu tenho a minha teoria acerca disso do arrefecimento, colocar ar a arrefecedor estaria fora de questão, pois ocupa muito espaço e tal como se viu na EV200 não é uniforme no arrefecimento, simplesmente teriam que alterar todo o pack e isso acarreta custos enormes. Depois temos a tal cena estrutural, as celulas utilizadas nos LEAF simplesmente não cabem estanto na vertical, mesmo de lado levariam a uma altura enorme do pack, o que colocar uma placa termica por baixo para arrefecer todas pela mesma superficie também ficaria fora de questão, ou seja, com o tipo de celulas que a Nissan utilizou nos LEAFs seriam impossivel ter um pack arrefecido naquele formato.

O LEAF é o que é, deu a possibilidade de muita gente ter um EV logo naquela altura, tem muitas limitações mas serve para muita gente, claro que a marca a vendê-los às pazadas para serviços de transporte não ajudou, mesmo assim foi pena a abordagem da marca, pois se tivesse feito o que disse em tempos, criar várias oficinas que reparassem os packs, teria muito mais sucesso nos seus EVs, teria muito mais gente satisfeita, mas preferiu ir pelo caminho do E-power, vamos lá ver onde isso os leva, mas parece-me que ainda é pior do que os LEAF, a pequena bateria cede num instante.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2024, 22:49

https://www.facebook.com/marketplace/it ... 396371940/

https://www.facebook.com/marketplace/it ... 342847058/

Daqui por uns meses dados ninguém os quer.

Estão quase ao preço dos Leaf de 24.🤦 Não me lembro de um modelo que tenha uma desvalorização tão grande.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 17 jun 2024, 12:01

Não me parece que estes casos sejam uns grandes negocios, por vezes aparecem negocios que parecem da China, só que depois vêm as reclamações, não acho que isso seja exclusivo do Nissan LEAF, já vão com quilometragens na ordem dos 200 000kms...
Tendo em conta a quilometragem desses e compararndo com o Ioniq que custava mais uns 8000€ nessa altura, não vejo tanta diferença de desvalorização assim. ;)
Ora vê lá a desvalorização de um Model S do mesmo ano...
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