Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por kony76 » 30 jun 2020, 13:50

O leaf de 40 demora 1h a fazer o balanceamento. Por isso é provável que o de 60 demore mais.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2996
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por Nonnus » 30 jun 2020, 15:11

LAbreu Escreveu:
30 jun 2020, 12:40
Nonnus Escreveu:
29 jun 2020, 16:27
Duvido muito que o balanceamento comece por volta dos 88%, são 12% da capacidade da bateria 7.2kWh.
Não te posso garantir que é balanceamento. Mas que o carregamento abranda... e não é só mais 30 min...

Hoje de manha tirei umas fotos para os entendidos analisarem:

Imagem
Imagem

70-> 80% carga: 2h a 3Kw; 40 min a 6kW
Por extrapolação (mas conformo):
60->80% carga: ~4h a 3Kw; ~2h a 6kW

80->100% carga: 7,5h a 3Kw; 3h a 6kW

Porque tanta diferença? não sao 30 min de balancemaneto.

O que eu sei: de manha tenho muitas, muitas vezes a carga a 88-92%. Raramente, se não quase nunca a vejo nos ditos 98, 99%.
Algo muito diferente faz o carregador de bordo a partir dos 88%...
Eu não duvido do que tu dizes em em ralação aos tempos, agora que acho isso muito estranho, acho. Continuo achar que começar a fazer balanceamento de células aos 88% é um exagero. Dos vídeos que vi acerca do carro nunca vi ninguém a reportar isso. Sabemos que o carro em comparação com a concorrência é mais lento a carregar, no entanto é estranho tu não conseguires atingir os 100%.

Os primeiros Leafs de 40 vinham com um rapidgate muito agressivo e só depois de muitos clientes reclamarem é que a Nissan lançou um fix para esse problema. Não sei, mas podemos estar perante um caso semelhante.

Ainda em relação ao balanceamento, pelos testes do mjr nas células do mk1 que agora servem para solar, nem é um exercício tão necessário como se podia pensar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2020, 16:06

Não é necessariamente balanceamento, pode ser só o "throttling" da potência de carregamento a manifestar-se muito cedo. O meu carrega a 22kW mas começa a abrandar antes dos 90%. Aos 95% está para aí a 5kW.
Não sei se está a balancear, mas de certeza que está a "jogar à defesa" para não correr o risco de carregar uma célula em demasia, logo usa potências mais baixas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1659
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por cfvp » 30 jun 2020, 20:20

Isso não será só aquela história do carro não detectar bem a potência e saltar de 3kW para 6kW e vice-versa?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por migle » 30 jun 2020, 20:33

Bem, eu tinha lido por aqui que o Leaf 40 já não fazia o balanceamento no final do carregamento, que já o fazia em qualquer SoC.

E throttling, no carregamento de uma bateria de 60kWh a 6kW?? Enfim, se carregar mesmo a 100% terá de haver uma fase em que a tensão máxima não pode ser ultrapassada, mas não aos 88%.

São precisos mais dados. Que tal uns gráficos do LeafSpy?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 30 jun 2020, 20:47

migle Escreveu:
30 jun 2020, 20:33
São precisos mais dados. Que tal uns gráficos do LeafSpy?
Só tenho o LeafSpy lite.... :D

Também temos as aproximações, dado que quando falei em % falo no GOM (raramente ligo o LeafSpy... )

Se bem me lembro
100% no GOM = ~98% no LeafSpy
80% no GOM= 82% no LeafSpy

Devo recordar que esta conversa porque queriamos uma estrategia de manter o limite superior de carga nos 80%, coisa que devia vir de origem nos Nissan... :?

civic
Mensagens: 1608
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por civic » 30 jun 2020, 21:12

Essa cena de passar de 3kW para os 6 kW tem a ver que o carro apenas indica estas duas potências, não tem valores intermédios, o patamar anda por ali pelos 3,5kW, se a potência for 3,5 ele indica 3 se for 3,6 ele indica 6, em termos de carga não altera nada, apenas altera em termos de contabilidade, mas são valores virtuais, de tal forma que já não ligo nenhuma para esses valores. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1608
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por civic » 30 jun 2020, 21:16

LAbreu Escreveu:
30 jun 2020, 20:47
migle Escreveu:
30 jun 2020, 20:33
São precisos mais dados. Que tal uns gráficos do LeafSpy?
Só tenho o LeafSpy lite.... :D

Também temos as aproximações, dado que quando falei em % falo no GOM (raramente ligo o LeafSpy... )

Se bem me lembro
100% no GOM = ~98% no LeafSpy
80% no GOM= 82% no LeafSpy

Devo recordar que esta conversa porque queriamos uma estrategia de manter o limite superior de carga nos 80%, coisa que devia vir de origem nos Nissan... :?
Pelo que tenho percebido essa coisa de andar nos 80% ou nos 100% pode ter alguma influencia na degradação das baterias, mas nada de especial, desde que o carro ande regularmente não fica muito tempo no limite superior, que na realidade nunca é os 100%.
Mesmo assim vou andando pelos 80%, just in case... :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por migle » 30 jun 2020, 21:39

LAbreu Escreveu:
30 jun 2020, 20:47
migle Escreveu:
30 jun 2020, 20:33
São precisos mais dados. Que tal uns gráficos do LeafSpy?
Só tenho o LeafSpy lite.... :D
E não faz? Não tem a opção de gravar dados num ficheiro?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 30 jun 2020, 21:48

migle Escreveu:
30 jun 2020, 21:39
LAbreu Escreveu:
30 jun 2020, 20:47
migle Escreveu:
30 jun 2020, 20:33
São precisos mais dados. Que tal uns gráficos do LeafSpy?
Só tenho o LeafSpy lite.... :D
E não faz? Não tem a opção de gravar dados num ficheiro?
Que eu saiba não...

Quando tiver tempo vejo como anda a degradação (o carro esta a fazer 6 meses nas minhas mãos...).

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”