Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

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cfvp
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 17:21

Não quero alongar o offtopic, mas vou deixar um último comentário sobre este assunto.
LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Quanto a questão de carregar um LEAF num PCR 22 a cobrar pornograficamente ao minuto, permitam-me, mas a culpa é do carro!

O posto consegue debitar 22kw, e cobra em função do que ele pode fazer. Se o carro os consegue aceitar ou não é problema do utilizador.
Mas o posto em questão é quase sempre demasiado caro (nos ZOE é que não se nota tanto). Mesmo um carro que carregue a 11kw fica a 50cent/kw.
Eu entendo o teu ponto de vista. Sim, efetivamente a culpa é do carro, mas porque não há carros a carregar a 22kW tirando o Zoe? Portanto fazem um mercado de PCNs para 1 único carro. Isto para mim não faz sentido nenhum.
LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Como diz a minha esposa: caros ou baratos, eu quero é que os haja.
Eu prefiro que haja um carregador livre e caro que um carregador não disponível (por avaria ou por estar em uso por outras pessoas) e barato. Mas nessa localização ate é privilegiada, dado existir um carregador barato de rua logo ao lado.
Certo, isso é bom para situações de emergência, mas para carregar regularmente é péssimo. Claro que é melhor que nada, mas também assim começo a repensar se a mobilidade elétrica tem pernas para andar...
LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Claro que essa entidade superior que é o ESTADO deveria ter melhor incentivos à transição energetiva, e quem tem um VE e tem de carregar na rede publica é que se lixa.
Sim, concordo, mas também acho que podiam apostar nos PCNs de outra forma. Se o continente consegue bons preços nos PCNs, pelo menos os outros hipermercados/centros comerciais também deviam conseguir, mas não, é sempre PCNs de 22kW cobrados com elevadas taxas. Para o OPC é muito giro, mas quem precisa de carregar na rede pública como eu é que se lixa.
LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Deveriam era existir muitos mais "carregadores de destino", e muitos destinos ganhavam em ter muitos mais carregadores.
Deviam existir era mais carregadores de rua tipo tomada simples (os velhinhos de 3,7kw) espalhados pelos parques de estacionamento residenciais (mas com preços de electricidade proxima da de casa)
Concordo. No entanto não é essa a direção que estão a seguir. É 22kW a preços exorbitantes para quem não carrega a essa velocidade, ou seja, a maior parte do parque automóvel.
LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Sim, quando tiver mais experiencia com o carro deixo um DB só para ele... :D
Tranquilo, só perguntei para confirmar.
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JLMF
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por JLMF » 19 ago 2021, 17:28

LAbreu Escreveu:
19 ago 2021, 16:56
Quanto a questão de carregar um LEAF num PCR 22 a cobrar pornograficamente ao minuto, permitam-me, mas a culpa é do carro!

O posto consegue debitar 22kw, e cobra em função do que ele pode fazer. Se o carro os consegue aceitar ou não é problema do utilizador.
Mas o posto em questão é quase sempre demasiado caro (nos ZOE é que não se nota tanto). Mesmo um carro que carregue a 11kw fica a 50cent/kw.
A culpa é do carro :D
A culpa é de uns espertos que continuam a implantar postos a 22 kW porque lhes convém sabendo que lucram abusivamente, conscientes que é uma oferta desajustada em relação ao mercado de VEs.

A honestidade da oferta do Continente neste capítulo não os contagia.

Noutras paragens os novos postos, mais recentes, são limitados em AC a 7.4 ou 11 kW sendo que os 22/24 KW são em DC mas isto passa-se onde existe livre concorrência, respeito pelo consumidor e interesse genuíno na mobilidade elétrica e não exitem OPCs a lidar com CEMEs sob a tutela de um monopólio Estatal tudo embrulhado num Modelo.

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rimsilva
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rimsilva » 19 ago 2021, 18:12

cfvp Escreveu:
19 ago 2021, 16:03
rimsilva Escreveu:
19 ago 2021, 15:18
O que é que recomendar um posto adequado ao veiculo têm a haver com haver poucos ou muitos? Havendo poucos não se pode recomendar, é isso? É preferivel cair no erro de pagar 0,8€/kWh? Não percebo qual é o valor acrescentado deste de comentários.

Poucos ou muitos é usar o que existe ou procurar alternativas dentro ou fora da rede pública.
Podes recomendar à vontade, eu também recomendo, mas digo logo que é quase como encontrar um unicórnio. :lol: Quando disseste que é "um posto indicado para o Leaf" dá a entender que há alguma alternativa viável, mas não há, porque quase que não existem.
O dizer que é um posto adequado é dizer isso mesmo e nada mais.

No caso, já vimos que o posto de 22 KW foi usado de forma consciente, mas poderia não ter sido o caso.

A não existência de alternativas é uma realidade sobretudo em locais onde não há postos (interior, por exemplo) e aí sim é grave, mas nas grandes cidades (como é este caso) a rede piloto deixou muitos postos menos potentes.

Além dos já referidos postos com potência limitada a 7,4 kW e os do continente há alguns cobrados ao kWh (poderiam ser mais se o Auchan não tivesse mudado a estratégia).

Aqui não adianta reclamar, o melhor é mesmo reclamar junto, por exemplo, do Auchan pela mudança (será que não foram mais uma vez culpa dos dos TVDEs?) para reverter a situação ou pedir junto das autarquias para seguir o exemplo de Tomar, que instalou no mesmo local PCNs de 7,4 kW e 22 kW.

Atenção também para os diferentes preços dos PCNs, nem todos os postos de 22 kW cobram 0.05€/min, este preço é dos mais elevados, ou seja, outros VEs podem carregar a preços aceitáveis (até 0,4€/kWh) o que não sendo ideal nem para usar como regra, permite poupar em relação aos carros a combustão, não tal prespectiva de ser melhor existir um posto livre e evitar uso um fumarento.

LAbreu
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 19 out 2021, 15:31

Estou para contar esta historia ha um mes, mas só agora tenho tempo de a escrever:

O Leaf foi de ferias.
Era suposto esta viagem ser o teste final se o Leaf e+ pode passar a ser o "carro grande" da familia... mas entretanto ja foi concretizado a passagem a familia 100% electrica.
A viagem era 500 kms para cada lado. Guarda->Monte Gordo em 2 dias, com paragem em Estremoz (e respectivo carregamento a 100%). O Regresso seria mais "interessante", Monte Gordo -> Guarda em 1 só dia, com carregamento no PCR em Evora e Castelo Branco.

Programada ja em julho com a ajuda do ABRP, no papel seria tranquila.

Preparada a bagageira, cheia de tralha, mas tudo cabe naquela mala (é mesmo um posso sem fundo)

1º A ida:
Saida com 100% de casa. Viagem tranquila no limite de velocidade, com o CC. Paragem programada em Portalegre para almoçar. Creio que chegamos com 33% da bateria. Opção por parar no PCR. Carregados 26 kwh em 38 min (41kw e 9,93€) ate aos 83%. Tive de interromper o almoço para parar o carregamento que já estava a carregar so a 31 kw e ao min ia sair caro.
Chegada a estremos ainda com 70% (se bem me lembro). O carro ficou a carregar no hotel e nós fomos visitar a cidade. Antes do jantar ja estava 100% e pronto para o dia seguinte. 250km tranquilos.
Dia seguinte teria paragem para almoço em Mertola. A ideia seria carregar no PCN, mas não tinha cominicação. Como a viagem era em nacional, o carro estava a gastar pouco e tinha tranquilamente carga para chegar ao destino... Ainda liguei a assistencia, mas não conseguiam fazer nada remotamente. 7 dias depois disseram que iam mandar la uma equipa e 15 dias depois ligaram a dizer que o posto estava a funcionar!
Chegada ao destino ainda com 20% de carga.

depois ferias, e ficou a carregar no hotel.

2º O regresso:
Esta parte gerava ansiedade e preocupação, a mim e à esposa.
Saida com 100%. Paragem não programada perto de mertola para os ocupantes esticarem pernas. chegada ao PCR do MACdonalds de Evora à hora de almoço. Nos fomos atestar de comida e o carro tambem. O posto esta limitado a 37kw (20->80% como mandam as boas praticas), e foi a essa velocidade que carregou. 27 kwh em 46 min (11,6 €). Novamente tive de desconectar o carro antes da sobremesa, porque ja tinha mais do que o que precisava. No final do carregamento a temperatura estava algo quentinho, mas nada alarmante (o dia estava quentinho...).
Viagem Evora-Castelo Branco à velocidade "regulamentar" (a mesma dos restantes utilizadores da via...). Aqui acho que cometi um erro grande: na barragem do tejo tinha 35% de bateria e decidi fazer condução mais liberar (ja estava farto da viagem). Subida do tejo a usar 60 a 120 kw do motor... É claro que isto contibuiu para aquecer mais um pedaço a bateria, mas que queria ver como ela carregava com 15%!
A temperatura ja estava mais elevada. Colocado carro a carga no PCR e fomos estivar as pernas. Começou a carregar a uns habituais 41 kw, mas ao fim de 20 min a velocidade de carregamento cai para os 21kw. Carregou durante 47 min, apenas 26 kw (10,14€). Como o PCR era ao tempo, toca a desligar. Ainda ficamos mais 1 hora a passear, que a viagem ia longa.
Sainda com 67% de bateria, bastante para os 100 kms que faltavam. A esposa é que foi a conduzir, e estava numa de ir de vagar. Ainda chegou a casa com 25%.
Carregar em casa: 40 kwh ate aos 100%: ~4,4€

No final de contas: 500kms, que ficaram por 36€ (7,2€/100 km). Bem mais barato que gasoleo, mesmo ao preço da altura. Poderia ficar bem mais barato se não fizesse o 1o carregamento em Portalegre, mas assim cheguei mais descansaço a Estremoz.

Nota: o navegador do Leaf nunca acertou na carga com que chegavamos ao destino. O mais caricato foi indicar que não tinha carga para fazer Montegordo-Evora e chegarmos la com 25% de bateria a conduzir "normalmente" para um portugues. Absolutamente inutil para planear viagens.

Conclusões desta viagem:
- O Leaf e+ é perfeitamente utilizavel como unico carro de uma familia comum portuguesa (pelo menos para a minha). Precisa é de algum planeamento.
- Santo ABRP... inutil navegador da nissan..
- Longas viagens temos de planear redundancia. Não podemos depender de 1 unico carregador, se não pode correr mal (por exemplo, se dependesse do carregador de Mertola correria muito mal!)
- A bagageira do Leaf da para tudo
- O Rapidgate ainda é um problema, mesmo no E+. Agora ja sei: se a segui vou carregar num PCR, o melhor é não esticar muito o motor nos kms antes...

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BrunoAlves
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2021, 16:01

Excelente relato mais uma vez.

É estranho que uma bateria tão maior e a carregar sempre abaixo de 1C (muitas vezes muito abaixo, como o tal caso de 37kW) acabe por aquecer tanto.
Ainda assim, foi uma viagem sem grandes sobressaltos. Boa ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rimsilva » 19 out 2021, 16:08

Excelente ter tido a possibilidade de realizar esta viagem de férias sem grandes sobressaltos e com certeza que em situações futuras será ainda mais simples.

Infelizmente todos sabemos as limitações do Leaf em viagem e o "segredo" do sucesso é mesmo aproveitar os hoteis e/ou algumas paragens um pouco mais longas para usar PCNs,
Usar PCR tem o reverso da medalha, que é um custo de carregamento demasiado elevado comparativamente com outros VEs com carga rápida.

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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por pemifer » 20 out 2021, 10:11

O que aprendi muito rapidamente foi a nunca planear viagens a contar com PCNs.
Foi o que sempre fiz!
Resultou sempre, excepto uma unica vez em que a Merdi.e desligou toda a rede!

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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2021, 18:24

Em Évora existe relativamente perto desse PCR o Continente com os seus PCRs privados.
1) Carregam a 125A (50kW)
2) São muito mais baratos que os da rede pública.

Como já disseram, não é muito boa ideia contar com os PCNs, até porque os mais recentes muitas vezes são caríssimos para Leafs. Se por acaso fosse mesmo necessária carga, em alternativa a Mértola existem PCRs e PCNs do Continente em Beja. Sem bem que sendo paragem para almoçar compreendo que quisesse conjugar as duas coisas. Eu por mim deixei-me disso. Na minha última ida a Monte Gordo simplesmente carreguei em Beja e parei para comer o farnel em Mértola, sem cargas.

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