PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Pelo que li algures as baterias do LEAF são testadas a 75ºC e aguentam-se, portanto isso de esperar que arrefeçam porque estão a chegar aos 50ºC não será a melhor politica.
O máximo que fiz num dia foram uns 450 kms, e tenho sempre a coisa mais ou menos planeada de forma a que se um carregamento não der dá sempre para chegar ao seguinte.
Não percebi a lógica de uma paragem de uma hora em Aveiras e não carregaste, isto transtornou a viagem completamente.
Este planeamento que faço por norma dá para chegar aos postos com cerca de 50% de carga, o que torna os carregamentos mais lentos, pois aos 60% começa a cortar na carga, mas a bateria não aquece tanto e não existe tanta ansiedade de carga pois tens sempre a opção de chegar a mais do que um PCR.
Mas parabéns pela coragem de fazer a coisa tão a frio.
O máximo que fiz num dia foram uns 450 kms, e tenho sempre a coisa mais ou menos planeada de forma a que se um carregamento não der dá sempre para chegar ao seguinte.
Não percebi a lógica de uma paragem de uma hora em Aveiras e não carregaste, isto transtornou a viagem completamente.
Este planeamento que faço por norma dá para chegar aos postos com cerca de 50% de carga, o que torna os carregamentos mais lentos, pois aos 60% começa a cortar na carga, mas a bateria não aquece tanto e não existe tanta ansiedade de carga pois tens sempre a opção de chegar a mais do que um PCR.
Mas parabéns pela coragem de fazer a coisa tão a frio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
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- rnlcarlov
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muita vez fiz eu a A1 num citroen c-zero e aí sim, fazia muitas cargas curtas, para aproveitar quando a velocidade de carregamento é maior (quando a % é baixa). Para carros com bateria maior em que a potência de carregamento é constante muito mais tempo não traz vantagem a nível de tempo de viagem antes pelo contrário.BrunoAlves Escreveu: ↑03 abr 2019, 00:26Parabéns! É uma dureza sem dúvida, mas a experiência constrói-se andando
O mjr foi a Lisboa aqui há 2 anos acho num Leaf mk1 cheio de degradação. Parou em todas as estações e apeadeiros 10min e seguiu, a velocidades altas.
Agora que tenho o Ioniq, para ir a Braga fiz uma paragem para cada lado. Apenas ajustei a velocidade de cruzeiro para conseguir fazer isso. (100km/h)
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Isto depende de tanta coisa que não se pode dizer se consegue ou não, temos sempre que adaptar a condução às condições, isto não serve apenas para o LEAF, já consegui andar a 120 com 16kWh e já andei com 25kWh, nestas coisas não há verdades absolutas.frankesousa Escreveu: ↑03 abr 2019, 06:55Hehe. Não percebeste bem a minha mensagem, a última parte da frase é que interessa, não dependem da MobiE. Mas isso é que diz se um carro é ou não para grandes viagensmigle Escreveu: ↑02 abr 2019, 23:01Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mimfrankesousa Escreveu: ↑02 abr 2019, 22:38VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE )
Bruno, tenho algumas dúvidas sobre isso, o Leaf gasta pelo menos (talvez mais) 20kWh/100km a 120km/h, ora não acredito que se consiga gastar mais de 35kWh da bateria de "40kWh" por isso certamente não faz 200km a essas velocidades.BrunoAlves Escreveu: ↑03 abr 2019, 00:26
O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Isto só para não induzir os utilizadores em erro.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Tens toda a razão, e depende muito mesmo da estrada/ declive.
De qualquer modo, penso que podemos admitir que o Leaf (40kWh) não faz 200 km a 120km/h, mas quem já testou pode dizer de sua justiça...
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Eu diria que faz sob algumas condições, mas isso é a possibilidade entrar na reserva da reserva, o que não é propriamente a politica certa de gestão de carga em viagens.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
O quê??
A 120km/h não se pode ir muito ao fundo do SoC. O carro vai parar muito mais cedo que o habitual. Má política mesmo.
-
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Boas, eu tenho um Leaf 30 e faço pelo menos uma vez por mês Porto-Lisboa-Porto, na ida saio do Porto a 100%, CC nos 100km/h e chego a Pombal com cerca de 6%, este trajeto é o pior de todos, são 146km e gasta a grande maioria da bateria. No Pombal faço uma carga até aos 90% e sigo, só paro em Aveiras para carregar se for para a margem sul, quando vou para a zona da Expo sigo a 100km/h. Em Lisboa ou na margem sul carrego sempre, mas sempre a 100% para que o regresso seja mais tranquilo. No regresso, viajando a 100km/h carrego em Leiria até aos 90/95% e posteriormente mais 10/15min em Antuã para chegar a casa. Esta viagem já foi feita pela minha mulher no regresso, a 100km/h com apenas uma paragem em Leiria!!!
Este meu pequeno resumo só para verificar que se para um 30kWh a viagem é feita sem grande stress, num de 40kWh ainda com menos stress deverá ser feita e não parece que tenha sido o caso. Nestas minhas viagens o carro após a 2ª carga anda praticamente sempre no vermelho e já o vi limitar potência por duas ou três vezes dada a temperatura da bateria, mas nunca demorei mais do que 4h para cada lado, o normal são 3h30...
O meu conselho é, saída a 100% e não tenha medo das cargas rápidas, o carro limita quer a potência de carregamento quer a potência do motor quando assim necessitar para baixar a temperatura da bateria.
Para terminar, pelas viagens que tenho feito, os consumos maiores costumam ser no sentido Norte / Sul, a título exemplificativo, fique com um registo de uma viagem Porto - Setubal - Porto onde apenas falta o troço Antuã - Porto no regresso:
Abraços elétricos e boas viagens!!!
Este meu pequeno resumo só para verificar que se para um 30kWh a viagem é feita sem grande stress, num de 40kWh ainda com menos stress deverá ser feita e não parece que tenha sido o caso. Nestas minhas viagens o carro após a 2ª carga anda praticamente sempre no vermelho e já o vi limitar potência por duas ou três vezes dada a temperatura da bateria, mas nunca demorei mais do que 4h para cada lado, o normal são 3h30...
O meu conselho é, saída a 100% e não tenha medo das cargas rápidas, o carro limita quer a potência de carregamento quer a potência do motor quando assim necessitar para baixar a temperatura da bateria.
Para terminar, pelas viagens que tenho feito, os consumos maiores costumam ser no sentido Norte / Sul, a título exemplificativo, fique com um registo de uma viagem Porto - Setubal - Porto onde apenas falta o troço Antuã - Porto no regresso:
Abraços elétricos e boas viagens!!!
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Boas.
Excelente diário!
Vivo em Mafra e tenho família no Norte e sempre me preocupou como seriam as viagens considerando que viajo com 2 filhos menores.
Obrigado pela partilha.
Deu para perceber que não é fácil mas é exequível.
Excelente diário!
Vivo em Mafra e tenho família no Norte e sempre me preocupou como seriam as viagens considerando que viajo com 2 filhos menores.
Obrigado pela partilha.
Deu para perceber que não é fácil mas é exequível.
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muitos parabéns pela máquina, excelente descrição da aventura até Lisboa e seu regresso.