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Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 25 jan 2024, 16:15
por kony76
civic Escreveu:
24 jan 2024, 16:56
cfvp Escreveu:
24 jan 2024, 16:00

Para mim não faz muito sentido ter que ler o manual antes de comprar um produto, especialmente num aspecto tão importante como esta limitação. Além disso penso que no manual que tenho agora nem vem isso mencionado. Seja como for, mesmo esse aviso no manual é um bocado vago.

Tanto quanto me lembro só uns meses depois do carro ter sido lançado é que começaram a aparecer as queixas e o infame "rapidgate".
É como disse antes, no LEAF 1ª geração até posso concordar que havia pouca informação, no 2 nem por isso, eu sou dos que acha que gastar mais de 30 000€ e não se inteirar das limitações de um carro é no minimo... discutivel.
Não era preciso ler o manual, bastava andar pela internet, toda a critica ao LEAF 2 foi no sentido de não ter arrefecimento e das limitações do carro devido a isso, não foi depois, foi logo na apresentação em Tenerife, salvo erro... Lembro-me que eu proprio tive que recolher essa informação e decidir, mas entre 30 000€ pelo LEAF ou 38 000€ pelo Ioniq preferi o LEAF, e não me arrependo da poupança dos 8000€. ;)

Uma coisa é a limitação por não ter arrefecimento e o rapidgante daí inerente. Isso sabíamos.
Outra coisa são as avarias na bateria!. Isto não sabíamos

Se bem me recordo, até havia quem, na altura, dissesse que até seria melhor assim, por a bateria estar num local estanque, que seria melhora para a bateria a longo prazo.

Mas veio-se a verificar o contrário. Estão a dar imensos problemas, sobretudo em utilizações mais intensivas.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 25 jan 2024, 17:44
por civic
kony76 Escreveu:
25 jan 2024, 16:15


Uma coisa é a limitação por não ter arrefecimento e o rapidgante daí inerente. Isso sabíamos.
Outra coisa são as avarias na bateria!. Isto não sabíamos

Se bem me recordo, até havia quem, na altura, dissesse que até seria melhor assim, por a bateria estar num local estanque, que seria melhora para a bateria a longo prazo.

Mas veio-se a verificar o contrário. Estão a dar imensos problemas, sobretudo em utilizações mais intensivas.
É como tudo, sabes que podes andar sempre no redline num CI, e achas que vai durar o mesmo que um que ande normalmente?
As avarias que vês hoje não sabes o que são, são de carros que foram comprados em usado e não sabes o passado deles, é diferente das baterias inchadas que sabes o porquê? O carro é muito limitado conforme se dizia na altura em que ele saiu.

Eu comprei o meu carro em julho de 2018 e nessa altura já havia relatos dessas avarias por inchamento, nomeadamente de TVDE que faziam meses seguidos com a temperatura no vermelho, lembro-me de ver um LEAF a passar os 100 000kms em cerca de meio ano que teve esse problema e a marca deitou-se de fora porque o negocio foi para empresa e a garantia tinha sido negociada de forma diferente, só aqui se via a postura da marca em relação à longevidade das baterias andando sempre na queima. Claro que no lançamento não havia relatos de inchamentos, mas deve-se ter a noção que andando sempre no vermenlho que se está a estragar alguma coisa, digo eu...

O pessoal dos LEAF podem-se queixar de muita coisa, mas de falta de informação não concordo, foi o carro elétrico mais vendido para as plataformas de TVDE e desde o inicio que se dizia que essa bateria não era para andar dessa forma. ;)

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 26 jan 2024, 00:16
por kony76
Eu concordo contigo que as avarias têm um padrão. Até já o tinha dito lá para trás.
Também concordo que um carro estimado tem mais longevidade que um tvde, seja elétrico ou a combustível.

O que digo é que esses facto não tinham necessariamente que levar a todas estas avarias. Nem a própria Nissan deveria estar a contar com isso.

E também gosto muito do meu leaf. Acho um carro
Muito agradável, confortável e prático para o dia-dia. Tem 5 anos e 140.000 e ainda conto ficar com ele mais uns valentes anos.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 26 jan 2024, 01:41
por Filipe
civic Escreveu:
25 jan 2024, 17:44
kony76 Escreveu:
25 jan 2024, 16:15


Uma coisa é a limitação por não ter arrefecimento e o rapidgante daí inerente. Isso sabíamos.
Outra coisa são as avarias na bateria!. Isto não sabíamos

Se bem me recordo, até havia quem, na altura, dissesse que até seria melhor assim, por a bateria estar num local estanque, que seria melhora para a bateria a longo prazo.

Mas veio-se a verificar o contrário. Estão a dar imensos problemas, sobretudo em utilizações mais intensivas.
É como tudo, sabes que podes andar sempre no redline num CI, e achas que vai durar o mesmo que um que ande normalmente?
As avarias que vês hoje não sabes o que são, são de carros que foram comprados em usado e não sabes o passado deles, é diferente das baterias inchadas que sabes o porquê? O carro é muito limitado conforme se dizia na altura em que ele saiu.

Eu comprei o meu carro em julho de 2018 e nessa altura já havia relatos dessas avarias por inchamento, nomeadamente de TVDE que faziam meses seguidos com a temperatura no vermelho, lembro-me de ver um LEAF a passar os 100 000kms em cerca de meio ano que teve esse problema e a marca deitou-se de fora porque o negocio foi para empresa e a garantia tinha sido negociada de forma diferente, só aqui se via a postura da marca em relação à longevidade das baterias andando sempre na queima. Claro que no lançamento não havia relatos de inchamentos, mas deve-se ter a noção que andando sempre no vermenlho que se está a estragar alguma coisa, digo eu...

O pessoal dos LEAF podem-se queixar de muita coisa, mas de falta de informação não concordo, foi o carro elétrico mais vendido para as plataformas de TVDE e desde o inicio que se dizia que essa bateria não era para andar dessa forma. ;)
+1

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 26 abr 2024, 08:50
por civic
Mais uma entrada no DB, lá se foi o EVSE de 16A que comprei logo no inicio da vida do LEAF, mais de 5 anos a funcionar quase diariamente, não faz a conecção, fica apenas com o led de power ligado. não sei se vale a pena perder tempo com aquilo, pois já o abri e aquilo por dentro parece novo, comprei um novo com possibilidade de variar a potência de carga de 6A a 16A, 73€ no Ali... Baixaram muito estas coisas. ;)
https://pt.aliexpress.com/item/10050058 ... pt=glo2bra

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 26 abr 2024, 10:36
por EVUber
civic Escreveu:
26 abr 2024, 08:50
Mais uma entrada no DB, lá se foi o EVSE de 16A que comprei logo no inicio da vida do LEAF, mais de 5 anos a funcionar quase diariamente, não faz a conecção, fica apenas com o led de power ligado. não sei se vale a pena perder tempo com aquilo, pois já o abri e aquilo por dentro parece novo, comprei um novo com possibilidade de variar a potência de carga de 6A a 16A, 73€ no Ali... Baixaram muito estas coisas. ;)
https://pt.aliexpress.com/item/10050058 ... pt=glo2bra
Ja es calejado nestas andanças, mas comprar equipamento electronico tão sensivel no aliexpress, para proteger alguns milhares de euros, acho que é confiar demasiado na sorte.

Nao sei como conseguem :D

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: 26 abr 2024, 10:41
por civic
EVUber Escreveu:
26 abr 2024, 10:36


Ja es calejado nestas andanças, mas comprar equipamento electronico tão sensivel no aliexpress, para proteger alguns milhares de euros, acho que é confiar demasiado na sorte.

Nao sei como conseguem :D
Não tenho qualquer problema em o fazer no caso dos EVSE para os eletricos, sabendo o que aquilo realmente faz o unico problema que podemos vir a ter é com o aquecimento dos cabos, e dá para ver perfeitamente que são adequados para os 16A (2,5mm2), portanto não vejo qualquer problema nisso, se assim fosse nunca carregaria na rua. :lol:

O que realmente protege o carro é o proprio carro. ;)