Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 23 jan 2024, 16:39
A ideia que tenho é que a Nissan escondeu um bocado essa limitação e só quando foi "apanhada" é que mudou um pouco a sua postura, mas mesmo assim não foi nada por aí além.
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Eu comprei um LEAF novo e na altura foi-me altamente recomendado não usar muito as cargas rápidas nem abusar muito do acelerador em viagens grandes, aliás, passado algum tempo de comprar apareceu aquele update por causa do rapidgate e nunca o fiz, claro que quem comprou o carro para vender antes de terminar a garantia não queria saber disso, o problema passa para quem o compra a seguir, e é o que se vê...
Pois a mim não me colocaram limitação nenhuma. Fiz a questão sobra as cargas rápidas e o que me disseram é que não havia qq problema.civic Escreveu: ↑23 jan 2024, 17:02Eu comprei um LEAF novo e na altura foi-me altamente recomendado não usar muito as cargas rápidas nem abusar muito do acelerador em viagens grandes, aliás, passado algum tempo de comprar apareceu aquele update por causa do rapidgate e nunca o fiz, claro que quem comprou o carro para vender antes de terminar a garantia não queria saber disso, o problema passa para quem o compra a seguir, e é o que se vê...
A Nissan sempre o referiu nos manuais, só lê quem quer, de resto vai de cada vendedor avisar ou não, mas a informação era muita nesse sentido nessa altura.kony76 Escreveu: ↑23 jan 2024, 17:10
Pois a mim não me colocaram limitação nenhuma. Fiz a questão sobra as cargas rápidas e o que me disseram é que não havia qq problema.
Já sabíamos da limitação do carro em não ter refrigeração e, supostamente, o "rapidgate" deveria de ser para proteger as baterias. Mas, pelo que se está assistir não é suficiente.
Quanto a não recorrer à Nissan, é um facto. Sobretudo pela postura e preços que apresentam para qq coisa.
O problema é a garantia dos 160.000kms. Até essa quilometragem, vou fazer a revisão anual lá. Não vá o diabo tecê-las e eles se agarrarem a isso para não dar a garantia devida! Mas também, será no máximo a 6ª revisão.
Nestas coisas é como tudo, tenho o lema que o material te vai tratar conforme o tratares, ou seja, se o tratares bem ele gosta de ti se não o fizeres não te deves queixar muito, o facto é que bons e maus profissionais existem por todo o lado, eu acho é que o "problema" do LEAF era mais do que conhecido no lançamento da 2ª geração, a falta de arrefecimento foi a principal critica da imprensa na altura.kony76 Escreveu: ↑23 jan 2024, 17:46Eu não li o manual. Mas a info de um representante da Nissan, o vendedor, foi essa.
Eu tinha essa sensibilidade e sempre tive cuidado com o carro, carregamentos a 80%, etc, mas seja como for, a info dada pelos colaboradores da Nissan, deve ser a correta. Pois vai fazer parta da informação que temos para a tomada de decisão de compra ou não.
O manual só o iremos ler (se lermos), depois de já comprado!
Quanto ao update, no meu caso, eu não fiz update nenhum,
Mas pelo firmware, parece que já veio com esse update feito.
DC Fast Charging:
DC fast chargers will typically charge your vehicle from 20% to 80% in approx. 60 minutes for LEAF / 90 minutes for LEAF e+ based on using a 50kW fast charger. The LEAF e+ will take approximately 45 minutes when using a 100kW fast charger.
Quick chargers will only typically charge your battery up to 80% at a fast charge rate. Rate of charge decreases as the percentage of battery charge increases.
Quick charging stations connect to your vehicle using the quick charging (CHAdeMO) port.
Quick charging stations come with tethered cables, therefore you are not responsible for providing your own cable.
There are 2 standard plug types for DC fast charging; CHAdeMO and CCS. The second-generation Nissan LEAF is only compatible with CHAdeMO and cannot be used with a CCS connection.
Your second-generation Nissan LEAF will charge at a maximum rate of 50kW for LEAF / 100kW for LEAF e+. Many fast chargers are capable of outputting a higher rate of charge. You can still connect to these chargers as your vehicle will control the rate of charge received and will remain capped a maximum rate of your vehicle.
It may take more time to charge your battery using a quick charger if the temperature of your battery is too high or too low. Your vehicle will manage the rate of charge based on battery temperature.
Successive regular quick charging is not recommended – as per above, your vehicle may moderate the charging rate based on battery temperature.
Consider how much charge is required when using the fast charger to reach your destination. For example, you may find that a 20 minute fast charge is all that’s required to get home & then a full charge can be obtained via your usual home charging facility.
Para mim não faz muito sentido ter que ler o manual antes de comprar um produto, especialmente num aspecto tão importante como esta limitação. Além disso penso que no manual que tenho agora nem vem isso mencionado. Seja como for, mesmo esse aviso no manual é um bocado vago.civic Escreveu: ↑23 jan 2024, 17:24A Nissan sempre o referiu nos manuais, só lê quem quer, de resto vai de cada vendedor avisar ou não, mas a informação era muita nesse sentido nessa altura.
Pelo contrário, o update do rapidgate veio tornar a carga um pouco mais rapida, puxou a limitação mais acima, ou seja, piora a situação da temperatura das baterias.
É como disse antes, no LEAF 1ª geração até posso concordar que havia pouca informação, no 2 nem por isso, eu sou dos que acha que gastar mais de 30 000€ e não se inteirar das limitações de um carro é no minimo... discutivel.cfvp Escreveu: ↑24 jan 2024, 16:00
Para mim não faz muito sentido ter que ler o manual antes de comprar um produto, especialmente num aspecto tão importante como esta limitação. Além disso penso que no manual que tenho agora nem vem isso mencionado. Seja como for, mesmo esse aviso no manual é um bocado vago.
Tanto quanto me lembro só uns meses depois do carro ter sido lançado é que começaram a aparecer as queixas e o infame "rapidgate".