Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2022, 15:50

Eu recentemente cruzei-me com 2 packs de Leaf 40, que tinham falhado com esse erro. Ambos foram substituídos fora da Nissan, estão em armazenamento estático. De longe não percebo grande coisa da poda, só posso relatar o que encontrei.
Medi células e capacidade total. Vi de facto as células inchadas com a chapa toda torcida.
O que vi é:
- não há diferença mensurável entre as células "da borda" (as que mais incham) e as restantes em termos de capacidade.
- a degradação é REAL nesses packs. Com um equipamento de medição, a carregar e descarregar a menos de 0,2C, a capacidade de cada célula (4,2V-2,8V) andava pouco acima de 60%.

Vale o que vale. O aparelho de medição está lá em casa, se quiserem comprovar é uma questão de... minis :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 15 out 2022, 16:00

Exatamente o que vi em alguns videos, as celulas inchadas não estão muito diferentes das outras, acho que existe muita gente a meter muito guito ao bolso com estas coisas, a marca principalmente.
Claro que a degradação é REAL em todos os packs, não é só nestes. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2022, 16:05

Claro, mas não é isso que se tem discutido. O que se sugere é que as células incham e falham mas na realidade o pack está top xuxa. O que eu vi (e repito é uma amostra estupidamente reduzida) é que são packs muito degradados.
Não se conhece nenhum outro tipo de bateria de 2018+ com este tipo de degradação.

Mais uma vez, vale o que vale.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 15 out 2022, 16:09

BrunoAlves Escreveu:
15 out 2022, 16:05
Claro, mas não é isso que se tem discutido. O que se sugere é que as células incham e falham mas na realidade o pack está top xuxa. O que eu vi (e repito é uma amostra estupidamente reduzida) é que são packs muito degradados.
Não se conhece nenhum outro tipo de bateria de 2018+ com este tipo de degradação.

Mais uma vez, vale o que vale.
Claro que vale o que vale, o interessante destas discussões é ter opiniões diferentes e experiências diferentes, acho que no final nos enriquecemos todos. ;)
Já vi packs que até nem se nota nada na autonomia e tem algumas celulas deformadas, acabam por parar devido ao isolamento, nestes casos não mudam celulas nenhumas e o pack volta ao que era, não fica novo obviamente, mas continuas a ter o que tinhas sem erros e problemas de isolamento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2022, 16:11

E já por isso é que eu ofereço o medidor e minis. Mas também aceito minis :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Nonnus » 15 out 2022, 17:46

Eu de todos sou o que percebo menos. Na minha opinião se existe uma célula no pack que sofreu a dilatação que já todos vimos, é porque durante a sua vida sofreu um abuso (nada de novo!). Isto leva-me a pensar que num pack onde esteja uma célula destas mesmo que mantenha a capacidade igual as demais é uma questão de tempo até dar problemas. Estruturalmente a célula já não é a mesma.

Eu tive um telemóvel Samsung em que a bateria inchou ao ponto de fazer tanta pressão que o Touch do ecrã deixava de funcionar. Mandei vir outra bateria e passado 2 ou 3 meses ficou igual. Foi o único telemóvel até hoje que vi isto acontecer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 15 out 2022, 19:32

BrunoAlves Escreveu:
15 out 2022, 15:50
Eu recentemente cruzei-me com 2 packs de Leaf 40, que tinham falhado com esse erro. Ambos foram substituídos fora da Nissan, estão em armazenamento estático. De longe não percebo grande coisa da poda, só posso relatar o que encontrei.
Medi células e capacidade total. Vi de facto as células inchadas com a chapa toda torcida.
O que vi é:
- não há diferença mensurável entre as células "da borda" (as que mais incham) e as restantes em termos de capacidade.
- a degradação é REAL nesses packs. Com um equipamento de medição, a carregar e descarregar a menos de 0,2C, a capacidade de cada célula (4,2V-2,8V) andava pouco acima de 60%.

Vale o que vale. O aparelho de medição está lá em casa, se quiserem comprovar é uma questão de... minis :mrgreen:
60% de degradação? :shock: Quantos kms tinham essas baterias?
De qualquer forma é estranho, mesmo aqueles carros com muitos kms e células inchadas não têm tanta degradação supostamente.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 15 out 2022, 19:39

Nonnus Escreveu:
15 out 2022, 17:46
Eu de todos sou o que percebo menos. Na minha opinião se existe uma célula no pack que sofreu a dilatação que já todos vimos, é porque durante a sua vida sofreu um abuso (nada de novo!). Isto leva-me a pensar que num pack onde esteja uma célula destas mesmo que mantenha a capacidade igual as demais é uma questão de tempo até dar problemas. Estruturalmente a célula já não é a mesma.

Eu tive um telemóvel Samsung em que a bateria inchou ao ponto de fazer tanta pressão que o Touch do ecrã deixava de funcionar. Mandei vir outra bateria e passado 2 ou 3 meses ficou igual. Foi o único telemóvel até hoje que vi isto acontecer.
Não sei porque achas que percebes menos, fazes ideia do que eu percebo? :lol:
Eu não acho que ela tenha sofrido mais do que as outras, acho é que mecanicamente a estrutura à volta dela é mais fragil e devido a isso se deforma, por isso se fala de um erro de design, é uma situação que acontece sempre no mesmo sitio, porque carga de água aquela celula aqueceria mais do que as outras não havendo qualquer arrefecimento?
SE fosse como dizes não se notaria nada nos testes que lhes têm feito em que dá a capacidade igual às outras? Nos packs que chegam a este ponto todas as delulas estão a fazer uma pressão enorme nas proteções e no sitio do costume elas ficam deformadas, não sei se por dilatação mais forte ou simplesmente por menor oposição da proteção.
Esse exmplo que dizes do telemovel tem a ver com uma celula defeituosa, achas que é isso que acontece? E sempre no mesmo sitio? :?
Última edição por civic em 15 out 2022, 21:14, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 15 out 2022, 19:40

cfvp Escreveu:
15 out 2022, 19:32

60% de degradação? :shock: Quantos kms tinham essas baterias?
De qualquer forma é estranho, mesmo aqueles carros com muitos kms e células inchadas não têm tanta degradação supostamente.
É verdade, nem tinha reparado nesse valor, acho-o muito baixo, de facto, os casos que conheço a quase 200 000 kms com esse problema falam de praticamente nenhuma degradação notada.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Nonnus » 16 out 2022, 12:55

civic Escreveu:
15 out 2022, 19:39
Eu não acho que ela tenha sofrido mais do que as outras, acho é que mecanicamente a estrutura à volta dela é mais fragil e devido a isso se deforma, por isso se fala de um erro de design, é uma situação que acontece sempre no mesmo sitio, porque carga de água aquela celula aqueceria mais do que as outras não havendo qualquer arrefecimento?
SE fosse como dizes não se notaria nada nos testes que lhes têm feito em que dá a capacidade igual às outras? Nos packs que chegam a este ponto todas as delulas estão a fazer uma pressão enorme nas proteções e no sitio do costume elas ficam deformadas, não sei se por dilatação mais forte ou simplesmente por menor oposição da proteção.
Esse exmplo que dizes do telemovel tem a ver com uma celula defeituosa, achas que é isso que acontece? E sempre no mesmo sitio? :?
Desde a saída do Leaf de 40 que temos tido várias discussões acerca dos erros cometidos pela Nissan. Lembra-te que uma das coisa que falamos várias vezes é que a temperatura dentro do pack não é uniforme o que leva a querer que as células que expandem são as que estão sujeitas a maiores temperaturas. Não é defeito das células em questão é mesmo o mau design do pack.

No caso do telemovel é diferente, acho que é mesmo um erro de concepção daquele modelo de bateria, ou do telemovel (do software) porque aconteceu a duas baterias diferentes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”