DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por BrunoAlves » 04 mar 2024, 11:06

É um parâmetro que ninguém tem bem, bem a certeza do que representa, mas o consenso mais alargado é ser a resistência interna da bateria (ou melhor, o inverso da resistência): quanto mais baixo o valor, maior será a resistência interna e por consequência as perdas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2024, 11:17

Tendo então esta versão como válida, o HX de 82% estará dentro dos parâmetros?

cfvp
Mensagens: 1645
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 04 mar 2024, 11:26

Segundo um suposto entendido na matéria, o Jorge Rocha, é um valor que por si só não dá para tirar conclusão nenhuma, porque se estiver baixo pode querer dizer que o carro tem sido usado de forma suave e esse valor é menos recalculado. Por outro lado, pode ter sido abusado (acelerações bruscas frequentes), o que leva ao recalculo desse valor com mais frequência. Neste caso ter um valor mais baixo revela que a resistência interna está mais alta.

Portanto sem saber o histórico de uso não dá para saber se é bom ou não ter esse valor. É um bocado semelhante ao SOH e os carregamentos a 100%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2024, 11:41

Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D

cfvp
Mensagens: 1645
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 04 mar 2024, 11:54

kony76 Escreveu:
04 mar 2024, 11:41
Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D
Esse e o SOH, pelo menos. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 04 mar 2024, 19:55

kony76 Escreveu:
04 mar 2024, 11:41
Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D
Já contei no bd do meu LEAF, enquanto andava a fazer viagens grandes o Hx andava pelo 100, desde que comprei o i4 que o LEAF tem andado só por aqui, já vi o HX a 80, no verão passado fiz umas viagens maiores e lá subiu ele para perto dos 90, agora anda outra vez nos 85, não é um valor fiavel, tal como o SoH. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”