DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 05 ago 2022, 23:54

Mais umsa férias... desta vez pelo Algarve, mais concretamente na zona de Monte Gordo na Quinta da Rosa Linda.
Já lá tinhamos estado e voltamos.
Possui uma tomada CEE16A no parque de estacionamento que podemos usar para carregar o nosso VE, sem custos acrescidos.

Fomos para baixo no domingo passado... saímos de casa a 100% com:
AHr=103,25
SOH=89,44%
Hx=95,29
448GIDs
23,4º 23,5º 23,6º (TA 23,5º)
Autonomia estimada 260km

Fomos em direção ao Continente am Beja, onde chegamos com:
102GIDs
37,2º 37,6º 38,1º (TA 39º)

Colocamos em carga no PCR, como estavamos a uns 120kms carregou apenas até aos 82%:
323GIDs
46,9º 48º 48,9º (TA 39º)

Chegamos ao destino com:
102GIDs (os memos que em Beja!)
50,1º 52,1º 53,1º (TA 33º)

Ficou a carregar a noite, por umas 7h e pouco.... o suficiente para as voltinhas...

Regressamos na quinta, saindo com:
AHr=103,20
SOH=89,40%
Hx=95,62
450GIDs
27,1º 28,0º 28,6º (TA 21,5º)
Autonomia estimada 280km

Voltamos ao PCR de Beja...onde, como o trajeto é maior, carreguei até aos 91%, chegando a casa com:
AHr=103,20
SOH=89,40%
Hx=95,62
56GIDs
41,0º 43,8º 45,3º (TA 20º)

*** IDA ***
Não tenho registo da média na ida entre casa e Beja, mas segundo o Google:
201km, 2h48m, 71km/h
Entre Beja e o destino apenas entre o troço Beja e destino:
14,4 kWh/100km, 70km/h
115,9km, 1h40m
Total ida, segundo o Google 4h28m

*** REGRESSO ***
Média regresso:
14,0 kWh/100km, 60km/h
313,3km, 5h14m (4h46m segundo o google, e realmente estive um pouco parado à espera)

*** TOTAL ***
Médias totais do carro e com as voltas pelo Algarve:
13,7kWh/100km, 50km/h
733,5km, 14h33m

NOTA: sempre com o AC ligado, 4 pessoas e bagageira cheia :-)

*** CUSTOS: ****
Carreguei no Continente e, deduzindo o que recebi em cartão, ficou-me por:
5,28€ PCR na ida (37min PCR) e 2,75€ no regresso (1h38m PCN + 16min PCR) - No regresso o PCR estava ocupado, assim, resolvi carregar algo enquanto almoçava...
Preciso de repor a energia no carro, portanto uns 400GIDs ~32kWh ~3,2€ (ou zero, se carregar com os painéis solares).
Poranto, uns 11,23€ para 733km.... média de 1,53€/100km.... mais barato que 1L de gasóleo!

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 06 ago 2022, 01:16

Espetáculo. :clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por filipeoliv » 06 ago 2022, 23:40

Muito bom parabéns ;)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 21 ago 2022, 19:12

Mais uma pequena viagem neste sábado... desta vez Casa->Elvas/Badajoz->Casa
Total 489,6km em 7h59m, média 61km/ e 12,9kWh/100km, sempre que possível respeitando os limites :-) e Ar Condicionado em mais de metade do percurso.
Tajeto A8, Malveira->Loures, ponte Vasco da Gama e depois E.N.4.... sendo o mesmo percurso de regresso.

Saída a 100%, 447GIDs, 25,7-26,2-26,5 ºC na bateria, TA a 25ºC e seguimos...
Primeira paragem para carregar o estômago em Vendas Novas no Mercado das Bifanas, chegamos a Elvas, ao fim de praticamente 220km com o aviso de bateria fraca à entrada.... paragem em casa de um familiar com ~8% de bateria.
Demoramos, segundo o google cerca de 3h30m neste percurso de 220km...
Enquanto estivemos na conversa carregou a 16A por uns 30min, saindo com ~13% em direção ao Lidl de Elvas para uma rapidinha, já que pretendíamos ir a Badajoz (ir e vir de Elvas são uns 40km).
Estivemos no PCR por 10mins, o tempo suficiente para entrarmos, vermos se havia algo interessante e irmos ao WC :-)
A carregar estava, segudo a APP MIIO um e-tron, creio dos primeiros, na tomada tipo2 há mais de 2h.
Enquanto estava a almoçar em Vendas Novas estava a monitorizar esta tomada e reparei que alguém estava a tentar carregar em CCS, quase aposto que era este e-Tron.
Já li algures que em alguns VEs, sendo o e-Tron um deles, que é preciso inclinar a ficha durante a negociação... deve ter sido algo parecido e resolveu carregar na tomada tipo2... enfim.
O que vale é que este posto permite AC e DC em simultãneo e pude carregar.
Carregamento estável na casa dos 22kWh?! Estranho, não a baixa potência mas esta ser constante....ok, por 10mins...
Seguida para Badajoz sob uns belos 40ºC, voltinhas pela zona "baixa" e uma paragem no Carrefour para abastecer... desta vez apenas a despensa. Cheguei muitas vezes lá ir abastecer a despensa e o depósito! :-)

Regressamos a Portugal, para carregar desta vez um pouco mais no Lidl de Elvas... o e-Tron já lá não estava (mas sei que esteve pelo menos 3h!).
Chegamos após o aviso de bateria fraca... algures uns 8%.
Tinhamos 220km pela frente até casa, carregar até 100% estava fora de questão, resolvemos ou carregar em Montemor-o-Novo (~105km) ou em Vendas Novas (~127km).
Assim, carregamos o suficiente para 150km (~60%) durante uns 40mins e seguimos viagem.
Uma vez mais, potência praticamente constante nos 22kW mas durante este tempo todo.
Estando no fim de dia (~19:45h) e um principio de noite mais fresco/menos quente, ~30ºC, resolvemos vir com os vidros ligeiramente abertos em vez de usar o AC :-) a fim de gastar um pouco menos não vá haver problemas no carregamento :-)
A ideia seria carregar na Repsol em Montemor mas o posto indicava sempre ocupado (e continua a indicar, está avariado, vimos que tinha as luzes vermelhas).... reparei que havia um ao lado com o nome Veimonte/PowerCharge.
Pensava ser de algum hotel ou algo semi-privado....ok, tinhamos sempre Vendas Novas....
Chegamos a Montemor pelas 21:00 e a fome apertava, resolvemos tentar este da Veimonte e lá estava meio escondido mas com o rabo de fora, já que havia indicações para os mais atentos :-)
Estava um Smart a carregar na tipo2 e coloquei o meu na Chademo.... e fomos jantar.
E para variar, potência praticamente constante nos 22kW.
Jantamos na Casa das Empadas/O Bifanas... onde vimos quase toda a segunda parte do clássico.
A sopa da pedra/Gaspacho e as bifanas estavam bem boas! O café... já há muito tempo que não bebia um tão bom!
Recomendo. Tem um ar de cadé central :-) mas WC asseado , bom serviço e boa comida.
Faltando cerca de 120km até casa, a ideia seria carregar o suficiente para uns 150km... e de fato, o tempo em que estivemos a comer (~40min) foi o suficiente.
Reparei com o LeafSpy que a temperatura mais alta da bateria estava nos 52ºC...!
Chegamos a casa novamente com uns 8% (79GIDs) após aviso de bateria fraca, com a temperatura da bateria 38,4-38,8-39,4ºC
Pernoitou na garagem, na parte da tarde carreguei um pouco até aos 15% com fotões, a temperarura da bateria está em 28,3-29,8-32,4ºC com TA 25ºC.

Custos, só quando receber a conta da EDP :-) daqui a uns mesitos, depois indicarei o valor que me custou os carregamentos.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por rjspedition » 21 ago 2022, 20:13

Belo relato!

Vou guardar a referência do local de jantar. :mrgreen:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 21 ago 2022, 22:25

Cheira-me a rapidgate logo na primeira carga rápida. :? Não sei como, na primeira devia ter carregado mais rápido. Tem o update do rapidgate?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 21 ago 2022, 23:07

Numa das primeiras revisões pedi, não sei se o fizeram.
O estranho é manter a potência praticamente constante.... Mas ok, foi só até 60%.....

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 21 ago 2022, 23:18

É normal, estava nos 22kW. Acho que é só perto dos 90% que baixa dos 20kW.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por FullElectric » 22 ago 2022, 00:23

Já que foste a Badajoz fizeste mal não ter carregado lá enquanto fizeste as compras, tinhas lá PCR gratuito.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 22 ago 2022, 08:25

Qual PCR?
Junto ao C.C. Faro?
Penso que junto ao Carrefour mais próximo da fronteira não havia nenhum PCR.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”