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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 25 mai 2020, 19:50
por cfvp
mjr Escreveu:
25 mai 2020, 11:31
Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.

Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias. :)
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 25 mai 2020, 19:56
por mjr
Especialmente a temperatura, mas há também um efeito de estar continuamente a carregar a correntes elevadas que provoca degradação por alguns iões não se conseguirem intercalar no ânodo e ficarem lá depositados, reduzindo o lítio disponível e criando dendrites. Esse efeito é muito reduzido atualmente, até porque o aquecimento favorece a intercalação. Eu diria que é um problema maior com cargas rápidas em temperaturas baixas.

Por isso sim, é praticamente só a temperatura.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 25 mai 2020, 19:58
por corrisi
cfvp Escreveu:
25 mai 2020, 19:50
mjr Escreveu:
25 mai 2020, 11:31
Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.

Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias. :)
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?
Por si só as temperaturas que o pack atinge numa carga rápida entre os 20 e os 80%, por exemplo, não são nada problemáticas na minha opinião. A coisa complica-se quando à temperatura elevada se junta voltagens elevadas nas células, daí que se deva evitar este binómio em simultâneo sobretudo durante muito tempo.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 25 mai 2020, 23:54
por civic
Exacto, esse caso que referi de um táxi poucas cargas rápidas faz, embora faça praticamente todos os dias ciclos completos, ou seja, o valor dado pelo LS não deve fugir muito à da realidade.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 13:25
por mjr
Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 15:11
por kony76
mjr Escreveu:
14 mar 2024, 13:25
Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu até agora ainda não. Acho que o meu é do mesmo ano do teu. 2018.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 17:18
por cfvp
mjr Escreveu:
14 mar 2024, 13:25
Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Já não sei ao certo qual era o código, mas quase de certeza que foi esse problema. Portanto sim, a mim já me contactaram e supostamente já aplicaram a reprogramação.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 17:34
por frankesousa
Perguntei a um familiar que tem um leaf 40 e diz-me que da ultima vez que foi à Nissan fazer um diagnóstico (da avaria da tranca da porta de carga, portanto nada relacionado) pediram autorização para fazer esse "update".

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 18:05
por mjr
Acabaram de contactar um amigo que comprou o Leaf na mesma altura do meu.

Vou tentar reproduzir a situação, nunca me tinha apercebido desta "aceleração não solicitada". Parece ser um bug em que nestas condições o cruise control é de novo "ativado", nos tais 8 segundos após desativar.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 14 mar 2024, 20:35
por anolsi
mjr Escreveu:
14 mar 2024, 13:25
Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu fui contactdo, e até já fui fazer a atualização do meu (demorou 1 horita)... Até agora não notei diferença nenhuma quando saio do cruise control... Mas sendo honesto nunca tentei executar exactamente aqueles passos só para testar.