Leaf 2 Tekna - MJR

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 27 out 2019, 15:07

Pois, os 10% já seriam notorios, seriam cerca de menos 25 kms.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por ruramos » 27 out 2019, 23:29

O meu de 02/2018 está com o soh de 93,5% e 33k klm e curiosamente também não noto nenhuma perca de autonomia. Não sei como a Nissan faz isto, mas acho que ninguém sabe. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 27 out 2019, 23:41

02/2018? Isso foi logo dos primeiros da Europa. É importado?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por ruramos » 28 out 2019, 11:00

mjr Escreveu:
27 out 2019, 23:41
02/2018? Isso foi logo dos primeiros da Europa. É importado?
Sim importado em agosto/2018.
Hoje carreguei até 100% e tenho reparado que a quantidade de kWh disponíveis é que tem baixado. hoje tinha disponível 36.3. Lembro-me de ja ter visto muito próximo dos 37.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 28 out 2019, 23:43

mjr Escreveu:
27 out 2019, 14:02
Posso dizer que nunca encontrei uma célula de lítio que recuperasse capacidade após ciclos de carga/descarga. Ou seja, qualquer degradação sempre foi permanente. Estou a falar LiFePO4, LiCoO2 e NMC, células pequenas. Nunca fui à procura desse efeito nos packs que criei, mas seria tornado óbvio se fosse significativo. E tenho células de 18650 de LiFePO4 com mais de 5 anos sem uso. Se calhar ainda faço uns ensaios hoje...
Fiz 4 cargas/descargas e a capacidade desceu sempre, como esperado. São células com um SOH abaixo de 50%, o que pode ter algum efeito, mas não esperava outra coisa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 29 out 2019, 10:40

Pois estás a falar de celulas com muita degradação o efeito de oxidação é muito diferente do que acontece em celulas com boa saude, é isso que dita a maior degradação no inicio de vida de uma bateria, o numero de iões de litio nessas celulas é completamente diferente, alem disso e mesmo sendo de litio as LifePo têm ferro na sua constituição que lhe conferem muita estabilidade mas um grande efeito de oxidação e este efeito torna-se mais permanente quanto menos usadas forem, por isso tens carros com quilometragens diferentes e degradações parecidas, o tempo tem muita influencia na degradação, por outro lado nem todas as celulas de litio são iguais. ;)
Obviamente que uma celula parada 5 anos que a degradação que sofreu que é permanente, falei de poucos meses.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 05 fev 2020, 10:06

Ontem liguei o Leaf Spy ao Leaf 40:

Imagem

A degradação parece ter abrandado bastante, já falta pouco para fazer 2 anos e ainda está confortavelmente acima dos 90%
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 25 mai 2020, 11:31

mjr Escreveu:
26 out 2019, 13:35
Resultado: 41.95kW.h

Há 15 meses atrás tinha medido 44,22kW.h com o mesmo contador (EVSE Ecowatt), ou seja uma degradação de 5,1%.
E fiz ontem um novo teste da tomada ao Leaf 40, agora que ele está prestes a fazer 2 anos, com 30000km.

Resultado:

EcoWatt: 42,06kW.h
Parede: 42.77kW.h

Curiosamente deu um resultado ligeiramente acima ao anterior teste da tomada, há 7 meses atrás. Um valor insignificante, mas pode significar um melhor equílibro do pack ou uma descarga mais lenta do pack até abrir o contactor (desta vez não liguei o AC, ficou várias horas a descarregar dos 3% de SOC só com o carro ligado na garagem).

Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.

Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 25 mai 2020, 15:16

A última que vi destes carros foi um táxi com 132000kms e 93% de SOH, acho que este sw é mesmo muito pessimista.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 25 mai 2020, 16:59

Pois, eu já nem olho para isso 8-)

O SOH da minha está nos 91,5% e o Hx nos 117%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”