DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 23 jun 2025, 08:31

O problema não está em fazer, está em saber o que se passa, pois podes ter quem o faça mas faça mal, como já aconteceram montes de reparações em baterias inchadas que ao fim de uns meses estava na mesma, se para ti não há problema devia ser fim de discussão, pois não queres saber o que realmente se passa, para ti é tudo lixo,..

Há quem queira saber informação e tentar separar as coisas, não faço apenas isto em relação aos LEAFs, tento fazer isto em relação a todos os EVs...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 23 jun 2025, 08:46

Nonnus Escreveu:
22 jun 2025, 07:18
civic Escreveu:
21 jun 2025, 13:02

Tu podes estar cá para ver, eu pretendo mais do que isso, se eu estivesse na situação do autor deste topico estaria bem complicado, pela tua ordem de ideias ele não deve fazer o que pretende fazer, pois para ti as celulas são todas iguais e ele vai apenas torrar dinheiro, não é isto que achas?
A pergunta que me devias fazer se o fazia da mesma maneira. Não, não o fazia. Para o fazer tinha de ter a certeza que as restantes estavam homogéneas com as novas.

Nesta situação mais depressa tentava identificar as células lixadas e retirava. Na teoria o carro ficava com menos autonomia, mas na prática ficava com mais porque as células que limitam o uso do carro deixavam de limitar.

Tendo ele agora o Niro como carro principal era isto que eu fazia. Cheguei a equacionar fazer isso no meu, caso a coisa não chegasse a bom porto com a Nissan. Ficava com um carro para fazer casa/trabalho por um bom par de anos.

A ideia dele é tão válida como outra qualquer desde que bem feita.
A oficina vai retirar o pack, identificar os módulos danificados e retira-los.
Depois vai medir os restantes para calcular a sua capacidade.
Feito isto, coloca os módulos "novos" o mais homogéneo possível com os que lá estão.

Obviamente que, para mim, que sou um leigo nestas coisas, me deixa apreensivo. Não é propriamente uma intervenção barata. Também é óbvio que estou convicto que, depois disto, vou ficar com um 2º carro para muitos e bons anos, senão não o fazia.

Só o tempo o dirá se fiz bem ou não.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 23 jun 2025, 09:03

Pronto está aí a solução. Qual conversa de Facebook qual quê.

👍
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 23 jun 2025, 12:10

Nonnus Escreveu:
23 jun 2025, 09:03

👍
O problema pode estar longe de resolvido, ele vai pagar uma solução sem qualquer garantia de futuro, eu espero que funcione por muito tempo, até porque começa a ser a minha opinião que o problema é mesmo controlo de qualidade e nos packs podem vir celulas com defeito, é no minimo questionável se vai funcionar ou não, dizer que não prestam e é tudo igual, sim, é conversa da treta.

Até porque este caso é muito atipico, pois as celulas não estão tão diferentes assim, vamos esperar para ver, eu vou fazê-lo de forma a aprender alguma coisa, outros vão fazê-lo para um dia dizer que não prestam e tal... :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 23 jun 2025, 12:55

civic Escreveu:
23 jun 2025, 12:10
Nonnus Escreveu:
23 jun 2025, 09:03

👍
O problema pode estar longe de resolvido, ele vai pagar uma solução sem qualquer garantia de futuro, eu espero que funcione por muito tempo, até porque começa a ser a minha opinião que o problema é mesmo controlo de qualidade e nos packs podem vir celulas com defeito, é no minimo questionável se vai funcionar ou não, dizer que não prestam e é tudo igual, sim, é conversa da treta.

Até porque este caso é muito atipico, pois as celulas não estão tão diferentes assim, vamos esperar para ver, eu vou fazê-lo de forma a aprender alguma coisa, outros vão fazê-lo para um dia dizer que não prestam e tal... :lol:
Mas há alguma solução com 100% de certeza?
A oficina dá garantia de serviço.

Que outras soluções tenho?
Vender? - pelo valor de venda, mais o valor da reparação, não compro nada em condições.
Há mais alguma solução?

É um risco? é. Mas se correr bem, como espero, fico com um problema resolvido para mais alguns tempos.

civic

Mensagem por civic » 23 jun 2025, 14:30

kony76 Escreveu:
23 jun 2025, 12:55

Vender? - pelo valor de venda, mais o valor da reparação, não compro nada em condições.
Há mais alguma solução?

É um risco? é. Mas se correr bem, como espero, fico com um problema resolvido para mais alguns tempos.
Tens outras soluções, mas vais optar pela que poderá servir melhor tendo associado sempre um risco, não tens como fugir a isso, até eu que para já não tenho esse problema corro o risco de o ter um dia, tanto no LEAF como no i4, por isso é que a discussão destes temas é importante, tentamos reunir o maximo de informação acerca das baterias, dizer que não prestam é só ... fácil. ;)

E espero que funcione bem, pois como disse vai de encontro ao que penso atuamente acerca do assunto. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 23 jun 2025, 14:36

civic Escreveu:
23 jun 2025, 14:30
kony76 Escreveu:
23 jun 2025, 12:55

Há mais alguma solução?

Tens outras soluções, mas vais optar pela que poderá servir melhor tendo associado sempre um risco, não tens como fugir a isso, até eu que para já não tenho esse problema corro o risco de o ter um dia, tanto no LEAF como no i4, por isso é que a discussão destes temas é importante, tentamos reunir o maximo de informação acerca das baterias, dizer que não prestam é só ... fácil. ;)

E espero que funcione bem, pois como disse vai de encontro ao que penso atuamente acerca do assunto. ;)
Que outras soluções?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”