Vê os kms que o carro tinha quando apareceu a primeira vez, nunca quis fazer o update para não dar este erro pois isso levaria com a atualização do rapidgate.

Isso que dizes da dilatação dos modulos é erro de isolamento, dá outro erro associado a este, as celulas incham por temperatura alta e o carro para se a estrutura tocar na celula, depois de voltarem a arrefecer o erro desaparece porque elas voltam ao estado normal, até aqueceres outra vez as celulas, isso é o que tenho visto por essa internet fora...
Uma coisa é achar que se é negacionista quando se colocam afirmações em causa, não tenho informação para ser facionista nem negacionista, coloco tudo em causa até ter alguma explicação plausivel. Sei que existem 2 questões completamente dispares:
1- Dilatação de celulas por abuso, está mais do que explicado o que acontece, aquecimento das celulas levam ao seu inchamento ao ponto de deformar a estrutura de metal levando este a tocar no interior da celulas, dá erro de isolamento, quando desincham o carro está pronto para andar outra vez, nestes casos não tens sequer degradação precoce das celulas. conheço casos com mais de 300 000 kms a andar como TVDE em que aconteceu isto e bastou tirar as proteções deformadas e o carro continuou a andar como antes, outros tiveram que levar celulas pois o contacto com a estrutura danificou as celulas.
2- Degradação precoce das celulas, o unico caso que conheço sem que tenha sido mexido, vendido em segunda mão é o teu, mesmo os casos que dizes que conheces, não tens a certeza de como foram tratados, nem quais os sintomas reais, isto não é ser negacionista, é tentar perceber o que se passa de facto. Muitos dos que vês que não sabes a proveniência serão casos de carros que tiveram o tal problema de isolamento, levaram com celulas no lugar das danificadas e foram vendidos, claro que basta as celulas colocadas terem uma degradação diferente das restantes que vai dar os sintomas do teu, por isso o pessoal ligas as duas coisas, mas se reparares são bem diferentes.
O teu carro tem os sintomas que se têm reparado em carros que levaram celulas novas, por isso te digo que é um terreno nunca antes navegado, pelo menos para mim, para quem tem uma oficina o que quer é meter as mãos na bateria, mas eu duvidaria muito dessa reparação, já vi casos parecidos com o teu, nas redes da treta, e o dignostico da Nissan foi a substituição do PDM, 7500€, por isso disse para fazeres um video do comportamento das celulas a fundo, e observares o que se passa. Eu gostava de ver esse video.