DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 12:29

Este erro foi no meu, e como disse posso colocá-lo a dar quando quiser, basta desligar o cabo de carregamento quando estiver a carregar, o carro continua a andar, podes parar e voltar a ligar que se não o tirares com o obd ele acaba por desaparecer.

Imagem

Vê os kms que o carro tinha quando apareceu a primeira vez, nunca quis fazer o update para não dar este erro pois isso levaria com a atualização do rapidgate. ;)

Isso que dizes da dilatação dos modulos é erro de isolamento, dá outro erro associado a este, as celulas incham por temperatura alta e o carro para se a estrutura tocar na celula, depois de voltarem a arrefecer o erro desaparece porque elas voltam ao estado normal, até aqueceres outra vez as celulas, isso é o que tenho visto por essa internet fora...

Uma coisa é achar que se é negacionista quando se colocam afirmações em causa, não tenho informação para ser facionista nem negacionista, coloco tudo em causa até ter alguma explicação plausivel. Sei que existem 2 questões completamente dispares:

1- Dilatação de celulas por abuso, está mais do que explicado o que acontece, aquecimento das celulas levam ao seu inchamento ao ponto de deformar a estrutura de metal levando este a tocar no interior da celulas, dá erro de isolamento, quando desincham o carro está pronto para andar outra vez, nestes casos não tens sequer degradação precoce das celulas. conheço casos com mais de 300 000 kms a andar como TVDE em que aconteceu isto e bastou tirar as proteções deformadas e o carro continuou a andar como antes, outros tiveram que levar celulas pois o contacto com a estrutura danificou as celulas.

2- Degradação precoce das celulas, o unico caso que conheço sem que tenha sido mexido, vendido em segunda mão é o teu, mesmo os casos que dizes que conheces, não tens a certeza de como foram tratados, nem quais os sintomas reais, isto não é ser negacionista, é tentar perceber o que se passa de facto. Muitos dos que vês que não sabes a proveniência serão casos de carros que tiveram o tal problema de isolamento, levaram com celulas no lugar das danificadas e foram vendidos, claro que basta as celulas colocadas terem uma degradação diferente das restantes que vai dar os sintomas do teu, por isso o pessoal ligas as duas coisas, mas se reparares são bem diferentes.

O teu carro tem os sintomas que se têm reparado em carros que levaram celulas novas, por isso te digo que é um terreno nunca antes navegado, pelo menos para mim, para quem tem uma oficina o que quer é meter as mãos na bateria, mas eu duvidaria muito dessa reparação, já vi casos parecidos com o teu, nas redes da treta, e o dignostico da Nissan foi a substituição do PDM, 7500€, por isso disse para fazeres um video do comportamento das celulas a fundo, e observares o que se passa. Eu gostava de ver esse video. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 17 jun 2025, 14:49

Esse erro que colocas, não é o erro que me dá a mim.
Isso também me aconteceu uma vez, que o cabo não desbloqueava. Depois lá desbloqueou e apareceu esse erro. O carro andava.

Com o erro que me dá a mim, o carro não liga. Não sei se depois elas desincham e o carro volta a andar ou não. Não esperei esse tempo. Liguei o LeafSpy e limpei o erro que lá estava, que era precisamente de isolamento, e ele voltou a andar.
Mas seja como for, é porque algo não está bem.

Além do mais, há os gráficos que mostram as células danificadas.
O que me dizem é que os módulos que vai levar, serão aproximadamente com a mesma degradação das que lá estão (os bons :D ).

Quanto às oficinas, quererem meter as mão na bateria, há de tudo.
Pode ser. Mas olha que uma das oficinas que consultei, diagnosticou-me o mesmo que os outros mas não podia reparar porque não tem módulos disponíveis. Neste caso, claramente que não é por querer fazer o trabalho.

Eu não sou mecânico e pouco percebo destas coisas. Tenho de confiar e, neste caso, vou reparar o carro em alguém que foi recomendado e que, para além disso, me pareceu confiável nas conversas que tive. Dá garantia do serviço.

É um risco? é.
E não reparar, não é risco? também é. Pode ficar parado a qualquer momento.

Que vídeo te referes?
Do LeafSpy com o carro em andamento?

civic

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 15:19

Estás a chegar lá, as duvidas que começas a colocar são as mesmas que eu, o que vais vendo por essa net fora não tem nada a ver com o teu caso, são sempre casos muito duvidosos do passado do carro, por isso estou tão curioso, não vou desde já dizer alguma coisa do que seja, mas uma coisa é certa, podes ter celulas inchadas, mas nunca tiveste paragem por falha de isolamento, o que quer dizer que a celula nunca atingiu a estrutura. Ou seja, se é uma degradação natural de algumas celulas não tens nenhuma segurança que as outras não estejam iguais ou parecidas a essas. ;)

O video que falo é colocares o Leafspy no grafico das celulas, onde aparecem todas, e fazeres um percurso a fundo, isto com o SoC onde aconteça esse problema, obviamente, assim consegues ver quais as celulas que caem mais rapidamente, ou se cairem todas, o problema é maior, juntar o maximo de informação do antes.

Como dizer que têm celulas com a mesma degradação, é muito complicado dizer uma coisa destas com total segurança, mas OK. Esse parece ser precisamente o teu problema, tens um pack onde refere que o pack tem um SoH, mas isso parece que é diferente entre as celulas, certo? Como ficamos? Eu provavelmente faria o mesmo que tu, apenas seria eu a mudar as celulas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 17 jun 2025, 15:42

civic Escreveu:
17 jun 2025, 15:19
Estás a chegar lá, as duvidas que começas a colocar são as mesmas que eu, o que vais vendo por essa net fora não tem nada a ver com o teu caso, são sempre casos muito duvidosos do passado do carro, por isso estou tão curioso, não vou desde já dizer alguma coisa do que seja, mas uma coisa é certa, podes ter celulas inchadas, mas nunca tiveste paragem por falha de isolamento, o que quer dizer que a celula nunca atingiu a estrutura. Ou seja, se é uma degradação natural de algumas celulas não tens nenhuma segurança que as outras não estejam iguais ou parecidas a essas. ;)
Eu estou em crer que tenho 2 problemas distintos.
1 - É o tal inchaço que faz com que as células toquem na caixa e dispare o erro. Isso normalmente resolve-se com o tal isolamento e o carro fica porreiro.
2 - Células/módulos com problemas que é o que faz acontecer o tal pico na % do SOC. Isto resolve-se com a substituição desses módulos.
Mas pode ser só este último problema. Não sei. Mas seja como for, ao abrir o pack, faz já o isolamento também.
civic Escreveu:
O video que falo é colocares o Leafspy no grafico das celulas, onde aparecem todas, e fazeres um percurso a fundo, isto com o SoC onde aconteça esse problema, obviamente, assim consegues ver quais as celulas que caem mais rapidamente, ou se cairem todas, o problema é maior, juntar o maximo de informação do antes.
Eu tenho esse vídeo. Se quiseres, diz-me o teu e-mail ou numero de telefone por mensagem privada, e envio-te.
civic Escreveu:
Como dizer que têm celulas com a mesma degradação, é muito complicado dizer uma coisa destas com total segurança, mas OK. Esse parece ser precisamente o teu problema, tens um pack onde refere que o pack tem um SoH, mas isso parece que é diferente entre as celulas, certo? Como ficamos?
O meu carro está com um SOH de 80%. Em principio este SOH está influenciado em baixa pelos módulos danificados. Quer isto dizer que, em principio, retirando estas células danificadas, as restantes devem dar um SOH mais alto. De quanto, não sei. Depois desta medição, os módulos a colocar serão com um SOH idêntico, mas ligeiramente superior.
civic Escreveu:
Eu provavelmente faria o mesmo que tu, apenas seria eu a mudar as celulas. ;)
Pois, mas eu não tenho conhecimentos, nem de longe, nem de perto, para fazer isso.

De facto eu não tenho certezas nenhumas. Tenho convicções.
Já sei que é um risco. Espero não cometer um erro, mas mesmo só o tempo o dirá.
Se correr bem, ficarei com um carro (como 2º carro) para mais uns anos.

civic

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 16:09

Em relação ao SoH tu dizes que os 80% serão as das celulas piores? É que o meu anda por essa ordem de grandeza e não faz nada do que o teu faz. ;)

Eu estou a ver isto numa otica de aprender alguma coisa e não falar mal ou bem de uma marca, por isso procuro sempre saber os detalhes, e é aí que tem falhado as conversas no facecoiso, quando procuras saber mais alguma coisa o pessoal simplesmente desliga.

Sim, podes mandar para o mail que vou enviar por MP.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 17 jun 2025, 16:52

civic Escreveu:
17 jun 2025, 16:09
Em relação ao SoH tu dizes que os 80% serão as das celulas piores? É que o meu anda por essa ordem de grandeza e não faz nada do que o teu faz. ;)
Não.
O SOH de 80% é o SOH total do pack. A questão é que, ao existirem alguns módulos danificados, em princípio, o SOH destes módulos danificados deve ser inferior a 80% e que poderão estar a influenciar em baixa o SOH total do pack. Ou seja, quando os retirarem do pack, o SOH dos módulos restantes (os que estão bons), deve ser superior. Exemplo com números aleatórios:

SOH total do Pack atual: 80%
SOH só dos módulos danificados: 70%
SOH só dos módulos bons 85%

Se fossem estes os números, isto significaria que iria levar os módulos com 85% de SOH (Idêntico aos módulos que lá estão) e que, o SOH real depois da reparação passaria então a ser de 85% +/-

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 17 jun 2025, 17:50

Aquilo que ouvi dizer é que a Nissan mudou a forma de cálculo do SoH para mascarar a degradação. Agora se é mesmo verdade ou não...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

civic

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 19:48

cfvp Escreveu:
17 jun 2025, 17:50
Aquilo que ouvi dizer é que a Nissan mudou a forma de cálculo do SoH para mascarar a degradação. Agora se é mesmo verdade ou não...
Isso foi no de 30kWh, neste nunca ouvi falar de nada, nem sequer de atualizações a seguir à do rapidgate, 2019.

Quanto a isso que referes do SoH, tens que ter em conta que o que o teu carro faz levaria a um SoH de algumas celulas bem abaixo dos 50% e isso notava-se na tensão delas, o que não acontece, 200mV entre elas não é nada de especial. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”