Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 07 out 2021, 17:53
Ontem fiz mais uma viagem grande (para mim). A ideia inicial era ir ao Dino parque, almoçar e depois ir ao Buddha Eden, mas devido a vários contratempos acabei por só ir almoçar e a seguir ao Dino parque, na Lourinhã.
- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Temperatura após 2º carregamento:
Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.
Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa.
- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Temperatura após 2º carregamento:
Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.
Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa.