DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 set 2021, 18:52

Hoje liguei o LeafSpy outra vez. Como nas últimas semanas tenho feito algumas cargas a 100% e mais amplas, achei que seria uma boa altura para ver se reportaria valores mais realistas, talvez. A última vez que liguei foi em 27 Dezembro de 2020, já se passaram quase 9 meses. Pois bem, subiu TUDO, ou seja, SOH, Ahr e Hx. :o Fica o screenshot:

Imagem

Podem ver como estava antes aqui: viewtopic.php?p=138813#p138813
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1007
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 25 set 2021, 18:52

Pois, é por essas que deixei de ligar ao SOH reportado pelo LS, o meu caiu à bruta no inico e agora anda na mesma percentagem à uns 30 000 kms. ;)

cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 07 out 2021, 17:53

Ontem fiz mais uma viagem grande (para mim). A ideia inicial era ir ao Dino parque, almoçar e depois ir ao Buddha Eden, mas devido a vários contratempos acabei por só ir almoçar e a seguir ao Dino parque, na Lourinhã.

- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. :roll: Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem :lol: ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Imagem
Imagem

Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Imagem

Temperatura após 2º carregamento:
Imagem

Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.

Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa. :D
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 14 nov 2021, 20:44

No domingo passado fui ao Porto visitar Serralves. Decidi ir até lá pela autoestrada. Saí de Coimbra com 97%, quase sempre a 120km/h e cheguei lá com 16%. De facto andar a 120km/h não é muito vantajoso com o Leaf. A certa altura na viagem reparei que o consumo era de 20,4kWh/100km.

Depois fui almoçar ao café/restaurante "Padoca Valadares" em Vila Nova de Gaia, onde cheguei com 13%.

Por fim, para voltar para casa decidi ir ao PCR mais perto, que era no Pingo Doce. Aí carreguei dos 11% (acho eu) aos 92%, em 45:37 e 25,96kWh carregados. A temperatura da bateria estava a meio e subiu 2 traços, ou seja, ficou a 2 traços do vermelho. No fim do carregamento voltei para casa, mas desta vez vim por nacionais.

As médias no fim ficaram assim:
Imagem

Na chegada a temperatura da bateria estava igual aquando saí do PCR.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 17:53

Bom ano a todos!

Hoje, com o carro com pouco mais de 10mil kms (eu sei, não gozem :cry: :mrgreen: ), decidi ver quanto é que gastei em carregamentos desde que o tenho. Nos carregamentos públicos cheguei ao valor arredondado de €160. Em casa fiz poucos carregamentos, mas não sei qual foi o custo, talvez mais uns €10, se tanto. Então vamos assumir €170. Ora fazendo as contas por 100km dá €1,70. ;) Muito bom para quem carrega fora de casa regularmente.

Claro que é preciso ter em atenção alguns detalhes. Eu quando comprei o carro os carregamentos em PCN ainda eram gratuitos. Portanto neste período, que ainda foi um ano e pouco, carreguei quase sempre gratuitamente. Depois com os pagamentos, ainda houve um período de uns alguns meses, penso eu, em que alguns postos ainda não cobravam tarifa OPC e muito menos a tarifa EGME. Portanto os carregamentos até saíam bastante baratos, especialmente em horário de vazio, que era o habitual para mim, ficando quase ao preço de casa (tarifa simples). Porém com a entrada do pagamento do OPC e mais tarde da EGME, o custo subiu um bocado. No entanto um dos PCNs aqui ao pé de casa continua sem cobrar a tarifa OPC, por isso ainda me vou safando com carregamentos a um custo bastante acessível, a uma potência de 6,6kW. :) Este posto tem uma suposta tarifa OPC de €0,007/min, o que para um posto de 7,2kW é muito bom. No fim de contas o custo por 100km ficaria entre €4 e €5.

Resumindo: Tive sorte. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2191
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por rnlcarlov » 09 jan 2022, 18:06

Senão lá vai a opção 3 do primeiro post. Extensão pela janela :D

cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 20:16

rnlcarlov Escreveu:
09 jan 2022, 18:06
Senão lá vai a opção 3 do primeiro post. Extensão pela janela :D
Tchi, isso já é tão velhinho. :mrgreen:

Como referi no último comentário, eu fiz isso algumas vezes desde que tenho o carro. Porém, em princípio, não irei precisar de o fazer regularmente, visto que o posto que referi, mesmo com OPC, fica a €4/100km, basicamente. O que para mim já é bom, até porque não faço muitos kms, portanto o impacto é pequeno.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1136
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 jan 2022, 21:56

Esqueci-me de dizer também que, já na altura dos pagamentos, vários dos carregamentos que fiz não me foram cobrados. Talvez por defeito dos postos, por não estarem a comunicar com a rede. Aqui também poupei algum dinheiro. Por exemplo, tenho aqui 3 carregamentos a rondar 30kWh cada um, que ficaram a €0. Eu ainda avisei os CEMEs que os carregamentos não tinham sido cobrados, mas acabaram por ficar mesmo assim, sem ser cobrados.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”