Compra de Leaf

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 09 out 2018, 12:13

Boas a todos

No seguimento da minha apresentação, e após fazer umas contas cá em casa estamos decididos a comprar um VE para os trajectos mais "longos" da semana de trabalho.

Como carro principal vamos manter o Toyota Auris Ts híbrido.

Como secundário temos um smart fortwo (que anda a mulher com ele). Importa referir que a esposa faz cerca de 5km/dia. Eu faço cerca de 60km/dia.

Ora os meu percurso normal de 60km dia, inclui subidas boas :)
Imagem

Posso eventualmente (as vezes 1x semana fazer um adicional de viagem)
Imagem

Ao fim de semana ir a casa dos sogros - o provável será ir de Toyota
Imagem


Para o dia a dia, como se percebe qualquer uma das versões, segundo o simulador de viagens, serve perfeitamente. Ja a ida aos sogros é que é bem esticado... (A subida A25 para a Guarda ui ui...)

Da vossa experiencia com VE, em especial Leaf, como é a questão de autonomia em subidas com algum esforço? - O regresso a casa, é funcional com metade do percurso com descida, que no hibrido consigo fazer 14km com gasto de 0.1l/100 :) Mas a subida...

Depois tenho a questão da retoma do Smart.

Ainda so fui a stand, e como aceitam retoma - valor inicial muito baixo como é logico.

Para conformo de km, e retoma de Smart, ponderamos o Novo Leaf (dependendo do valor final de retoma como é lógico).

Estamos mais inclinados para a versao de 30Kwh, mas mais difíceis de arranjar, ou entao a preço que seja funcional (ou seja, nas nossas contas ponderamos a versão de 30Kwh a cerca de 20k máximo, isto porque: Novo = +/- 32k. Se subtrair o que nos dá o stand de retoma do smart (+/- 8-10k) e menos uns pós de ser usado = disponíveis a dar até 20k.

Ja a versão de 24kwh penso que entre 15-17mil será o ideal. Mas a opção da versão 24kwh é a ultima. Estamos a analisar mercado.

Ao nível de custos actuais - Eu ando mais com o Auris. Gasto actualmente cerca de 8.5€/100km. (se andasse de smart no meu dia a dia, andava na casa dos 11€/100km) Iuc do Smart = 100€ + Revisão anual = +/- 250€

Face ao exposto e pela vossa experiência o que me podem ajudar?

Ajudas serão sempre bem vindas.

Obrigado

Edit . Coloquei a altitude das viagens nas imagens que nao se via

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra de Leaf

Mensagem por Nonnus » 09 out 2018, 12:59

Boas,

Algumas coisas que deves ter em atenção. Se optares por um de 24KW.h é difícil arranjares sem apresentar alguma degradação da bateria devido aos anos que tem. Pode não ser grave, por exemplo se apresentar apenas a perda de uma barra e pode ficar bem mais barato.

Se optares por um de 30KW.h vão ser certamente mais caros e os mais baratos que aparecem também já apresentam perdas, mas aqui também pode ser por ainda não terem feito a actualização do firmware. Um leaf de 30KW.h com cerca de um ano anda entre os 20 e os 25 mil euros e estes dificilmente apresentam degradação da bateria. Por exemplo o meu tem um ano e três meses 45000km e ainda não apresenta degradação.

Se estas mais inclinado para um Leaf de 30KW.h aconselhava-te a falares com o Orlando ou com o Jasmim (users aqui do fórum) que tem muita experiência e são pessoas de confiança, e talvez te consigam arranjar um importado com o valor que pretendes gastar.

Se optares por um de 40KW.h não há muito a dizer são carros recentes dificilmente tem problemas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Compra de Leaf

Mensagem por psi20 » 09 out 2018, 14:06

ora viva conterrâneo.

por favor ajusta o consumo dos acessórios no jurassic test, pois durante o inverno vais querer andar quentinho dentro do carro.
Na minha opinião pessoal tudo o que tenha menos de 24kwh é para descartar, pois será curto para as tuas necessidades.

já ponderaste um plugin? tens varios modelos por onde escolher, alguns deles permitem inclusive fazer o teu percurso quase 100% em modo electrico

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 09 out 2018, 14:54

Também poderia ser um pequeno na hipótese. PK o que acho que se paga de plug in não compensa o valor dele ( lembro me quando comprei o Auris Ts fazer contas para o Prius e o plug in é a diferença de preço eram muitos anos para pagar essa diferença...)

Já agora que seguerias de plug in?

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Compra de Leaf

Mensagem por psi20 » 09 out 2018, 15:32

ramscosta Escreveu:
09 out 2018, 14:54
Também poderia ser um pequeno na hipótese. PK o que acho que se paga de plug in não compensa o valor dele ( lembro me quando comprei o Auris Ts fazer contas para o Prius e o plug in é a diferença de preço eram muitos anos para pagar essa diferença...)

Já agora que seguerias de plug in?
Depende do orçamento.
eu já tive um fluence e agora ando de Outlander PHEV. A falta de uma rede de carregamentos forte e fiavel no interior levou-me a esta mudança.
no teu caso, tens usados os Amperas ou os Prius PHV de primeira geração (arranjas lá fora abaixo dos 20k eur)
Depois se puderes esticar o orçamento tens os modelos mais recentes, Ionic PHV, VW GTE, etc...

Não te recomendo o outlander pois nao irás conseguir fazer o teu dia a dia em EV. a minha marca anda pelos 40km EV muito embora já tenha conseguido fazer 50km aqui pela Beira.

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 09 out 2018, 15:41

Pois. Mas por esses valores prefiro elétrico.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra de Leaf

Mensagem por Fil » 09 out 2018, 16:02

Bem vindo!
Na minha opinião, tendo 2 carros e onde carregar em casa, não faz sentido comprar um híbrido.

A ideia do leaf 30kWh parece-me a ideal para o referido, contudo, se tiver disponibilidade para chegar aos 40kWh o mais provável é tocar pouco no outro carro após essa compra. Em termos económicos, a opção mais acertada parece ser os 30kWh, em termos de futuro os 40kWh dão margem para se libertarem mais cedo dos combustíveis fósseis.

Para se gastar o mínimo possível, os 24kWh chegam para o percurso referido, vai no entanto ficar curto para umas voltas extras com pouca ou fraca rede.

O problema aqui, é que 90% dos foristas acham que o VE é só para o dia a dia e que depois vão andar no outro carro nas viagens maiores, coisa que rapidamente deixa de ser uma realidade, quando se apercebem da diferença abismal de custos, daí o pessoal sugerir sempre a gama acima.

Bom, seja qual for a marca ou o modelo, o importante é que seja 100% eléctrico, porque está visto que todas as opções são boas.

Boa sorte na escolha.

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Compra de Leaf

Mensagem por psi20 » 09 out 2018, 16:53

Fil Escreveu:
09 out 2018, 16:02
Bem vindo!
Na minha opinião, tendo 2 carros e onde carregar em casa, não faz sentido comprar um híbrido.

A ideia do leaf 30kWh parece-me a ideal para o referido, contudo, se tiver disponibilidade para chegar aos 40kWh o mais provável é tocar pouco no outro carro após essa compra. Em termos económicos, a opção mais acertada parece ser os 30kWh, em termos de futuro os 40kWh dão margem para se libertarem mais cedo dos combustíveis fósseis.

Para se gastar o mínimo possível, os 24kWh chegam para o percurso referido, vai no entanto ficar curto para umas voltas extras com pouca ou fraca rede.

O problema aqui, é que 90% dos foristas acham que o VE é só para o dia a dia e que depois vão andar no outro carro nas viagens maiores, coisa que rapidamente deixa de ser uma realidade, quando se apercebem da diferença abismal de custos, daí o pessoal sugerir sempre a gama acima.

Bom, seja qual for a marca ou o modelo, o importante é que seja 100% eléctrico, porque está visto que todas as opções são boas.

Boa sorte na escolha.
malta não se esqueçam que o inverno é rigoroso na zona do user em questão...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Compra de Leaf

Mensagem por BrunoFonseca » 09 out 2018, 17:39

Eu sugiro o Zoe R90. Autonomia real acima dos 300 km, contudo com muita montanha deve ficar-se pelos 280 km.

Quanto ao preço, 20k€ dá quase para comprar um novo (bateria de aluguer) ou importar um em 2a mão com bateria de compra

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra de Leaf

Mensagem por Fil » 09 out 2018, 19:09

psi20 Escreveu:
09 out 2018, 16:53
Fil Escreveu:
09 out 2018, 16:02
Bem vindo!
Na minha opinião, tendo 2 carros e onde carregar em casa, não faz sentido comprar um híbrido.

A ideia do leaf 30kWh parece-me a ideal para o referido, contudo, se tiver disponibilidade para chegar aos 40kWh o mais provável é tocar pouco no outro carro após essa compra. Em termos económicos, a opção mais acertada parece ser os 30kWh, em termos de futuro os 40kWh dão margem para se libertarem mais cedo dos combustíveis fósseis.

Para se gastar o mínimo possível, os 24kWh chegam para o percurso referido, vai no entanto ficar curto para umas voltas extras com pouca ou fraca rede.

O problema aqui, é que 90% dos foristas acham que o VE é só para o dia a dia e que depois vão andar no outro carro nas viagens maiores, coisa que rapidamente deixa de ser uma realidade, quando se apercebem da diferença abismal de custos, daí o pessoal sugerir sempre a gama acima.

Bom, seja qual for a marca ou o modelo, o importante é que seja 100% eléctrico, porque está visto que todas as opções são boas.

Boa sorte na escolha.
malta não se esqueçam que o inverno é rigoroso na zona do user em questão...
Sem dúvida, conheço bem a zona, mas para 60 klms é uma brincadeira. Seja como for, com 30kWh tem maior margem, especialmente daqui a uns bons anos.

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”