Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

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RJSC
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 13 abr 2013, 02:13

sergiomms Escreveu: Não percebi o objectivo, mas se pegares nas referências das fichas que precisas e fores a um armazenista, ele pode não ter no momento, mas esperas 15 dias et.... voilá.
Tenho sérias dúvidas porque já nem on-line se vendem.

Esta era a ficha que a Mennekes comercializava para fazer o carregamento dos veículos antes de ter desenvolvido a ficha que agora está nos postos de carregamento públicos e que vem em carros como o Renault ZOE.

O objetivo era ter um EVSE com uma ficha macho dessas na sua entrada, ao qual depois ligam adaptadores com uma dessas fichas e o que quisermos na ponta: Shucko, CEE, monofásica ou trifásica de 16A ou 32A e depois sai do EVSE numa mennekes como a que se usa nos postos.

A ideia é fazer uma coisa como isto, mas bem mais compacta (pontas de adaptadores com tomadas para cabo em vez de caixas):
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Última edição por RJSC em 14 abr 2013, 00:19, editado 2 vezes no total.

Orlando
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por Orlando » 13 abr 2013, 10:44

Mas afinal há assim tantos pontos de carga rápida?
E o que se perde na vida útil das baterias, compensa?
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 13 abr 2013, 14:57

Orlando Escreveu:Mas afinal há assim tantos pontos de carga rápida?
E o que se perde na vida útil das baterias, compensa?
6.6 kW continua a ser carga lenta.

Os postos de carga rápida Chademo são 50 kW, e esses sim, têm algum impacto.

Postos de carga mais rápida AC existem milhares por esse país fora: tomadas CEE 32A ou para o ZOE, mesmo tomadas CEE trifásicas de 16A dão para carregar em 2 horas.
Praticamente todos os centros comercias que disponibilizam gratuitamente tomadas para carregamento de VE's têm tomadas CEE trifásicas nos parques de estacionamento.

OCasal
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por OCasal » 13 abr 2013, 17:13

Os unicos centros comerciais que conheço e que deixam usar as tomadas para ligar automoveis com a devida autorizaçao pelos seguranças sao o Dolcevitae de Ovar, Glicinias Aveiro e penso que o da figueira da Foz! Esta é a realidade atual...

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sergiomms
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms » 14 abr 2013, 00:07

RJSC Escreveu:
Tenho sérias dúvidas porque já nem on-line se vendem.

Esta era a ficha que a Mennekes comercializava para fazer o carregamento dos veículos antes de ter desenvolvido a ficha que agora está nos postos de carregamento públicos e que vem em carros como o Renault ZOE.

O objetivo era ter uma EBSE com uma ficha macho dessas na sua entrada, ao qual depois ligam adaptadores com uma dessas fichas e o que quisermos na ponta: Shucko, CEE, monofásica ou trifásica de 16A ou 32A e depois sai do EVSE numa mennekes como a que se usa nos postos.
...
Se conseguires as referências garanto-te que é uma questão de tempo até aparecerem, nem que venham da china :)

Desculpa mas continuo sem perceber :roll: :oops:
Se o EVSE serve para ligar o carro a uma tomada de 16Amp, quando o vais ligar a mais para que precisas do EVSE? :?: :?:
sergiomms
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 14 abr 2013, 00:45

sergiomms Escreveu: Se o EVSE serve para ligar o carro a uma tomada de 16Amp, quando o vais ligar a mais para que precisas do EVSE? :?: :?:
O teu saxo, quando o ligas numa tomada, ele puxa a corrente que consegue (13A ou o que seja) e não consegues que o carregador puxe a mais ou a menos.

Num carro que usa EVSE é diferente:

Se o carro não receber informação nenhuma sobre quanta corrente pode drenar, não arrisca e não carrega.
Isto porque imagina que há uma falha e o circuito do EVSE deixa de mandar informação...
Um exemplo concreto:
Um carro capaz de carregar a 32A está ligado numa tomada de 16A, nisto, o EVSE avaria e deixa de mandar informação, o carro pára de carregar.
Se em vez de parar passasse ao máximo que podia (32A), ou derretia a tomada de 16A ou caía o disjuntor.

O EVSE manda continuamente ao carro informação sobre a corrente que ele pode drenar.

Numa casa pode até haver no quadro um circuito que monitorize o consumo da casa e o carro durante o carregamento pode ir aumentado ou diminuindo a corrente de modo a não mandar o quadro abaixo.
Isto pode ou ser feito com um EVSE avançado que saiba qual a tua potência contratada e que meça todo o consumo da casa para saber o que sobra para o carro, ou com um EVSE ajustável manualmente como aquele que mostrei nas fotos.

Imagina que vais a casa dum amigo que te deixa carregar o carro e tem 30A contratados.
Chegas lá e vais colocar a carregar com 16A, depois ficas lá para jantar e eles querem ligar o forno, que vulgarmente tem 2200W (10A) para cozinhar.
Agora o carro e forno estão a consumir 26A e os 4 que sobram podem não chegar para o resto da casa porque até têm um termoacomulador ou o ar condicionado...
Agora, com um carro que não use EVSE tens que parar a carga para o quadro não ir abaixo, com um carro com EVSE, pode simplesmente chegar ao EVSE, sem parar a carga e descer a corrente para 10A ou 6A.

É pena é que os fabricantes dos carros insistem em não mandar EVSE's ajustáveis (ou ás vezes nem querem mandar nenhum) para tentar forçar a compra de um carregador fixo à parede para cada lugar onde se pretende carregar, com a respetiva fatura superior a 1000€.
No entanto, outros fabricantes começam a disponibilizar os tais EVSE's ajustáveis, como este:
[IMG]http://www.mennekes.in/uploads/media/IC ... ang_01.jpg[/IMG]

Um EVSE não é um carregador: só informa o carro quanta corrente pode usar e depois de ter confirmado usando uma tensão de 12V que têm um carro ligado, simplesmente liga directamente os 230V AC da tomada para a ficha de saída.

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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms » 14 abr 2013, 01:02

ok, já percebi :idea:

Depende da utilização de cada um, que no meu entender, essa questão é um falso problema, ou seja, possível mas remoto, tão remoto que não sei se compensa pensar nesse tipo de situação pelo custo do EVSE.
Penso que talvez seja util fazer um "chicote" que converta as CEE (mono ou tri) nas fichas para ligar ao carro, para o caso de alguns parques de estacionamento, de campismo ou até mesmo para quem trabalhe e estacione num estabelecimento industrial que tenha essa potência disponível (que normalmente, se tem essa tem os 10A também)
Pergunta: os postos mobi.e com mennekes permitem a utilização de mais potência ou são os 3,68kW igual à tomada CEE?
sergiomms
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 14 abr 2013, 01:10

sergiomms Escreveu: Pergunta: os postos mobi.e com mennekes permitem a utilização de mais potência ou são os 3,68kW igual à tomada CEE?
Por agora, segundo autocolantes que vi num da efacec, apenas dão 16A na mesma.
Mas as fichas Mennkes foram fabricadas para suportar 63A.
Se eles mudarem os disjuntores dos postos e o sinal de informação que sai para os carros, dão para mais de 3.68kW.

Em Lisboa já há alguns postos mennekes de 22 kW (3 fases / 32A por fase), e pelo menos um com uma Mennkes de 63A, que foi postado aqui no fórum.

O sistema com EVSE para carros como até agora que não passam de 3.3 kW até nem seria necessário na maioria dos casos, mas agora que estão a aparecer carros com 6.6 kW / 28A (Leaf 2ª geração), 22 kW / 3 x 32A (Smart ED) e 43 kW / 3 x 63A (ZOE), sem sistema com EVSE seria impossível colocá-los a carregar em praticamente todo o lado (tomadas de 16A).

hsanchez
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por hsanchez » 14 abr 2013, 10:55

Segundo informação obtida no stand da Caeteno Power na Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa, o Leaf branco, 0 km, que tinham em exposição, já foi vendido por 25.000 euros, têm ainda outro, azul, também 0 km, por 25.000 euros, estes fazem parte do stock actual.

Também me foi informado que o preço anunciado pela NIssan no site de 27.290 euros já é o da versão 2013, que estará disponível em Junho.

Saudações Eléctricas
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por mjr » 14 abr 2013, 11:25

Parece que há procura por VEs, o preço é que tem impedido maiores vendas.

Não me parece que os 27k do site sejam de facto preço do Leaf de 2013. Esse preço aparece como sendo de uma promoção até ao fim de Abril.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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