Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por ruimegas »

Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

"O Nissan Leaf entra na segunda geração com maior autonomia, chassis melhorado e peso reduzido. Vai ter três níveis de equipamento, mas para conhecer os preços vai ser preciso esperar até ao final do mês

[IMG]http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://turbo ... efault.jpg[/IMG]

Mais do que uma revisão profunda, a chegada da segunda geração do Leaf marca o arranque da produção do elétrico da Nissan nas linhas de montagem das instalações do construtor japonês em Sunderland, Inglaterra. A nova aventura europeia do Leaf não traz grandes alterações à forma, remetendo as novidades para o conteúdo.

Diversas alterações ao chassis permitiram poupar peso e melhorar a agilidade, enquanto uma revisão ao conjunto motor/baterias aumentou a autonomia de 175 km para 199 km. Um novo carregador de 6,6 kW reduz o tempo de carga para metade, aumentando a funcionalidade do Leaf.

A segunda geração do Nissan Leaf chega a Portugal já em Maio, com três níveis de equipamento. Uma evolução face à atual, que tem apenas um. Para conhecer os preços vai ser preciso esperar pelo final do mês de Abril. Para ajudar o tempo a passar pode ver o vídeo do Nissan Leaf em ação nas ruas de Oslo."

Em: http://turbo.sapo.pt/ultimas/artigo/seg ... -9324.html
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
sergiomms
Mensagens: 83
Registado: 05 jan 2011, 23:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 0000
Localização: Lazarim, Almada

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms »

ruimegas Escreveu:... Um novo carregador de 6,6 kW reduz o tempo de carga para metade, aumentando a funcionalidade do Leaf.
...
Será que é mesmo assim? Com o carregador a requisitar 6600W os carregamentos "em qualquer tomada doméstica" tornam-se impossiveis. Ou o EVSE está lá para exactamente para proporcionar esta ligação?
sergiomms
Saxo Electrique
vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 22:33

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por vgomes »

Acho que o EVSE portátil que deverá vir de origem será o de 10A.
Para se usar os 6.6KW (monofásico +-30A) do novo carregador terá que ser num EVSE de ter em casa tipo o homecharger da EFACEC.

Tb é possível com o cabo menekes (sem EVSE no cabo) carregar num posto que disponha de 6.6KW, mas não conheço nenhum.
Avatar do Utilizador
sergiomms
Mensagens: 83
Registado: 05 jan 2011, 23:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 0000
Localização: Lazarim, Almada

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms »

vgomes Escreveu:Acho que o EVSE portátil que deverá vir de origem será o de 10A....
Pois a minha questão era esta exactamente! É que sem a possibilidade de utilização livre de qualquer tomada, a autonomia (não do carro mas do seu dono) seria inferior à versão de 2010.
sergiomms
Saxo Electrique
vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 22:33

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por vgomes »

Tens a utilização livre em qq tomada com o EVSE portatil de 10A. Acho que têm para venda os outros cabos (EVSE 16, menekkes).
No Zoe é que não tens (de origem mas há disponivel em opção).

Tb já há EVSE portáteis a venda aftermarket e que até dão para escolher entre 3 amperagens diferentes
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC »

A única função útil do EVSE é exatamente essa: informar o carro sobre quanta corrente pode drenar.

Pode ser como o ZOE, que é capaz de drenar 63A mas se lhe ligarem um EVSE de 10A ele só vai drenar 10A.

De resto, serve também para muita gente se encher de dinheiro...
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por mjr »

Mais de 16A em tomadas domésticas não é possível (sem colocar em risco a tomada e a instalação). Se houver EVSEs portáteis de mais de 16A, não podem ter ficha Schuko. O mais provável é terem fichas CEE de 32A.

Não sei se há, mas penso ser possível fazer um EVSE com duas fichas, que automaticamente selecione a corrente máxima conforme a que estiver ligada. Penso que a Tesla tinha essa abordagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC »

mjr Escreveu:Mais de 16A em tomadas domésticas não é possível (sem colocar em risco a tomada e a instalação). Se houver EVSEs portáteis de mais de 16A, não podem ter ficha Schuko. O mais provável é terem fichas CEE de 32A.

Não sei se há, mas penso ser possível fazer um EVSE com duas fichas, que automaticamente selecione a corrente máxima conforme a que estiver ligada. Penso que a Tesla tinha essa abordagem.
Era a do EVSE ser de 32A e depois usar-se um adaptador para fichas CEE de 16A e Shucko.

A Mennkes antes vendia estas fichas CEE-plus que agora não consigo encontrar à venda em lado nenhum...
[IMG]http://www.quality-trading.com/admin/up ... 0power.jpg[/IMG]
http://www.mennekes.de/Graphics/XPic6/00030625_0.pdf

Uma CEE Normal encaixa perfeitamente e não faz contacto com os pinos de dados
Um EVSE com uma ficha destas na entrada quando se ligasse uma ficha CEE sem nada nos pinos de dados ficava para 10A, depois fariam-se adaptadores para CEE 16 e 32 com por exemplo uma resistência nos pinos de dados para informar o EVSE da corrente que a ponta adaptadora suporta.
Fica exatamente como os EVSE da tesla.

Para mim se encontrasse umas fichas CEE plus contava fazer um EVSE assim. Mas será muito difícil, e não conheço mais nenhuma ficha de potência com pinos de dados sem ser estas (e as que liga aos carros, que obviamente não se devem usar nas entradas).

A outra solução é colocar um chip RFID nas pontas adaptadoras mas isso torna-se caro e complexo.

Para meu uso pessoal, se não houver mais nada, e como percebo o que estou a fazer em último caso coloco um ajuste manual no EVSE.
Avatar do Utilizador
sergiomms
Mensagens: 83
Registado: 05 jan 2011, 23:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 0000
Localização: Lazarim, Almada

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms »

RJSC Escreveu:Era a do EVSE ser de 32A e depois usar-se um adaptador para fichas CEE de 16A e Shucko.

A Mennkes antes vendia estas fichas CEE-plus que agora não consigo encontrar à venda em lado nenhum...
[IMG]http://www.quality-trading.com/admin/up ... 0power.jpg[/IMG]
http://www.mennekes.de/Graphics/XPic6/00030625_0.pdf

Uma CEE Normal encaixa perfeitamente e não faz contacto com os pinos de dados
Um EVSE com uma ficha destas na entrada quando se ligasse uma ficha CEE sem nada nos pinos de dados ficava para 10A, depois fariam-se adaptadores para CEE 16 e 32 com por exemplo uma resistência nos pinos de dados para informar o EVSE da corrente que a ponta adaptadora suporta.
Fica exatamente como os EVSE da tesla.

Para mim se encontrasse umas fichas CEE plus contava fazer um EVSE assim. Mas será muito difícil, e não conheço mais nenhuma ficha de potência com pinos de dados sem ser estas (e as que liga aos carros, que obviamente não se devem usar nas entradas).

A outra solução é colocar um chip RFID nas pontas adaptadoras mas isso torna-se caro e complexo.

Para meu uso pessoal, se não houver mais nada, e como percebo o que estou a fazer em último caso coloco um ajuste manual no EVSE.
Não percebi o objectivo, mas se pegares nas referências das fichas que precisas e fores a um armazenista, ele pode não ter no momento, mas esperas 15 dias et.... voilá.
sergiomms
Saxo Electrique
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por Orlando »

Preços de 30k a 35k.....e possibilidade de aluguer de baterias
http://www.leblogauto.com/2013/04/nissa ... ntree.html
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”