
Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
- pemifer
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Já conhecia este jornalista de outros videos alarmistas.
Falam do caso como se afetasse todos Hyundai Ioniq, Hyundai Kauai, Kia e-Soul e Kia e-Niro e depois falam em 43 casos em Espanha.
A minha vez de ter este problema deve estar a chegar...
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Bem, o Meu Kia E-Soul já levou um motor novo, o ruido começou por volta dos 2000 e poucos kms 

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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Seja o problema em muitas ou poucas unidades, nada justifica que queiram forçar as pessoas a comprar um motor novo por causa de um rolamento. 

Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Houve evolução acerca deste problema.
Acho que o caso dos rolamentos é um pequeno problema, por outro lado o facto da falha de isolamento e o carro continuar a andar é um bocado estranho, não há normas?
Acho que o caso dos rolamentos é um pequeno problema, por outro lado o facto da falha de isolamento e o carro continuar a andar é um bocado estranho, não há normas?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Sinceramente não sei se haverá risco real de choque com uma fase do motor em curto com o chassis. Para haver choque é necessário que se feche o circuito, e basicamente isso depende se o circuito de baixa tensão (12V) está isolado da bateria de tração. Tendo em conta que não há fusíveis a disparar com uma fase do motor em curto com o chassis, deve significar que é isolado, pois caso contrário o circuito fecharia internamente ( a massa do circuito de 12V está em curio com o chassis).
Seja como for, é um risco muito grande, pois se acontecer uma segunda falha aí teremos um curto fase-fase, e se as proteções não estiverem bem dimensionadas poderá ser uma fonte de ignição…
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Preocupante. O grupo Hyundai Kia tem um belo sarilho para lidar.
Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Eles chegam a ligar uma fase do motor ao chassis com um fio e o carro continua a andar, o sistema de tração é completamente isolado do carro, aliás, até há normas para isso, acima de 60v, salvo erro, tem que ser completamente isolado, neste caso mediram umas centenas de volts do lado do chassis.mjr Escreveu: ↑04 dez 2022, 13:03Sinceramente não sei se haverá risco real de choque com uma fase do motor em curto com o chassis. Para haver choque é necessário que se feche o circuito, e basicamente isso depende se o circuito de baixa tensão (12V) está isolado da bateria de tração. Tendo em conta que não há fusíveis a disparar com uma fase do motor em curto com o chassis, deve significar que é isolado, pois caso contrário o circuito fecharia internamente ( a massa do circuito de 12V está em curio com o chassis).
Seja como for, é um risco muito grande, pois se acontecer uma segunda falha aí teremos um curto fase-fase, e se as proteções não estiverem bem dimensionadas poderá ser uma fonte de ignição…
Penso que ele proprio refere no video que deu conta disto porque apanhou um esticão quando tentavam ver a cena dos rolamentos, ou seja, carro com as rodas no ar a rodar para verificar o barulho e se lhe tocas...
A questão dos rolamentos já é um bico de obra, a do isolamento até deve dar multas para a propria marca, ou não?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Não faz sentido estar no chão e apanhar um choque de um carro que está no ar, não há maneira de fechar o circuito. Já toquei várias vezes numa fase de 230VAC e não senti nada porque estava isolado da Terra... Se assim não fosse não verias pássaros pousados em cima de fios de alta tensão como se não se passasse nada.
O circuito tem de fechar por algum lado. O problema é que por vezes fecha por sítios onde não estávamos à espera e... zzzt. Não vi o vídeo, mas se realmente ele apanha um choque tem de haver um ligação ao carro por outra parte do corpo, para que feche o circuito.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Essa comparação com passáros não faz sentido nenhum, o passaro está "pendurado" no cabo, não está em contacto com mais nada, numa oficina podes perfeitamente estar a tocar no carro e a passagem é feita pelos pés ou estares encostado a alguma superficie, haver água no chão, usares solas que não são de borracha, existem muitas possibilidades disso acontecer, eu proprio já apanhei choques em frigorificos que davam passagem, e levas valentes esticões, isto a 230v agora imagina a 400v.mjr Escreveu: ↑05 dez 2022, 00:05Não faz sentido estar no chão e apanhar um choque de um carro que está no ar, não há maneira de fechar o circuito. Já toquei várias vezes numa fase de 230VAC e não senti nada porque estava isolado da Terra... Se assim não fosse não verias pássaros pousados em cima de fios de alta tensão como se não se passasse nada.
O circuito tem de fechar por algum lado. O problema é que por vezes fecha por sítios onde não estávamos à espera e... zzzt. Não vi o vídeo, mas se realmente ele apanha um choque tem de haver um ligação ao carro por outra parte do corpo, para que feche o circuito.
O esticão ocorre pela diferença de potencial, neste caso será entre o chassis do carro e o chão, por isso os eletrodomenticos devem usar a terra (caminho mais facil) como um carro não usa terra terá que estar bem isolado e ter seguranças para o caso desse isolamento falhar, é o mínimo.
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