Intervalo de manutenção

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Norvati
Mensagens: 2
Registado: 26 abr 2022, 11:10
Data de fabrico: 07 abr 2022
Capacidade bateria: 64kWh

Intervalo de manutenção

Mensagem por Norvati » 26 abr 2022, 14:16

Boas,

Estou em processo de adquirir um Kauai 64kWh, acontece que quando perguntei qual o intervalo de manutenção que tem que ser feito neste carro, as respostas variaram de 15 em 15.000 Km a 50 em 50.000Km, ou 1 ano (nisso as respostas foram coincidentes). Conseguem dizer-me qual o intervalo correcto, e já agora qual o custo médio?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por BrunoAlves » 26 abr 2022, 14:57

Tanto quanto sei é como já era no meu ioniq, 15 em 15kkm ou um ano, o que acontecer primeiro.
Na revisão "dos 15k" não fazem nada a não ser trocar filtro de habitáculo, na revisão "dos 30k" trocam mais o fluido do circuito dos travões. Cheguei a pagar 30€ pela revisão "dos 15k", agora já vai em valores muito mais altos :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2022, 16:19

Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por frankesousa » 26 abr 2022, 18:20

Nonnus Escreveu:
26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h :lol:

Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.

Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.

No mínimo descriminação negativa é :?

Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto :mrgreen:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por corrisi » 26 abr 2022, 19:19

frankesousa Escreveu:
26 abr 2022, 18:20
Nonnus Escreveu:
26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h :lol:

Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.

Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.

No mínimo descriminação negativa é :?

Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto :mrgreen:
Efetuei a revisão dos 5 anos do meu leaf 30kwh de 2017 na semana passada em concessionário oficial Nissan. Paguei 89€ pela revisão, a mão de obra essa foi de 38.5€/h.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por Arad79 » 26 abr 2022, 21:53

Valores deste mês para um ioniq 28kWh, que vai com 120000km: 300€ na Santogal, cerca de 200 na Caetano energy. Em ambas, o preço da mão de obra é mais alto que nos fósseis.

Só me ocorre uma palavra: chulos.


Imagem

Norvati
Mensagens: 2
Registado: 26 abr 2022, 11:10
Data de fabrico: 07 abr 2022
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por Norvati » 27 abr 2022, 11:39

Obrigado pelas resposta.

Realmente é uma chulice. Pagar mais por uma manutenção mais simples, mais rápida e mais limpa!

Entregam pelo menos o carro com a bateria carregada?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 12:46

Nada mau... Não sei se foi aqui se no FB, vi o relato de um concessionário Peugeot que cobrava 100€/IVA pela MO dos VE :doh:

A solução é pedir a vários concessionários, às vezes o desvio pode bem pagar o café.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por frankesousa » 27 abr 2022, 13:10

Uma pergunta que penso pertinente é:

A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Se não, qual a justificação para essa "discriminação" quando na verdade "até em casa" se podia fazer a "manutenção oficial" de um VE!

Nunca pensei muito no assunto, mas pelo que sei os manuais técnicos e regras de manutenção têm de estar obrigatoriamente disponíveis a qualquer um, por um preço.

Numa oficina "normal" mudar o filtro do habitáculo e/ou liquido dos travões (basicamente o que os VE fazem) não será a 100€/h certamente!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intervalo de manutenção

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 14:09

Não sei ao certo, mas imagino que isso seja algo para alguém se decidir chatear em tribunal. Até lá, isto vai infelizmente tornar-se a norma :(
frankesousa Escreveu:
27 abr 2022, 13:10
A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Certamente que sim.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”