Página 1 de 2

Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 14:16
por Norvati
Boas,

Estou em processo de adquirir um Kauai 64kWh, acontece que quando perguntei qual o intervalo de manutenção que tem que ser feito neste carro, as respostas variaram de 15 em 15.000 Km a 50 em 50.000Km, ou 1 ano (nisso as respostas foram coincidentes). Conseguem dizer-me qual o intervalo correcto, e já agora qual o custo médio?

Obrigado.

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 14:57
por BrunoAlves
Tanto quanto sei é como já era no meu ioniq, 15 em 15kkm ou um ano, o que acontecer primeiro.
Na revisão "dos 15k" não fazem nada a não ser trocar filtro de habitáculo, na revisão "dos 30k" trocam mais o fluido do circuito dos travões. Cheguei a pagar 30€ pela revisão "dos 15k", agora já vai em valores muito mais altos :(

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 16:19
por Nonnus
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 18:20
por frankesousa
Nonnus Escreveu:
26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h :lol:

Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.

Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.

No mínimo descriminação negativa é :?

Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto :mrgreen:

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 19:19
por corrisi
frankesousa Escreveu:
26 abr 2022, 18:20
Nonnus Escreveu:
26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h :lol:

Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.

Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.

No mínimo descriminação negativa é :?

Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto :mrgreen:
Efetuei a revisão dos 5 anos do meu leaf 30kwh de 2017 na semana passada em concessionário oficial Nissan. Paguei 89€ pela revisão, a mão de obra essa foi de 38.5€/h.

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 26 abr 2022, 21:53
por Arad79
Valores deste mês para um ioniq 28kWh, que vai com 120000km: 300€ na Santogal, cerca de 200 na Caetano energy. Em ambas, o preço da mão de obra é mais alto que nos fósseis.

Só me ocorre uma palavra: chulos.


Imagem

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 27 abr 2022, 11:39
por Norvati
Obrigado pelas resposta.

Realmente é uma chulice. Pagar mais por uma manutenção mais simples, mais rápida e mais limpa!

Entregam pelo menos o carro com a bateria carregada?

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 27 abr 2022, 12:46
por BrunoAlves
Nada mau... Não sei se foi aqui se no FB, vi o relato de um concessionário Peugeot que cobrava 100€/IVA pela MO dos VE :doh:

A solução é pedir a vários concessionários, às vezes o desvio pode bem pagar o café.

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 27 abr 2022, 13:10
por frankesousa
Uma pergunta que penso pertinente é:

A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Se não, qual a justificação para essa "discriminação" quando na verdade "até em casa" se podia fazer a "manutenção oficial" de um VE!

Nunca pensei muito no assunto, mas pelo que sei os manuais técnicos e regras de manutenção têm de estar obrigatoriamente disponíveis a qualquer um, por um preço.

Numa oficina "normal" mudar o filtro do habitáculo e/ou liquido dos travões (basicamente o que os VE fazem) não será a 100€/h certamente!

Re: Intervalo de manutenção

Enviado: 27 abr 2022, 14:09
por BrunoAlves
Não sei ao certo, mas imagino que isso seja algo para alguém se decidir chatear em tribunal. Até lá, isto vai infelizmente tornar-se a norma :(
frankesousa Escreveu:
27 abr 2022, 13:10
A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Certamente que sim.