HYUNDAI IONIQ 5

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por OCasal » 22 abr 2021, 13:43

O principal factor de mudança para um veículo eléctrico é o factor económico. Enquanto os carros top estiverem acima dos 40k €, estamos a falar de um negócio de elite!

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por LuisG » 22 abr 2021, 14:47

Orlando Escreveu:
22 abr 2021, 10:29

Se olharmos para as vendas nacionais os carros mais vendidos andam todos nos 30000euros para cima.
Pois...infelizmente as opções em novo, andam acima deste valor. Menos só micro, ou usados e nesse aspecto tens feito a tua parte :clap: :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por Arad79 » 22 abr 2021, 15:20

Os usados importados são a única forma realista de se ter um bom elétrico na casa dos 20/25k€.

Tiramos partido dos incentivos mais elevados que há em França, por exemplo.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 22 abr 2021, 20:28

Nonnus Escreveu:
22 abr 2021, 09:21
mjr Escreveu:
21 abr 2021, 10:56
É significativamente melhor que o Model 3 nos SuC V3.

Claro que isto coloca um stress adicional na bateria, especialmente nos SOCs mais elevados...
Não vai depender muito do Buffer que a bateria tiver?
Esses buffers são muito caros, duvido que tenham buffer em cima que seja significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 08:51

Até hoje sempre tiveram buffer, tanto no ioniq 28kwh como no Kauai 64kwh.
Os novos modelos estão a sair tb com buffer. Veremos...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por LuisG » 23 abr 2021, 11:45

IONIQ 5 First Drive

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 23 abr 2021, 18:14

Orlando Escreveu:
23 abr 2021, 08:51
Até hoje sempre tiveram buffer, tanto no ioniq 28kwh como no Kauai 64kwh.
Os novos modelos estão a sair tb com buffer. Veremos...
Sim, dizem que tem buffer... o que para mim vale pouco. Informação útil seria a tensão máxima por célula, que eu sinceramente duvido que seja muito abaixo de 4,2V/célula e certamente acima de 4,11V/célula (que equivale a 95% de SOC real).

Todos dizem que a capacidade útil é menor que a capacidade real, mas na verdade quando se vai a ver a tensão máxima e mínima os packs estão todos espremidos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por BrunoAlves » 23 abr 2021, 21:48

No caso do ioniq de 28kWh havia de facto um buffer, tanto que com a bateria a "100%" (no painel) a regeneração disponível era total até uns 3% reais acima disso. Mas a 100% de display a tensão da bateria já era nesses 4,1V se bem me recordo.

Assumindo que não estamos a falar de uma química revolucionária, será o mesmo princípio, talvez uns 5kWh de buffer?
Outra coisa relevante em relação ao ioniq original era que a indicação de descarga não era linear. Eu tive essa percepção várias vezes e o Bjorn também o confirmou, os últimos %% valem menos km que os restantes. Uma indicação não linear desse tipo pode mascarar uma suposta reserva superior.
É aguardar, os números reais rapidamente serão conhecidos. Seja como for, a performance de carregamento é de facto impressionante. Como o novo Mercedes, aliás. Se isso terá implicações na durabilidade, só o tempo dirá
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 24 abr 2021, 10:05

Entre 4,11V e 4,2V tens 5% de SOC, o que num pack de 80kW.h são 4kW.h. O valor absoluto nem é muito relevante (a não ser para a autonomia perdida), mas sim a percentagem que permite ter regeneração quando o carro está completamente carregado. Mas 5% não explicam a curva de carga, nem nada que se pareça, 100kW de carga a 80% de SOC num carro com esses 5% de buffer significam 100kW a aproximadamente 75% de SOC reais. A mim parece-me bastante (um TM3 nos 75% de SOC carrega a 60kW)!

Tem de ser uma química mais resistente à deposição de lítio. No Kona eles cortam muito a carga acima dos 65%, para uma bateria que é ligeiramente menor que esta, e que até tem obrigado a um update do firmware para corrigir potenciais problemas com a carga (coisa que a Tesla faz silenciosamente OTA).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por BrunoAlves » 24 abr 2021, 12:17

Sim, acho que tens razão.
mjr Escreveu:
24 abr 2021, 10:05
Tem de ser uma química mais resistente à deposição de lítio
Já o e-tron também tem uma curva de carregamento impressionante e já tem algum tempo.

Normalmente dava-se aquela relação entre capacidade de carga, durabilidade e resistência ao descontrolo térmico, em que "se tapas os pés destapas e cabeça" :mrgreen: mas estas baterias parecem vir redesenhar esse lençol. Boa :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”