HYUNDAI IONIQ 5

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Orlando
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por Orlando » 24 abr 2021, 15:20

mjr Escreveu:
23 abr 2021, 18:14
Orlando Escreveu:
23 abr 2021, 08:51
Até hoje sempre tiveram buffer, tanto no ioniq 28kwh como no Kauai 64kwh.
Os novos modelos estão a sair tb com buffer. Veremos...
Sim, dizem que tem buffer... o que para mim vale pouco. Informação útil seria a tensão máxima por célula, que eu sinceramente duvido que seja muito abaixo de 4,2V/célula e certamente acima de 4,11V/célula (que equivale a 95% de SOC real).

Todos dizem que a capacidade útil é menor que a capacidade real, mas na verdade quando se vai a ver a tensão máxima e mínima os packs estão todos espremidos.
Queres vir medir os 2 pack de ioniq que tenho a armazenar energia? :mrgreen:
São Tomé tb era assim.
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por Nonnus » 24 abr 2021, 16:40

BrunoAlves Escreveu:
24 abr 2021, 12:17
Já o e-tron também tem uma curva de carregamento impressionante e já tem algum tempo.
Lá esta, o E-Tron a diferença daquilo que mostra e aquilo que tem é uma brutalidade. Eu já não me lembro da diferença, mas sei que é significativo.
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 25 abr 2021, 09:00

O e-tron tem quase 10% de capacidade não utilizada, mas não sei em que partes do SOC. Faz sentido que seja tudo ou quase tudo na parte superior do SOC.

Não explica tudo, mas já contribui significativamente.

Há muitos casos de baterias que as marcas podiam facilmente permitir carregar a 100kW acima de 80% de SOC, mas optaram por não o fazer para evitar degradação acelerada. A própria Hyundai o fez no Kona, limitando severamente a carga acima dos 65% de SOC, como eu senti na pele ao voltar de Lisboa quando fiz o TD.
No Ioniq de 40kW.h, é muito pior!

Neste caso optou por não o fazer, espero que seja uma decisão puramente técnica.
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por ruramos » 25 abr 2021, 09:18

No caso do ioniq de 39kWh o problema é a disposição da bateria o que leva a ter uma voltagem baixa, depois sofre no carregamento.

O e-niro aos 100% tem a voltagem de 4.14v, ainda tem algum buffer até aos 4.2v.
Imagem
Última edição por ruramos em 25 abr 2021, 09:35, editado 1 vez no total.

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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 25 abr 2021, 09:29

No Ioniq 40 (38.3 úteis, 40,4 totais segundo a EV database) não é só a tensão mais baixa, longe disso. Em carregadores ultra rápidos, onde a corrente de carga não seria problema, a curva mantém-se:

Imagem

Aliás começam a baixar a corrente de carga logo aos 50% de SOC, o que é inédito!
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por FullElectric » 25 abr 2021, 14:35

mjr Escreveu:
25 abr 2021, 09:00
O e-tron tem quase 10% de capacidade não utilizada, mas não sei em que partes do SOC. Faz sentido que seja tudo ou quase tudo na parte superior do SOC.

Não explica tudo, mas já contribui significativamente.

Há muitos casos de baterias que as marcas podiam facilmente permitir carregar a 100kW acima de 80% de SOC, mas optaram por não o fazer para evitar degradação acelerada. A própria Hyundai o fez no Kona, limitando severamente a carga acima dos 65% de SOC, como eu senti na pele ao voltar de Lisboa quando fiz o TD.
No Ioniq de 40kW.h, é muito pior!

Neste caso optou por não o fazer, espero que seja uma decisão puramente técnica.
Num PCR 50kW o Kona mantém a potência máxima até aos 77% SoC. A partir daí é que limita por patamares
Está aqui a última curva de carga que medi no meu
viewtopic.php?f=79&t=8157&p=140855#p140855

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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por mjr » 25 abr 2021, 16:57

Hum... tens razão, é acima dos 65% que começa a limitar. Tinha a ideia dos 65%, não sei porquê. O que me lembro é que bateu certo com o indicado pela Fastned:

Imagem

Ou seja, começa a limitar aos 72% e aos 77% passa para 25kW, como que a dizer para parar de carregar. O que não bate certo com a tua curva... que a olho parece começar a limitar após o upgrade aos 75% e aos 79% muda para o patamar de 25kW, e antes do upgrade parece ser mais tarde, começando nos 77% o primeiro patamar.. O SOC do gráfico que colocaste é igual ao SOC mostrado no carro?

Mas vai dar ao mesmo, limita muito mais cedo do que podia. É um limite artificial para proteger a bateria. Só de pensar que o primeiro Ioniq carregava a 50kW a 80% de SOC com uma bateria que é metade da do Kona...
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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por FullElectric » 25 abr 2021, 20:19

Aos 78% passa para 25kW
Sim, é o SoC indicado pelo carro

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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2021, 09:59

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Re: HYUNDAI IONIQ 5

Mensagem por cfvp » 10 jul 2021, 18:43

Análise da Razão Automóvel: https://www.youtube.com/watch?v=amSE9ldlSS4

Vendo no ev-database, vejo que consome 189Wh/km. Este novo ioniq é menos eficiente do que o primeiro?
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