Recall Iminiente Hyunday Kona

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 26 fev 2021, 12:41

O "meu" já fez a actualização do software de gestão de carregamento da bateria, mas pelos vistos não resolve o problema.
Da Coreia vêm notícias que o recall de subtituição das baterias começará por lá no próximo mês e na Europa em Abril.
Esperemos. Atendendo à dimensão do mercado português devemos ficar em "espera". :mrgreen:

microcris
Mensagens: 10
Registado: 01 set 2019, 03:18
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por microcris » 05 mar 2021, 14:02

Está confirmada a existência de um problema com as baterias da LG.
https://insideevs.com/news/492387/hyund ... ires-cause

Hyundai told InsideEVs that the investigation led by MOLIT (Ministry of Land, Infrastructure, and Transport) in South Korea pointed that the folded anode tab “could allow the lithium plating on the anode tab to contact the cathode, resulting in an electrical short.” It’s this electrical short that would cause the fires. All the defective cells came from LGES’s plant in Nanjing.
Isto é um problema de hardware, não se resolve com updates de firmware/software.

Alguém sabe qual é o fabricante das baterias dos kona portugueses?

Já agora, alguém sabe em que consiste o suposto update de firmware que "iria resolver" o problema?
Tenho ideia que consistia na paragem da carga por volta dos 90%, deixar ficar parado durante 10min (talvez para deixar balancear as células) e depois resumir a carga.
Hyundai Kona

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por mjr » 05 mar 2021, 17:48

Se o problema é a deposição de lítio no ânodo contactar o cátodo a "solução" por software deve ser evitar ao máximo essa deposição, ou seja... carregar mais lento em DC, especialmente quando a bateria está "fria". Não estou a ver como limitar a 90-95% a carga pode resolver essa situação.

Precisamente para evitar essa deposição de lítio com a consequente degradação de capacidade, a Tesla aquece ativamente as células num carregamento DC até aos 55ºC!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por OCasal » 05 mar 2021, 18:12

Então no Leaf, que não limita a velocidade de carga em DC em baixas temperaturas, não é perigoso?

microcris
Mensagens: 10
Registado: 01 set 2019, 03:18
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por microcris » 05 mar 2021, 19:15

Não tem a ver com a disposição do lítio nas folhas.
Pelo que percebi, tem a ver com a ligação das folhas aos terminais da célula.

Imagem

Algumas células têm a chapa de ligação (tab) do ânodo dobrada e faz curto com a folha do cátodo.
Hyundai Kona

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por FullElectric » 05 mar 2021, 23:55

O meu quando foi à revisão fizeram-lhe uma atualização de sw que se encontrava em sistema para aquele VIN
Tentei obter info do que se tratava mas as explicações foram muito vagas, apenas sabiam que era uma atualização do sw de gestão da bateria de tração
Após essa atualização fiquei com a sensação que o carro perdeu alguma potencia de regeneração. Não sei se teve ou não algum efeito nessa característica, pois pode ser paranoia minha, ou mesmo alguma diferença no carro devida às temperaturas mais frias. Essa revisão aconteceu antes da entrada do tempo frio

microcris
Mensagens: 10
Registado: 01 set 2019, 03:18
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por microcris » 15 mar 2021, 20:01

Viva!

Ligaram-me na semana passada para levar o meu Kona ao concessionário. Disseram-me que têm um update de software para unidade de controlo de estabilidade, uma série de testes para fazer à bateria e ainda um update de software relacionado com a bateria.
Hyundai Kona

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por FullElectric » 15 mar 2021, 23:56

Iden por aqui
Ligaram a informar que o meu Kauai tem um recall agendado
2 atualizações de sw; Uma relacionada com o controlo de tração e outra da gestão da bateria HV
Tem ainda prevista a entrega de uma capa para o EVSE portátil

Pelo que consegui apurar a atualização do sw da bateria HV é para corrigir erros no tratamento dos dados de temperaturas reportados pelos sensores de temperatura dos vários módulos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Recall Iminiente Hyunday Kona

Mensagem por mjr » 16 mar 2021, 15:37

Eu sugeria fazerem uma carga rápida ampla (tipo 20-90%) antes e depois do SW, para perceber se foi criada alguma limitação. Podem também ter alterada o controlo da climatização da bateria, ligando o arrefecimento a uma temperatura mais alta (a la Tesla) para evitar a deposição de Lítio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Hyundai”