1000km à portuguesa num Kauai

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 07 jun 2020, 11:26

Saí às 9h34 de Alcochete. A velocidade de cruzeiro são os 120 reais. Estou a registar dados com o Torque Pro.

https://glympse.com/0A8Q-82MZ
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por ruramos » 07 jun 2020, 11:40

Vais fazer tudo em AE? :clap:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 07 jun 2020, 12:23

Bem, só até Braga. Claro que o total era mais de 1000km. Eu vim ontem de Faro, fiz Faro-Alcochete por estrada e gostei bastante. Muito à vontade, muita potência.

Até agora, o que posso dizer:
  • Quando completei os primeiros 100km estava com 71%. Indicação de poder fazer 330km a 120 reais.
  • Cheguei a Leiria com 52%, o máximo para fazer sentido parar. 155km, a Serra d'Aire fez mossa.
  • O consumo deste carro neste regime é um pouco superior ao do IONIQ a 140 reais. Isso custa... É mais tempo que terei de paragem. (Estou nos 20-21)
Agora é gerir a capacidade da bateria. Parar o mais possível para descansar e evitar dissabores com postos ocupados.

O primeiro erro do UVE novato é tentar fazer poucas paragens.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2020, 12:30

Belíssima localidade, essa onde estás parado agora :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 07 jun 2020, 13:55

Fui esperto. Calculei que Antuã estaria ocupado... E estava, um Model 3 LR...
Ora, na A7 há um posto que significa um desvio de 12km. 12km são 6 minutos. Se eu tentasse ver se o dono do Tesla aparecia para perguntar quanto tempo demorava, só aí se iam os 6 minutos.

Uma explicação, e também para os que dizem que em Portugal ninguém faz viagens de mais de 650km.... Vou levar uns colchões e umas cenas fixes à minha irmã, que mudou de casa recentemente.
Tenho estado no Algarve, porque não aguentei mais estar sozinho em casa com os meus filhos a tentar trabalhar. Fui passar a noite a casa com a minha mulher, e aproveitei para fazer este transporte. E ainda bem, a minha irmã vai ficar muito contente.
Não são incomodadas nem mulheres, nem crianças. Não há emissões de CO2 que o carro é elétrico. E a DHL cobrava 280€ pelo transporte só das cenas fixes, sem colchões.
Última edição por migle em 07 jun 2020, 14:06, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por ruramos » 07 jun 2020, 14:03

Antuã já está livre á 15min.. se calhar foi por pouco :D
Esquece..já vi que já estás a carregar na A7.. a que velocidade?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2020, 14:04

Também por aí o teu desafio dos 1000km é muito mais exigente que o norueguês. Ele planeia parar e tem 4 carregadores de 350kW, 8 de 150kW, 10 de 50kW e 20 da Tesla. Tudo no mesmo sítio.

Nós temos um PCR 😁

(algum exagero intencional eheheheh)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 07 jun 2020, 14:09

Estou a carregar pelos 48kW e ligou mesmo agora o TMS.
Estou a ouvi-lo pela primeira vez na vida.

A temperatura está nos 38, está a ser arrefecida a 19 graus e a velocidade de carregamento reduziu-se para 44kW.

Só lamento duas coisas. Saí às 9h, queria ter saído às 7h. Já não vou apanhar os miúdos ainda acordados. Segunda coisa: custa muito passar no Porto e não parar para beber uma jola.

Basicamente, o TMS está a comer 6A. Estou a 119 em vez de 125A.

É tão esquisito... Os carros não saem da bomba de gasolina. Parece que estão lá estacionados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por ruramos » 07 jun 2020, 14:27

No meu post sobre o e-niro digo que o TMS liga aos 35 graus. Nesse deve ser igual..
:D
Serve para a experiência.. hehe.. :dance:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por BrunoAlves » 07 jun 2020, 15:16

Muito off-topic à bruta, mas cá vai.
migle Escreveu:
07 jun 2020, 14:09
ligou mesmo agora o TMS.
Estou a ouvi-lo pela primeira vez na vida
É algo que faz pensar quando se experimenta um carro com alguma espécie de TMS. A "razão" da necessidade contra os que não têm nenhum arrefecimento será conhecido dos engenheiros que seguramente sabem mais que nós, mas que faz alguma confusão faz, os não têm têm, como é que funcionam assim.
No ioniq admirava-me a capacidade de manter a bateria a temperaturas controladas apenas com um ventilador do habitáculo num carro que carregava alegremente acima de 2C. Mas que a bateria aquecia, aquecia senão aquilo não precisava. Mas a carregar, a andar depressa ou devagar, estava sempre controlado e a andar e carregar a toda a gáspia.
Ontem fiz 550km (a velocidades legais-ish) com um carregamento rápido a meio, mas já tinha saído de um carregamento de 3h a 22kW aos 100% antes de sair e carreguei mais 2h a 22kW (até aos 80%) ao chegar. A fúria com que o AC estava a trabalhar quando fui desligar o carro do último carregamento faz pensar que:
- ou os carros com TMS se defendem demasiado
- ou os carros sem TMS têm de facto alguma coisa em falta.

Não sei, a sério que não, mas em relação ao teu post só posso dizer que
migle Escreveu:
07 jun 2020, 14:09
Basicamente, o TMS está a comer 6A.
Podia comer 12. Ou 18. É impagável.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”