Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por noway » 22 mai 2019, 15:24

É preciso desconfiar dos vendedores..... especialmente no conhecimento que tem sobre VEs...

Charging timers in Leaf: https://www.youtube.com/watch?v=dR80TENMJ30

Leaf User Guide (se quiseres conhecer melhor as configurações que o carro possui): viewtopic.php?t=7375
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por pemifer » 22 mai 2019, 15:29

leogrova Escreveu:
20 mai 2019, 23:29
Este fim de semana, tive que ir a Extremoz. Como sabem, para aqueles lados, não há PCRs.
Não é bem assim, não há em Estremoz mas há em Évora que fica em caminho... ;)
supermantorras Escreveu:
22 mai 2019, 15:14
O tótó do vendedor quando lhe perguntei sobre isso e indiquei que o Leaf tinha, disse que não dava para fazer. Fiquei com a ideia que a partir do momento que se colocava em carga ficaria automaticamente a carregar e quando chegasse ao fim, ficava a 'carregar' até que tirássemos o cabo.
Qualquer elétrico tem um programador de carregamento e um programador de climatização (por tempo, não por percentagem).
Em alguns Leaf de primeira geração dava para limitar a carga a 80%. Nos Teslas tambem dá. (para alem da programação)
Se tiver o programador ativo o carro não carrega quando lhe põe o cabo.
Qualquer elétrico PÁRA de carregar quando chega o fim do programa ou quando chega a 100% (ou 80% se tiver essa opção).
NENHUM carro fica a carregar depois de chegar a 100%!
supermantorras Escreveu:
22 mai 2019, 15:14
Outra coisa, ele disse-me que uma wallbox andaria à roda dos 800/900€ (embora variasse de marca para marca). Pensei que o preço fosse um pouco mais baixo. Ah e também me disse que o carro podia carregar a 12A (ou seria 10? ou 15? Não me recordo) e que por isso comprar uma wallbox talvez fosse a melhor ideia.
O cabo que o Leaf trás, não sei se no Ioniq é igual, chamado EVSE carrega a 10A pelo que é seguro carregá-lo numa tomada normal.
Para mim, carregar a 10A, chega para 99,9% das ocasiões. 0,1% para qualquer coisa que agora não me lembro...
Pode comprar um EVSE regulável que permite carregar com diferentes intensidades.
Tambem pode comprar uma wallbox que no fundo não passa de um EVSE que não pode levar consigo uma vez que está agarrado à parede.
Normalmente as wallbox são muito mais caras e têm menos funcionalidades que os EVSE.
Tenha cuidado com a informação que lhe prestam em concessionários. Salvo raríssimas excepções (1 pessoa na Auto Julio), eles não sabem do que estão a falar.
IGNORE tudo o que lhe disserem no concessionário.
Aliás já percebeu que eles não percebem nada, certo?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por noway » 22 mai 2019, 15:39

supermantorras Escreveu:
22 mai 2019, 15:14
Outra coisa, ele disse-me que uma wallbox andaria à roda dos 800/900€ (embora variasse de marca para marca). Pensei que o preço fosse um pouco mais baixo. Ah e também me disse que o carro podia carregar a 12A (ou seria 10? ou 15? Não me recordo) e que por isso comprar uma wallbox talvez fosse a melhor ideia.
O EVSE original da Nissan carrega a 10A.

Alternativas?
Tens o EVSE Inteligente do APR (aqui do fórum) baseado no OpenEVSE, tens o próprio OpenEVSE que foi o que montei na minha garagem (está no meu DB viewtopic.php?f=84&t=7483), tens o dos chineses ZenCar por volta dos 300 EUR que muitos aqui do fórum usam (https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/, etc. Propostas mais em conta não faltam.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por supermantorras » 22 mai 2019, 17:07

pemifer Escreveu:
22 mai 2019, 15:29

Qualquer elétrico tem um programador de carregamento e um programador de climatização (por tempo, não por percentagem).
Em alguns Leaf de primeira geração dava para limitar a carga a 80%. Nos Teslas tambem dá. (para alem da programação)
Se tiver o programador ativo o carro não carrega quando lhe põe o cabo.
Qualquer elétrico PÁRA de carregar quando chega o fim do programa ou quando chega a 100% (ou 80% se tiver essa opção).
NENHUM carro fica a carregar depois de chegar a 100%!
Sim, por isso coloquei a parte do 'carregar' entre plicas. Sei que a bateria não passa dos 100% :) mas acho que não lhe dá saúde nenhuma se continuar com o cabo ligado e já tiver atingido a carga máxima, certo?
pemifer Escreveu:
22 mai 2019, 15:29
O cabo que o Leaf trás, não sei se no Ioniq é igual, chamado EVSE carrega a 10A pelo que é seguro carregá-lo numa tomada normal.
Para mim, carregar a 10A, chega para 99,9% das ocasiões. 0,1% para qualquer coisa que agora não me lembro...
Pode comprar um EVSE regulável que permite carregar com diferentes intensidades.
Tambem pode comprar uma wallbox que no fundo não passa de um EVSE que não pode levar consigo uma vez que está agarrado à parede.
Normalmente as wallbox são muito mais caras e têm menos funcionalidades que os EVSE.
Tenha cuidado com a informação que lhe prestam em concessionários. Salvo raríssimas excepções (1 pessoa na Auto Julio), eles não sabem do que estão a falar.
IGNORE tudo o que lhe disserem no concessionário.
Aliás já percebeu que eles não percebem nada, certo?
Bem que eu vos fui lendo por aqui falar no EVSE e não percebia bem do que se tratava. Pensei que fosse algum cabo ou aparelho que se tivesse de comprar à parte. Portanto basicamente é o cabo que vem de origem com os carros e que se pode ligar à tomada normal.

Tendo em conta que o carro tem a possibilidade de iniciar a carga apenas na hora que estiver configurada no programador do carro penso que a necessidade da wallbox cai por terra. Quanto muito posso é aumentar a potência contratada lá em casa para valores que permitam usar a maior carga possível tendo em conta o cabo utilizado.
noway Escreveu:
22 mai 2019, 15:39

O EVSE original da Nissan carrega a 10A.

Alternativas?
Tens o EVSE Inteligente do APR (aqui do fórum) baseado no OpenEVSE, tens o próprio OpenEVSE que foi o que montei na minha garagem (está no meu DB viewtopic.php?f=84&t=7483), tens o dos chineses ZenCar por volta dos 300 EUR que muitos aqui do fórum usam (https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/, etc. Propostas mais em conta não faltam.
Vou ver essas opções embora já tenha ficado um pouco mais descansado com a questão de ser possível agendar o início do carregamento. Obrigado pelas várias infos que me foste dando (já saquei também o guia do Leaf).

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por Nerusonu » 22 mai 2019, 21:00

No caso do leaf podes programar a hora de saída de casa e ele gere a carga para sair a essa hora a 100%.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por bpedrosa » 22 mai 2019, 21:13

Nerusonu Escreveu:
22 mai 2019, 21:00
No caso do leaf podes programar a hora de saída de casa e ele gere a carga para sair a essa hora a 100%.
Programar a hora de saída? Como se faz isso?
O que costumo fazer é ver quanto tempo demora a chegar a 100% e programar para começar a carregar o mesmo numero de horas antes da hora de saída. Há outra forma sem ter de fazer estas contas?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2019, 22:06

Sim, basta não definir hora de início ;)

Esta funcionalidade não funciona no ioniq :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por migle » 22 mai 2019, 22:38

BrunoAlves Escreveu:
22 mai 2019, 22:06
Esta funcionalidade não funciona no ioniq :(
:lol:
ela parece que está lá. Temos onde indicar todos os dados, e até ficamos na dúvida acerca do que faz a opção "carregar apenas no horário indicado" (para que serve programar o horário e desactivar esta opção?)... mas depois chegamos à conclusão de que não, parece que quem desenhou aquelas funcionalidades lhe escapou qualquer coisa... se calhar não era um utilizador de VE.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por leogrova » 23 mai 2019, 17:17

Comunidade, apresento as minhas mais sinceras desculpas - o que relatei anteriormente foi devido a um erro meu.
Ao passar de "carregar agora", para "carregar segundo o plano",
A caixinha não ficou marcada.
Ontem à noite ao colocar o carro a carregar, verifiquei que ele iniciou de imediato...
Pronto, está desfeito o mistério.
Vou editar a primeira publicação, para não induzir ninguém em erro.
Mais uma vez, as minhas desculpas.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por migle » 23 mai 2019, 22:42

Pois! O único motivo para achar que só teria carregado 50% era a programação....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”