Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2020, 21:19

Como eu disse atrás
BrunoAlves Escreveu:
08 set 2020, 22:24
Há um (bom) motivo para se encontrarem ioniq de 28kWh no mercado de usados mais caros do que muitos Leaf de 40kWh
Eu cheguei a fazer 4CR seguidas e sempre a fundo, está no meu DB.
É um carro eléctrico incrível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 10 set 2020, 14:11

Boa viagem e óptimas notícias.
Atravessar Espanha, pela zona menos desenvolvida, até há pouco tempo era impossível, curta ou longa autonomia.

Acho que já conseguimos sobreviver à fase em que viajar com um VE de autonomia curta era difícil ou impossível. Agora é uma questão de maior ou menor flexibilidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2020, 17:25

Nestes dias tenho notado uma coisa curiosa com as estimativas de tempo do Hyôiô. Quando marco um percurso no GPS que é maioritariamente estrada nacional, dá-me uma estimativa de tempo um bocado disparatada. Por exemplo estou a 50km do destino e dá-me uma hora e meia de caminho.
Também nos pcrs tem estado meio estranho, a adicionar +20min ao tempo de carga previsto. Por exemplo diz-me 55min restantes quando o ligo e depois aos 83% ainda me diz 29min restantes. Depois quando baixa a velocidade de carga aos 84% lá percebe que está mal estimado e passa de repente para 9 min, que é o normal. Mas da vez seguinte volta a fazer o mesmo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2020, 17:44

Alguma coisa que ficou marada na memória :mrgreen:
Não sei se te lembras, mas o meu tive uma altura em que dava sempre o mesmo valor de autonomia enquanto estava a carregar, depois passou-lhe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ruramos » 14 set 2020, 21:19

rnlcarlov Escreveu:
14 set 2020, 17:25
Nestes dias tenho notado uma coisa curiosa com as estimativas de tempo do Hyôiô. Quando marco um percurso no GPS que é maioritariamente estrada nacional, dá-me uma estimativa de tempo um bocado disparatada. Por exemplo estou a 50km do destino e dá-me uma hora e meia de caminho.
Também nos pcrs tem estado meio estranho, a adicionar +20min ao tempo de carga previsto. Por exemplo diz-me 55min restantes quando o ligo e depois aos 83% ainda me diz 29min restantes. Depois quando baixa a velocidade de carga aos 84% lá percebe que está mal estimado e passa de repente para 9 min, que é o normal. Mas da vez seguinte volta a fazer o mesmo.
essas estimativas do gps o meu kia e-niro é igual, estimativas muito muito altas. não sei que raio de algoritmo usam, devia ser mais real, usam os mapas da tomtom tinha de ser melhor. Mas também com android auto quem raio usa o gps do carro? :lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 15 set 2020, 21:06

ruramos Escreveu:
14 set 2020, 21:19
Mas também com android auto quem raio usa o gps do carro? :lol:
:roll: :mrgreen:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por pemifer » 17 set 2020, 18:47

rnlcarlov Escreveu:
15 set 2020, 21:06
Desculpa invadir o teu DB com isto.
Conheço uma pessoa que tem Leaf e comprou agora um Ioniq igualzinho ao teu (branco e 28kWh).
Ele disse-me que tinha muita pena do Ioniq não ter uma App para ver a carga da bateria ou ligar o AC remotamente.
Isso é verdade?
Eu vi um video no Youtube que aparenta ser de uma App para o Ioniq mas está em alemão...
Nem sequer consegui perceber o nome da App.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 19:02

O ioniq de 28kWh só tinha app nativa na Coreia mesmo.

Apareceu uma app third party que permitia aceder remotamente ao carro, mas tinhas de ter um telemóvel no carro emparelhado com o obd e depois esse é que servia de "ponte" para o telemóvel que anda contigo. Deixa espreitar o vídeo a ver se é isso

Edit: não é a mesma, mas tem o mesmo princípio. Eu na altura testei as primeiras versões do EVNotify (mas nunca mais usei por ter de usar 2 telemóveis)
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=50#p97102

Essa do vídeo usa aparentemente um rpi para ligar ao OBD e servir para o telemóvel. Nos comentários alguém pede versão em inglês e ele dá este link
http://tutorial.sochack.eu/en/2018/01/0 ... o-article/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 17 set 2020, 20:58

[EDIT] Ok, parece que o Bruno esclareceu primeiro tudo.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 22 set 2020, 13:42

Só para terminar o relato da ida a Espanha, o regresso foi feito da mesma forma. 600km no primeiro dia e 400km no 2º. Parei nos mesmos carregadores. Primeiro foi a parte mais rápida. Saída de La Manga às 9.45, sempre por autovia até Cieza e depois Albacete. As médias de consumo foram 14kWh/100 até ao primeiro PCR e 16,2 no segundo troço, o que era esperado já que à ida aproveitei o relevo favorável para fazer na casa dos 12, o que a 120km/h é impensável salvo a descer. :lol:

Imagem

A paragem em Albacete foi também paragem para almoço e já que tinha o troço maior pela frente aproveitei para carregar a 100% na Mennekes após o fim da CCS aos 94%. Não havia mais ninguém para carregar (aliás, nunca houve em todos os carregamentos em Espanha) e o preço é ao kWh, logo foi encher a 6.6kW. De Albacete segui pela nacional por onde vim, mas antes de chegar a Ruidera tomei outro caminho em direção a Tomelloso, onde voltei a apanhar a autovia. Segundo o Google eram menos kms, e a estrada até tem menos curvas deste modo. Já na autovia vi que estava com margem de manobra e acabei por fazer uma boa parte do caminho a 120km/h, chegando a Ciudad Real com 11%.

Imagem

Pausa para um lanchinho enquanto deixei carregar até 94%. O dinheiro que tinha na carteira da Iberdrola foi quase à continha para esta carga, tendo terminado com 0,07€ de saldo. Ainda é dinheiro, mas fica para usar pró ano :D
O caminho até Orellana correu como o normal (excepto apanhar uns tantos camiões no caminho) e cheguei ao alojamento por volta das 18h15. Já lá tinham posto uma barreira junto às tomadas da circuitor para mais ninguém estacionar.

No 2º dia saí a 100% de Orellana e fui sempre a 90/120 km/h consoante o tipo de estrada, e 153km depois cheguei a Badajoz ainda com 30% no depósito e 12,5kWh/100 de consumo.

Imagem

Durante este percurso foi particularmente impressionante a falta de visibilidade por vezes devido a fumo de queimadas. Não sei se na Espanha as queimadas eram proibidas até de 15 de Setembro. O que é certo é que dia 16 era queimadas por tudo quanto era sítio, até fazia impressão.
Em Badajoz aproveitei novamente o carregador gratuito, e uma pausa para xixi (que envolve andar um bocado até ao centro comercial El Faro) foi suficiente para ter o carro quase nos 94% novamente. Para Évora foi pouca distância e cheguei com 44%. O relevo foi desfavorável e isso viu-se no consumo de 15.2/kWh, mesmo incluindo a parte mais lenta da nacional ao chegar a Évora. E nesta última paragem antes de chegar em casa, pois claro que lá estava novamente um Tesla M3 a carregar há 6 minutos :evil:
Depois do banho de espera da viagem de ia, estava a ver que ia apanhar outra seca. Felizmente foi apenas cerca de metade, pois o tm3 era SR e o condutor tirou o carro aos 80%. Almocei o farnel enquanto carreguei e depois fiz-me ao caminho até Lisboa, onde cheguei com 28% e uma média de 13.4kWh/100.

Imagem

E assim termina a viagem mais longa do Hyôiô. Foram cerca de 2400km feitos. Os carregamentos nos PCRs da Iberdrola ficaram-me em 62€. As portuguesas só no fim do mês é que sei :P Só esperei para carregar nas duas únicas cargas em Portugal. Em Espanha funcionou tudo muito bem com a Iberdrola.

Responder

Voltar para “Hyundai”