Re: Hyundai Kona/Kauai EV
Enviado: 18 jun 2019, 23:35
Basicamente, o carro conduz-se melhor que o Ioniq. Como "máquina para conduzir" está mais bem conseguido. Assim que dei aqui a volta à urbanização, a baixa velocidade, senti logo que o carro parecia mais leve nas curvas.
Ao parar, para ir buscar o comando da garagem ao Prius+, aproveitei logo para comparar a suspensão traseira dos dois, e efectivamente, a do Kauai, como não podia deixar de ser, é multi-link.
Isso permitiu-me fazer curvas daquelas para entrar na AE a 80km/h sem sentir qualquer peso. O facto do carro ser curto também é favorável aqui.
O carro parece "barato" basicamente porque dá a sensação de que pesa 800-1000kg no máximo. Parece um carrinho de linhas, um carro de golf, kart, um citadino, o que quiserem.
Os pneus são bons e mais largos. São Nexen e ao contrário dos Michelin, dão um rodado extremamente silencioso ao carro a baixa velocidade. Estou a dizer com as janelas abertas, porque medir se o carro é silencioso com as janelas fechadas... bem insonorizado até um 3.0TDi é silencioso.
A maior velocidade, o motor ou a electrónica é audível, quando o Ioniq é silencioso. Ao acelerar, na Vasco da Gama, é tipo chaleira. Não faz tanto barulho como o i3 mas faz bastante mais que o Ioniq. Não perdi a oportunidade de carregar até ao degrauzinho antes do fim do curso do pedal.
A resposta do acelerador irritou-me um bocadinho. Parece ligeiramente exponencial, ao ponto de no primeiro cm não dar quase nada. Depois, claro. faz o modo Sport do Ioniq parecer quase o Normal deste, e a transição... Gosto mais da resposta do acelerador do Ioniq, que parece linear. Porém, o Kauai parece mais com um CI...
E é isto que há para dizer. Eu acho a bagageira boa, suficiente para mim, e melhor do que a maior parte dos carros que tive. O carro é pequeno por fora e grande por dentro.
Pequenas irritações:
- Aquele espaço por baixo do telemóvel, é estúpido, mas paciência.
- Tem dois botões para entrar na navegação, mas nenhum EV... há um botão asterisco que podemos configurar para ir para o painel EV, mas irrita.
- As configurações EV são melhores, como se sabe, mas os contadores no "instrument cluster" são piores, como também se sabe.
- O ecrã do AVN parece-me pior posicionado, parece que olho para ele de lado. O i30 também tem o ecrã ali, elevado, mas talvez por ser um carro mais estreito não dê tanto esta sensação.
Bué fácil de manobrar e estacionar. Neste aspecto, mais uma vez, dá a sensação de ser um citadino barato... De certeza que muitos vão preferir um carro mais chato de manobrar para dar o seu dinheiro por bem empregue.
O óptimo Satnav da Hyundai é igualzinho ao do Ioniq e dos outros Hyundais todos,
Infelizmente, custou-me um bocado sentar-me à tarde num carro sem bancos em pele e ventilados... Já não estou habituado e não gostava de voltar atrás. Também já não consigo usar cruise-control que não seja adaptativo até parar...
Também pude perceber o sarilho que é carregar uma bateria daquelas... e os meus pais ainda só têm o EVSE de 12A... é pensar que não tem de ficar todo carregado esta noite, que vai carregando, com o tempo...
Não trocava. A única razão por que trocaria era se houvesse mais espaço no lugar do meio atrás. Se fosse comprar um agora, teria muita coisa em que pensar...
Assim, tipo trocar com os meus pais, não trocava. Continuo em lua de mel com o Ioniq, sorvo cada momento de condução... é verdade que pesa mais, mas ao mesmo tempo, tem mais espaço....
A minha prioridade seria trocar o Prius+ da minha mulher, no entanto, não é fácil encontrar substituto para um 7 lugares, em que os 3 lugares de trás são independentes... O Ioniq estou para continuar com ele bastante mais tempo, provavelmente até aos 5 anos, ou até mais... Há carros a vir que são melhores, mas os outros que hão de vir a seguir vão ser melhores ainda.
EDIT: para o caso de não ter sido claro, eu achei a condução fenomenal. Parecer um citadino com 800kg, é um feito incrível.