DB Hyundai IONIQ
Re: DB Hyundai IONIQ
Na terça fiz a maior viagem no ioniq, fui de santo tirso até Bragança e voltei. Não fiz muito planeamento, sabia que tinha um pcr em Vila Real e que pelas minhas contas tinha autonomia para fazer a viagem nas calmas.
Só que cometi um "erro", saí de casa com 80% porque achava que era mais do que suficiente pela experiência que tinha, mas não me lembrei que até Vila Real sobe bastante e a meio da viagem +/- decido desligar o ac porque já estava a ver o caso mal parado. Não sei até que ponto iria ser diferente mas os mapas do ioniq não estão actualizados porque não tinha o túnel do Marão, e quando comecei a descer para Vila Real já so tinha 12% de carga mas quando cheguei ao pcr tinha 16%, podia ter sido pior... Em 30m carregou até 94% (limitado pelo ioniq) e lá segui viagem mas desta vez fui mais controlado, porque em Bragança só tinha pontos de carga lentos, cheguei lá com 56%. Enquanto fui jantar deixei a carregar porque qualquer carga é melhor que nenhuma (o cabo voltou a ficar preso), saí de Bragança com 60% e chego a Vila Real com 27%. Nesta altura quando estou a carregar no pcr ouve-se bem alto as ventoinhas, mas o ioniq não tem qualquer informação sobre a temperatura das baterias mas desconfio que estavam bem quentes. Depois de Vila Real até Santo tirso não custou não, sem qualquer restrição de velocidade cheguei com 43% de carga. Neste dia foram 505km com uma media de consumo (segundo o cb) 11,4kwh/100km nada mau para o tipo de percurso.
Amanha vou novamente a Bragança, mas desta vez não saio com menos de 90% para não andar a fazer contas.
Só que cometi um "erro", saí de casa com 80% porque achava que era mais do que suficiente pela experiência que tinha, mas não me lembrei que até Vila Real sobe bastante e a meio da viagem +/- decido desligar o ac porque já estava a ver o caso mal parado. Não sei até que ponto iria ser diferente mas os mapas do ioniq não estão actualizados porque não tinha o túnel do Marão, e quando comecei a descer para Vila Real já so tinha 12% de carga mas quando cheguei ao pcr tinha 16%, podia ter sido pior... Em 30m carregou até 94% (limitado pelo ioniq) e lá segui viagem mas desta vez fui mais controlado, porque em Bragança só tinha pontos de carga lentos, cheguei lá com 56%. Enquanto fui jantar deixei a carregar porque qualquer carga é melhor que nenhuma (o cabo voltou a ficar preso), saí de Bragança com 60% e chego a Vila Real com 27%. Nesta altura quando estou a carregar no pcr ouve-se bem alto as ventoinhas, mas o ioniq não tem qualquer informação sobre a temperatura das baterias mas desconfio que estavam bem quentes. Depois de Vila Real até Santo tirso não custou não, sem qualquer restrição de velocidade cheguei com 43% de carga. Neste dia foram 505km com uma media de consumo (segundo o cb) 11,4kwh/100km nada mau para o tipo de percurso.
Amanha vou novamente a Bragança, mas desta vez não saio com menos de 90% para não andar a fazer contas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: DB Hyundai IONIQ
Excelente relato e também excelentes consumos. O percurso é acidentado mas como é um circuito de ida e volta o somatório da altitude acumulada é 0Joaomoura Escreveu:Na terça fiz a maior viagem no ioniq, fui de santo tirso até Bragança e voltei. Não fiz muito planeamento, sabia que tinha um pcr em Vila Real e que pelas minhas contas tinha autonomia para fazer a viagem nas calmas.
Só que cometi um "erro", saí de casa com 80% porque achava que era mais do que suficiente pela experiência que tinha, mas não me lembrei que até Vila Real sobe bastante e a meio da viagem +/- decido desligar o ac porque já estava a ver o caso mal parado. Não sei até que ponto iria ser diferente mas os mapas do ioniq não estão actualizados porque não tinha o túnel do Marão, e quando comecei a descer para Vila Real já so tinha 12% de carga mas quando cheguei ao pcr tinha 16%, podia ter sido pior... Em 30m carregou até 94% (limitado pelo ioniq) e lá segui viagem mas desta vez fui mais controlado, porque em Bragança só tinha pontos de carga lentos, cheguei lá com 56%. Enquanto fui jantar deixei a carregar porque qualquer carga é melhor que nenhuma (o cabo voltou a ficar preso), saí de Bragança com 60% e chego a Vila Real com 27%. Nesta altura quando estou a carregar no pcr ouve-se bem alto as ventoinhas, mas o ioniq não tem qualquer informação sobre a temperatura das baterias mas desconfio que estavam bem quentes. Depois de Vila Real até Santo tirso não custou não, sem qualquer restrição de velocidade cheguei com 43% de carga. Neste dia foram 505km com uma media de consumo (segundo o cb) 11,4kwh/100km nada mau para o tipo de percurso.
Amanha vou novamente a Bragança, mas desta vez não saio com menos de 90% para não andar a fazer contas.
Re: DB Hyundai IONIQ
Muito bom relato! Se dúvidas existiam, aqui estão mais provas ; controlo da temperatura das baterias e consumos muito baixos para o percurso. Grande ioniq! Está sem dúvida, uns patamares acima dos rivais.
Parabéns uma vez mais João!
Parabéns uma vez mais João!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Hyundai IONIQ
Fantástico, belo relato!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: DB Hyundai IONIQ
Excelente relato. Esses consumos para esse relevo são no mínimo excelentes.
Como soltaste o cabo?
Como soltaste o cabo?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: DB Hyundai IONIQ
Tive de usar a abertura de emergência, mas acho que sei porque acontece. Se estiver a carregar, fechar/abrir/fechar quando voltar a abrir o cabo já não solta. No fim de semana vou replicar a ver se acontece sempre.
Re: DB Hyundai IONIQ
Excelente relato.
Para quem pretende no futuro de um a dois anos passar a conduzir um VE, tal como eu, ajuda sempre ler relatos destes.
Já agora a que velocidade foram feitas cada uma das etapas?
Para quem pretende no futuro de um a dois anos passar a conduzir um VE, tal como eu, ajuda sempre ler relatos destes.
Já agora a que velocidade foram feitas cada uma das etapas?
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: DB Hyundai IONIQ
Afastar o comando do raio de ação do carro por uns minutos não resolveu?Joaomoura Escreveu:Tive de usar a abertura de emergência, mas acho que sei porque acontece. Se estiver a carregar, fechar/abrir/fechar quando voltar a abrir o cabo já não solta. No fim de semana vou replicar a ver se acontece sempre.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: DB Hyundai IONIQ
A ida para vila real ia entre 100/120 mas depois tive de moderar para 80 porque não estava confiante que chegava ao destino. Entre vila real e Bragança como não ia ter grande carga em Bragança não passava dos 80 nas subidas. De vila real para casa foi sem restrição, mas também era quase só descidas.
Tentei afastar o comando por 2 vezes e nada..
Tentei afastar o comando por 2 vezes e nada..
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: DB Hyundai IONIQ
O consumo do IONIQ é bastante interessante, parabéns pela maquina