Resolução
Quando o técnico de EVs da Hyundai ficou disponível, a resolução foi simples. Foi desligar a bateria de 12V e voltar a ligar. Após esta operação, o selector de mudanças passou a funcionar normalmente. Não estou a falar de uma reinicialização das memórias estáticas, ficar 5 ou 30 minutos com a bateria desligada, foi mesmo um simples desliga e volta a ligar da bateria de 12V. O carro tinha registado um código de erro, sim, apesar de não ter havido luzes de aviso no painel.
Não encontro um smiley com orelhas de burro para pôr aqui...
MRider Escreveu: ↑14 out 2018, 20:29
Posto isto verifique os fusível, verifique a tensão da bateria. Se estiver tudo ok é melhor levar a marca.
Sim, isto teria sido suficiente. Eu achei que como estava a ter a medição da tensão da bateria de 12V via OBD, não precisava de mais. O tipo do reboque que cá esteve ontem à noite disse "eu podia medir...." mas com o carro na garagem não poderia fazer um encostão de bateria... ficou por aí...
Perguntei na oficina "se eu tivesse desligado a bateria de 12V ...?" e sim...
Causa desconhecida. Talvez um pico de corrente enquanto carregava. Aqui já não sei... Quanto à lâmpada do habitáculo, trocaram-na, pura e simplesmente, e eu já estava a ver a factura dentro do meu saquinho quando fui obrigado a dizer que a que lá estava, estava boa, não foi isso que eu pedi para verificar.
A ideia é que esse pico de corrente fez o carro entrar num modo de segurança, um modo de auto-protecção, tranca a bateria de alta voltagem e não mete mudanças.
Mas como é que era intermitente? A única hipótese que vejo é que quando eu metia o ELM-327, ele mesmo estando em modo de segurança, entrava noutro modo, tipo de diagnóstico ou de oficina, e deixava meter as mudanças após uns 30 segundos. Certo é que foi após meter o ELM-327 que o carro funcionou em Espanha, ontem à noite depois do desespero de não o conseguir tirar da garagem e hoje de manhã para meter o N. Nunca meteu uma mudança sem o ELM-327 lá metido.
Enfim. Ficam dúvidas. Mas é certo que é um modo do carro, não é um funcionamento de falha aleatória. Eu pedi informação sobre o código de erro e sobre se tem registada a hora.
O carro ficou para amanhã porque precisam que esteja desligado 4h. Deve ser para medir a tensão da bateria auxiliar em repouso, e falaram num sensor também (tensão? calibração do voltímetro da bateria auxiliar?).
Amanhã vão testar bem em estrada, vão carregar o carro, e vão voltar a olhar para o problema da luz do habitáculo.
Para a próxima, colegas de Ioniq: desliguem sempre a bateria de 12V e voltem a ligar.