O que eu via, a quantidade de oficinas distribuídas pelo país com treino específico para tratar de EVs, em comparação a tudo o que tinha lido em relação à Renault... E a quantidade de oficinas em que a recepção é diferente, mas onde a mesma oficina trata Nissans Leaf e Hyundais (Caetano x, Entreposto)...
Porém, a resposta à questão da bateria de 12V não é totalmente satisfatória. A bateria, se for posta no testador, passa os testes. Porém, é inegável pelos meus registos que ela passa hoje em dia muito mais tempo a carregar do que era hábito.
No outro dia, cheguei com SoC baixo, e fiz o meu primeiro teste de tomada de 0 a 100%.
- Queria seguir a ideia básica que li do mjr, aos 2% usar o AC para gastar o resto da bateria, porém...
- ... havia o problema indicado pelo BrunoAlves, que dos 2% para baixo o carro desliga o AC para não gastar bateria. Bem, iria esperar o tempo necessário.
- ... ao chegar à garagem, liguei o cabo do EVSE, mas em disabled. Reparei que o AC do carro não desligou aos 2%. Seria ainda mais abaixo?
- Por alguma razão, raciocínio à pressa para ir fazer o jantar, acabei por deixar o cabo do EVSE desligado, e aí sim, desligou o AC. Então parece que se a ficha do EVSE estiver ligada, o AC continua ligado mesmo em SoC baixo, isto pode ser uma dica para futuros testes.
- Quando voltei, esperava ainda encontrar o carro ligado, mas não estava. O telemóvel indicava -0.5% de SoC.
- O carro estava bastante morto, não totalmente, mas parece-me que a bateria de 12V não estava bem.
- Fui obrigado a puxar o veio para abrir a porta de carga mas mesmo assim não começou a carregar. (pressão arterial sobe, adrenalina)
- Liguei imediatamente o booster, entrei no carro e meti-o em ON. Ele ligou mas disse que tinha de desligar por falta de bateria, ok...
- Começou a carregar...
Ou seja, tanto trabalho para fazer um teste de tomada, e acaba por ser estragado pela bateria de 12V. É a sensação que tenho. Infelizmente, já passou mais de uma semana e ainda não pude fazer os gráficos. Passa-me pela cabeça comprar uma bateria (bolas, uma bateria destas é barata) para ver se o comportamento do carro fica melhor, que se lixe se sai do meu bolso...