Smart EQ - problemas

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
Responder
damadeira
Mensagens: 3
Registado: 08 ago 2023, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2019
Capacidade bateria: 17,8

Smart EQ - problemas

Mensagem por damadeira » 16 ago 2023, 10:32

Bom dia a todos, eu era um feliz proprietário de um Smart Fortwo cabrio de Janeiro de 2019 com apenas 45000kms, até ao dia 27 de julho passado! Está neste momento numa concessão MB, juntamente com mais 4 primos, com a mesma doença, não aceita carregamentos e apresenta avaria no modulo de carregamento. Após alguma pesquisa na net, encontrei o caso do Alves (também aqui do fórum) e outros tantos por esse mundo. <br/>
Os senhores da Mercedes Benz Portugal e Alemanha dizem que não se trata de um defeito de fabrico e não assumem qualquer responsabilidade, mas o numero de casos encontrados aponta para um defeito de fabrico de um modulo (DCDC), existem muitas avarias denunciadas pelos proprietários, todos mais ou menos com 4 / 5 anos e com cerca de 45000kms! Tinha de ser uma grande coincidência!!! <br/>
Aparentemente os que se vão safando são os proprietários com extensões de garantia ou que os compram usados com garantia...<br/>
A reparação que me é proposto pela MBP via concessão é a mesma solução que vão propondo a todos, a troca do bloco de propulsão que custa um balúrdio (5127€+ IVA + mão de obra) quando aquilo que está avariado é apenas o modulo DCDC que controla os carregamentos que custa cerca de 1000€ na renault para o "primo" twingo (motorização semelhante e partilhada por ambos e que parece sofrer do mesmo mal!!!). <br/>
Não acho normal nem sustentável para a maioria dos portugueses tem uma avaria de 7000€ numa viatura que pode no limite valer 15 ou 16! Não é admissível! e o pior é que o carro fica imobilizado.
Além da solução proposta para a reparação ser estupida e pouco ecológica, não cumpre as normas ESG que estas multinacionais têm de cumprir, e que ainda por cima nos esfola a carteira desnecessariamente!<br/>
Numa oficina multimarca de carros elétricos, foi-me confirmado pelo responsável o volume de reparações que tem feito com a mesma avaria em smart´s EQ. Diz que vai recorrendo a compra de carros batidos, ou compra dessa peça na Renault (mas que de momento está indisponível).
Também descobri que existe uma oficina na Croácia que se dedica à reparação destes casos, mas fica um bocadinho fora de mão para os portugueses!! É Fácil de verificar no youtube a forma como é reparado o tema.<br/>

Enfim, será que existem realmente tantos casos que justifique a reclamação no tribunal europeu?!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Smart EQ - problemas

Mensagem por Nonnus » 17 ago 2023, 11:12

damadeira Escreveu:
16 ago 2023, 10:32
Enfim, será que existem realmente tantos casos que justifique a reclamação no tribunal europeu?!
Infelizmente é o que temos. Pode sempre tentar, desde que tenha tempo e dinheiro. Houve aqui um caso reportado de um membro que levou a Nissan a tribunal porque não conseguia fazer os KM que a Nissan anunciava para o Leaf de 24. Passados alguns anos o tribunal deu-lhe razão.

viewtopic.php?f=7&t=4307&hilit=tribunal

Porque não manda o carro para a Renault? As oficinas oficiais de determinada marca reparam carros de outras marcas, ainda para mais um modelo que partilha os mesmos componentes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart EQ - problemas

Mensagem por nalves » 01 set 2023, 10:02

Infelizmente não fui o único.....

Se já achava muito mau a Smart não se responsabilizar pelo que me aconteceu, agora fico ainda mais boquiaberto..... realmente, á muito mau para a marca.
E com um novo modelo a sair..... é uma publicidade que ninguém deve querer.....

Boa sorte.
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Smart EQ - problemas

Mensagem por civic » 01 set 2023, 10:12

Por acaso até tenho esse modelo como possibilidade para um familiar, esse problema é comum em todas as gerações?
Tenho andado a ver em sitios de material usado e encontra-se muita coisa para o Smart, não pode ser uma possibilidade?
Tens ideia de qual o problema que leva à avaria?

Desculpa lá tanta pergunta, mas é como disse, uma forte possibilidade de compra num futuro proximo, ainda por cima usado, o que com alguma quilometragem deve ter esse problema resolvido, certo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

damadeira
Mensagens: 3
Registado: 08 ago 2023, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2019
Capacidade bateria: 17,8

Re: Smart EQ - problemas

Mensagem por damadeira » 18 set 2023, 12:28

civic Escreveu:
01 set 2023, 10:12
Por acaso até tenho esse modelo como possibilidade para um familiar, esse problema é comum em todas as gerações?
Tenho andado a ver em sitios de material usado e encontra-se muita coisa para o Smart, não pode ser uma possibilidade?
Tens ideia de qual o problema que leva à avaria?

Desculpa lá tanta pergunta, mas é como disse, uma forte possibilidade de compra num futuro proximo, ainda por cima usado, o que com alguma quilometragem deve ter esse problema resolvido, certo?
Infelizmente a "placa/modulo" que avaria deve ter muita procura e não se encontra no mercado de peças usadas.
A marca também não é o suficientemente "sustentável" para vender apenas essa peça, assim obriga os cliente a comprar o motor completo!

Segundo o que pude ler por forum´s um pouco por toda a parte, a placa produzida pela Delta é de fraca qualidade e ao fim de um numero de ciclos de carga pura e simplesmente "apaga-se".
Na minha opinião, os carros eléctricos são top e considero que são a melhor solução de mobilidade para quem possa carregar em casa ou no trabalho, no entanto, aconselho a comprarem carros com garantias alargadas, por exemplo, Hyundai, Kia, Toyota.
Atualmente, as marcas pura e simplesmente não fazem reparações, apenas trocam componentes. Como em muitos casos são partilhados por várias marcas, quem não os fabrica, apenas tem acesso aos kit´s de reposição e não as peças soltas que avariam, enfim... muito cuidado nas compras.

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Smart EQ - problemas

Mensagem por civic » 18 set 2023, 14:08

damadeira Escreveu:
18 set 2023, 12:28


Infelizmente a "placa/modulo" que avaria deve ter muita procura e não se encontra no mercado de peças usadas.
A marca também não é o suficientemente "sustentável" para vender apenas essa peça, assim obriga os cliente a comprar o motor completo!

Segundo o que pude ler por forum´s um pouco por toda a parte, a placa produzida pela Delta é de fraca qualidade e ao fim de um numero de ciclos de carga pura e simplesmente "apaga-se".
Na minha opinião, os carros eléctricos são top e considero que são a melhor solução de mobilidade para quem possa carregar em casa ou no trabalho, no entanto, aconselho a comprarem carros com garantias alargadas, por exemplo, Hyundai, Kia, Toyota.
Atualmente, as marcas pura e simplesmente não fazem reparações, apenas trocam componentes. Como em muitos casos são partilhados por várias marcas, quem não os fabrica, apenas tem acesso aos kit´s de reposição e não as peças soltas que avariam, enfim... muito cuidado nas compras.
Pois, quando pesquisei esse problema deu para perceber que o "problema" é um regulador de tensão do conversor DC/DC que queima, facilmente se resolve, até vi um video de uma oficina que tem estes conversores DC/DC já reparados e é só trocar e deixar lá o velho para ser reparado, já nem me lembro em que pais era isso, mas apareceu facilmente quando pesquisei este problema, a maior dificuldade é chegar ao modulo em si, é preciso retirar o motor e desmontar aquilo tudo.
E sim, nestas coisas de comprar usado é preciso ter algum cuidado, mas contar com os representantes das marcas para alguma reparação fora da garantia é treta, estão a criar uma imagem que lhes vai retirar muitos clientes no pós venda, enquanto isso as oficinas fora da marca estão a ganhar pontos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Mercedes”