Smart Forfour

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 12 out 2021, 13:26

zeuz Escreveu:
12 out 2021, 13:10
Esse tipo de tomada deve aguentar os 16A... :think: ...ainda assim, se puderes, talvez seja melhor regular o EVSE para 10A ( 12A, max )...
A instalação foi efetuada propositadamente para carregar o carro, por um eletricista certificado, no meu parqueamento não tinha instalação elétrica.
A dúvida é mesmo se ao ligar / desligar o disjuntor em casa, não danifica o EVSE ou o carregador do carro (que se encontram no piso -2).

Não quero entrar em despesas extra para poupar a viagem do elevador.

Quanto a programar o mesmo..... ainda não consegui alterar os amperes / velocidade de carregamento, apenas suspender o carregamento entre 2; 4; 6 ou 8 horas. Penso que terei de ligar para o fabricante a pedir ajuda...

Obrigado pela ajuda.
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Smart Forfour

Mensagem por BrunoAlves » 12 out 2021, 13:51

Eu não recomendava em qualquer dos casos. Sempre que se liga ou desliga um circuito em carga tens um transitório que origina sempre perturbações mais ou menos significativas.

Ao lugar o disjuntor não acontece nada de especial. Há um circuito de baixa tensão que se estabelece entre o EVSE e o carro e a única coisa que poderá "correr mal" (mas é pouco provável) é a fonte de 12V do EVSE ser fracota e colocar um nível de tensão demasiado elevado no circuito de controlo. Carga não há nessa altura. Não deve acontecer nada.

Ao desligar já não é bem assim. Se fosse possível interromper o circuito de forma controlada antes de desligar (por exemplo como fazem os cabos type1 que tem aquele "gatilho" por cima) era na boa. Assim estarás a cortar o circuito em carga, entre o carro e o próprio disjuntor alguém vai ter o tempo de vida reduzido.
Eu preferia não o fazer. Dito isto, há muito pessoal que tinha e tem carros sem programador de carga (por exemplo os clones) e que durante anos usaram aquelas tomadas com programador horário. Ainda por aí andam ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 12 out 2021, 14:18

BrunoAlves Escreveu:
12 out 2021, 13:51
Eu não recomendava em qualquer dos casos. Sempre que se liga ou desliga um circuito em carga tens um transitório que origina sempre perturbações mais ou menos significativas.

Ao lugar o disjuntor não acontece nada de especial. Há um circuito de baixa tensão que se estabelece entre o EVSE e o carro e a única coisa que poderá "correr mal" (mas é pouco provável) é a fonte de 12V do EVSE ser fracota e colocar um nível de tensão demasiado elevado no circuito de controlo. Carga não há nessa altura. Não deve acontecer nada.

Ao desligar já não é bem assim. Se fosse possível interromper o circuito de forma controlada antes de desligar (por exemplo como fazem os cabos type1 que tem aquele "gatilho" por cima) era na boa. Assim estarás a cortar o circuito em carga, entre o carro e o próprio disjuntor alguém vai ter o tempo de vida reduzido.
Eu preferia não o fazer. Dito isto, há muito pessoal que tinha e tem carros sem programador de carga (por exemplo os clones) e que durante anos usaram aquelas tomadas com programador horário. Ainda por aí andam ;)
Boas,
Era aqui que queria chegar... prefiro vir á garagem desligar a estar sujeito a entrar em despesas extra desnecessárias.

Obrigado.
:clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 12 out 2021, 16:41

Ora bem,
Não estava a fazer tudo bem! Também não tinha a infirmação toda!!

Se ligar o EVSE á tomada e não o ligar ao carro, consigo selecionar a amperagem de carregamento.

Se tiver o EVSE ligado á tomada e ao carro, apenas consigo selecionar a pausa no carregamento.

Logo já vou experimentar isto tudo.

E confirma-se, desligar o disjuntor não é bom para o EVSE e principalmente para o carro. Está completamente desaconselhado!

Obrigado pela ajuda!

:clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 13 out 2021, 10:29

nalves Escreveu:
12 out 2021, 16:41
Ora bem,
Não estava a fazer tudo bem! Também não tinha a infirmação toda!!

Se ligar o EVSE á tomada e não o ligar ao carro, consigo selecionar a amperagem de carregamento.

Se tiver o EVSE ligado á tomada e ao carro, apenas consigo selecionar a pausa no carregamento.

Logo já vou experimentar isto tudo.

E confirma-se, desligar o disjuntor não é bom para o EVSE e principalmente para o carro. Está completamente desaconselhado!

Obrigado pela ajuda!

:clap:
Confirmo, tenho as duas opções, sem dúvida, uma mais valia!

:clap: :clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Smart Forfour

Mensagem por rjspedition » 13 out 2021, 11:25

BrunoAlves Escreveu:
12 out 2021, 13:51

Ao desligar já não é bem assim.
Bom ponto e bom esclarecimento. ;)

Tenho programado no carro as horas de início e final, mas fico sempre com a tentação de o fazer via Shelly, já que está à distância de um ecrã de PC ou telemóvel.

Assim sendo passo a ter o final sempre programado no carro, e no limite posso "abrir a torneira" com o Shelly.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Smart Forfour

Mensagem por pemifer » 13 out 2021, 15:30

Se o carro carrega muito mais depressa é porque está a usar uma potência de carregamento superior.
Eu acho muito perigoso, carregar o carro, sem saber qual a potência que está a utilizar.
Em principio estará a carregar a 3680W (230V x 16A) o que é perigosissimo fazer em tomadas shucko.
Para carregar com a intensidade de 16A só mesmo CEE 16A.

Eu não conheço o Smart.

Nos Leafs e no e-Niro, os carregamentos são programados no carro.
Não há paragem de carregamentos fora do carro.
Eu pensava que em todos os carros elétricos era possivel fazer a programação dos carregamentos.
De certeza que isso não é possivel no Smart?

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 14 out 2021, 09:31

pemifer Escreveu:
13 out 2021, 15:30
Se o carro carrega muito mais depressa é porque está a usar uma potência de carregamento superior.
Eu acho muito perigoso, carregar o carro, sem saber qual a potência que está a utilizar.
Em principio estará a carregar a 3680W (230V x 16A) o que é perigosissimo fazer em tomadas shucko.
Para carregar com a intensidade de 16A só mesmo CEE 16A.

Eu não conheço o Smart.

Nos Leafs e no e-Niro, os carregamentos são programados no carro.
Não há paragem de carregamentos fora do carro.
Eu pensava que em todos os carros elétricos era possivel fazer a programação dos carregamentos.
De certeza que isso não é possivel no Smart?
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Smart Forfour

Mensagem por pemifer » 14 out 2021, 10:17

nalves Escreveu:
14 out 2021, 09:31
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:
Eu diria que é mais seguro reduzir para 12A ou 14A.
Não se passava nada com o EVSE antigo, apenas é um EVSE de potência fixa.
Nos Leaf os EVSE de origem têm potência fixa nos 2300W, o que corresponde à intensidade de 10A.
Em algumas marcas a potência fixa é 1840W, o que corresponde à intensidade de 8A.
O teu caso pode ser este último!
Agora carregas a 3680W (16A), naturalmente sentes a diferença!

Não percebi de que aplicação estás a falar... é uma aplicação do carro ou é uma aplicação da instalação elétrica?
Evita começar e parar carregamentos em algo que não seja próprio do carro.
Obviamente que o carro está preparado para que o carregamento seja interrompido abruptamente por uma falha de eletricidade.
Mas está preparado para que isso aconteça ESPORADICAMENTE!

Compreendo que não ter horários fixos torna mais dificil a programação, mas não há horas em que o carro não é utilizado?
Se for uma coisa do tipo, um dia sai às 7, no outro às 8, no outro às 9, então podes programar para parar o carregamento às 7.
Se for do tipo um dia sai às 7, no outro às 4, no outro às 13, tens de programar dia a dia.

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 14 out 2021, 12:21

pemifer Escreveu:
14 out 2021, 10:17
nalves Escreveu:
14 out 2021, 09:31
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:
Eu diria que é mais seguro reduzir para 12A ou 14A.
Não se passava nada com o EVSE antigo, apenas é um EVSE de potência fixa.
Nos Leaf os EVSE de origem têm potência fixa nos 2300W, o que corresponde à intensidade de 10A.
Em algumas marcas a potência fixa é 1840W, o que corresponde à intensidade de 8A.
O teu caso pode ser este último!
Agora carregas a 3680W (16A), naturalmente sentes a diferença!

Não percebi de que aplicação estás a falar... é uma aplicação do carro ou é uma aplicação da instalação elétrica?
Evita começar e parar carregamentos em algo que não seja próprio do carro.
Obviamente que o carro está preparado para que o carregamento seja interrompido abruptamente por uma falha de eletricidade.
Mas está preparado para que isso aconteça ESPORADICAMENTE!

Compreendo que não ter horários fixos torna mais dificil a programação, mas não há horas em que o carro não é utilizado?
Se for uma coisa do tipo, um dia sai às 7, no outro às 8, no outro às 9, então podes programar para parar o carregamento às 7.
Se for do tipo um dia sai às 7, no outro às 4, no outro às 13, tens de programar dia a dia.
A aplicação é a Smart EQ control, e o smart-charging (supostamente porque ainda não experimentei) serve para carregar o carro ás horas pré definidas... (tenho de descobrir como funciona)

Dos horários, para teres uma ideia, segunda vou a chegar á garagem ás 19:00h liga o chefe a perguntar se podia "entrar ás 23:00h",
estive a trabalhar até ás 02:30h e ás 7:00h já estava novamente a trabalhar...

E quando estou no turno da noite, ando á noite com ele e de dia a esposa também o usa! Assim a Megane e o C1 ficam descansadinhos na garagem.....
rentabilizar ao maximo! :D :lol: :D :lol:
:auto-car:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Responder

Voltar para “Mercedes”