Página 1 de 2

Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 14:42
por tc1
Boas,

Depois da boa experiência que tenho tido com o Model S decidi comprar um Vw e-up para a minha mulher.
Gostei muito do carro. Comprei sem exprimentar e os primeiros km's pareceram-me ser um citadino excelente.
Tem potência suficiente e é bastante confortável.
Cabem confortavelmente 4 adultos.

A razão que me levou a comprar este foram:
-estética bastante mais agradável que o Leaf ou Zoe (na minha opinião)
- mais pequeno o que dá mais jeito na cidade
- mais barato que Zoe
- creio que mais evoluido que o Leaf
- boa garantia (8 anos para a bateria)
- vem muito bem equipado (o meu é o base com um automatic break assist, sensores de estacionamento e carregamento rapido)


Contras:
A ficha deveria ser do lado esquerdo e não à direita
Não creio que fará os 160km de autonomia a andar normal. Acho que vai ficar nos 100.

O carro custou-me 27.200€.
A isto retirei o abate (tinha comprado um chaço há 6 meses), Iva (empresa) e ainda abato bastante de IRC.
Acho que foi uma boa escolha, mas ainda so andei uns 10km c ele.
Cpts

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 15:51
por BECOOL
Muito boa escolha.

A par do Zoe R240 é o meu eléctrico favorito.

Num vídeo do transportevolved.com aplidaram-no de Tesla dos citadinos e até o preferiram ao Zoe Q210.


Tem uma bateria com células NMC da Sanyo que vão durar milhares de quilómetros sem perda de autonomia.

Para mim os únicos contras são o preço e o carregador interno ser apenas de 16A, actualmente acho que 32A é o mínimo.

A tomada do lado esquerdo, na minha opinião só faria sentido em países com Inglaterra onde se conduz e estaciona-se do lado esquerdo da via. Se bem que acho que o melhor sítio é ter a tomada na frente, como o Leaf e o Zoe têm.

Bom proveito :)

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 15:55
por Apr
Parabens!

Sendo o primeiro e-up acho que merecia uma apresentação mais detalhada, aceitas o desafio? É carro que nunca vi, mas só de ser elétrico já se sabe que deve ser no minimo excelente!

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 17:57
por Fil
Parabéns pelo veículo ;)

Concordo que a tomada deve ser do lado do pendura, porque em Portugal é desse lado que se carrega, à frente é prático para tudo, até para os outros carros partirem a tomada e a porta ao fazerem marcha atrás.

Tem arrefecimento das baterias ?

Só tive hipótese de ver 3 ou 4 ao vivo, são mesmo pequeninos, ao lado do Model S vai parecer um filho :D

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 18:12
por pafi
Parabéns, e venham lá esses testemunhos.

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 19:53
por Malm
Mais um elétrico a percorrer as estradas do país. Sempre bem-vindos.

O e-up não faz arrefecimento das baterias. A taxa de degradação vai depender sobretudo da utilização do carro. Pelos vistos, a VW considera que as baterias deverão manter 70% da capacidade ao fim de 8 anos. Teremos de esperar para ver até que ponto as temperaturas mais altas que se fazem sentir no nosso país não vão reduzir esse valor. Também não deve ter nenhuma forma de avaliar a temperatura das baterias, o que para quem se preocupa em aumentar a longevidade do pack, andando muitos km, é importante. O i-MiEV, principal concorrente nos citadinos, nestes aspetos, de origem também só tem mais o arrefecimento das baterias durante os carregamentos rápidos. Os proprietários é que promovem alterações para se poderem controlar melhor as temperaturas das baterias.

Re: Vw e-up

Enviado: 28 ago 2015, 21:25
por chegachaves
Citadino muito bonito, parabéns e boa sorte :D

Re: Vw e-up

Enviado: 29 ago 2015, 12:13
por zeuz
Vou seguir com muito interesse este diário de bordo, porque gostei muito de experimentar o e-Up! no evento no politécnico de Setúbal.

Para carro citadino seria a minha escolha, à frente do Zoe!
Tal como disse, sendo mais pequeno, torna-se mais prático para usar em cidade. ;)

Porque refere como contra a tomada de carregamento do lado direito ?
A mim parece-me útil desse lado, embora seja indiferente de que lado fica, desde que tenhamos cabo! :D


Como se compõe a lista de extras ?
Já vi alguns anúncios de venda no mobile.de e no leboncoin.fr e é sempre uma confusão para perceber o que é de série e o que é extra... :?

O carregamento limitado a 16A não é muito grave... se pensarmos que o e-Up! foi projectado para circular quase em exclusivo em cidade, então os +100km são mais do que suficientes para um dia de uso. ;)
De qualquer maneira, não tem essa opção como extra ?

Re: Vw e-up

Enviado: 31 ago 2015, 09:42
por tc1
Boas,

o problema da tomada do lado direito é que temos de dar a volta ao carro para o meter a carregar.
Para quem o carrega na garagem (eu daqui a 1 mês), faz alguma diferença.
No Tesla é bastante prático, porque quando saio do carro tenho a tomada ao pé da porta e é só enfiar a ficha no carro, já que ela está lá sempre pendurada.
Quando comprei o carro, era o que estava no stand em exposição, mas estive a ver a lista de extras e só não tenho o teto de abrir.
Ao que parece só existem 4 extras:
Carregamento rápido (tem como uma ficha extra em cima da normal para ligarmos nos PCR)
Teto de abrir
O sensor de colisões (trava sozinho até 30km/h)
Sensor estacionamento atrás.

O carro já vem muito bem equipado.
GPS, AC automático, Cruise Control, Bancos aquecidos, Vidro da frente aquecido, Bluetooth etc

Primeiras impressões:
1. É otimo de conduzir
2. Tem potência suficiente (sobe monsanto a 135km/h (velocidade máxima)
3. O AC funciona muito bem (melhor que o Tesla)
4. Muito confortável em pisos degradados

Pontos negativos
1. Devia ter uma chave igual ao Tesla. Tem uma chave convencional que se tem que rodar e tudo.
2. Não tem alarme como extra
3. a Aplicação Carnet é muito lenta, e apesar de não dar para controlar o carro como a da Tesla, dá para programar muito bem os carregamentos (horas para começar, horário preferível, horário para o carro pronto a arrancar...)
4. O carro balança um bocado com as lombas, deveria ter suspensões um bocado mais firmes

Tudo o resto é muito bom, inclusivamente o facto de ser muito pequeno mas espaçoso para 4 adultos.
cpts

Re: Vw e-up

Enviado: 31 ago 2015, 15:20
por Fil
Parece-me bem. Isso agora quer é klms.
Se a tomada tiver do esquerdo como o Tesla, tem de dar a volta nos postos públicos, e corre o risco que lha partam com um toque. Coloque uma tomada do lado direito do up, deve ajudar. O ideal era ter porta dos dois lados.