Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
-
- Mensagens: 28
- Registado: 08 abr 2022, 09:50
- Data de fabrico: 15 dez 2017
- Capacidade bateria: 69 Ah
- Localização: Maia
Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Bom dia a todos.
Após uma semana de Leaf 30 Kw de utilização rotineira do dia a dia, o somatório entre os Km feitos e o que resta no "deposito" antes da carga tem
andado sempre a cima dos 170Km!
Hoje por exemplo, irá a carga com o somatório dos dois valores nos 180Km!
Não me parece mau para um carro usado de Dezembro de 2017! Pelo menos eu não esperava... estaria talvez a ser demasiado pessimista
Assim que tiver o dispositivo viaverde, estou a planear umas "escapadelas", para fora da zona urbana
No entanto há uma "escapadela" que me deixa com alguns receios!
Maia/Porto <-> Vila do Gerês (cerca de 200Km ida + volta):
- Muita subida quer na ida, quer no regresso!
- Uma parte significativa de AE (A3).
- Saída manhã cedo com 100% de carga.
- Paragem em Braga para uma carga rápida, apenas o necessário para repor a bateria nos 80% (PCRs permitem carregar mais de 80%?).
- Entre Braga e a vila do Gerês, parece não haver mais PCRs!
Segundo o software da nissan, com a paragem em Braga, chegaria á Vila do Geres com a bateria a cima de 50%, o que se não desse muitas voltas até a Serra, daria para o regresso e voltar a carregar em Braga!
Mas ir ao gerês e não subir um pouco mais a serra para que a esposa e a filha conheçam um pouco a serra onde durante muitos anos fazia umas caminhadas com alguma regularidade... parece-me uma viagem desperdiçada
- Existem 2 PCN de 22Kw, junto as duas pontes da albufeira (Não aparecem no software nissan, apenas no Mobi.e)!
No site Mobi.e indicam 0€/min, neste caso pagaria só a energia carregada. Certo?
O problema é que naquele local não há muito para distrair enquanto carrega a 6Kw, de forma a carregar alguma energia para segurança no regresso até ao PCR de Braga, seria demasiado entediante!
Este posto seria a minha segurança, para o caso de gastar mais que o esperado na serra e necessitar de mais uns eletrões para chegar a Braga!
Será que existem pontos de carregamento na vila do gerês que não estão listados no mapa da Mobi.e?
Parece-me estranho que não haja nada na própria Vila!
Seria ideal para uma escapada destas... deixar o leaf a carregar enquanto se come uma bela posta serrana num dos vários restaurantes da Vila
Alguém por aqui tem feito viagem para aqueles lados?
Algumas dicas que possam partilhar?
Desde já obrigado,
César
Após uma semana de Leaf 30 Kw de utilização rotineira do dia a dia, o somatório entre os Km feitos e o que resta no "deposito" antes da carga tem
andado sempre a cima dos 170Km!
Hoje por exemplo, irá a carga com o somatório dos dois valores nos 180Km!
Não me parece mau para um carro usado de Dezembro de 2017! Pelo menos eu não esperava... estaria talvez a ser demasiado pessimista
Assim que tiver o dispositivo viaverde, estou a planear umas "escapadelas", para fora da zona urbana
No entanto há uma "escapadela" que me deixa com alguns receios!
Maia/Porto <-> Vila do Gerês (cerca de 200Km ida + volta):
- Muita subida quer na ida, quer no regresso!
- Uma parte significativa de AE (A3).
- Saída manhã cedo com 100% de carga.
- Paragem em Braga para uma carga rápida, apenas o necessário para repor a bateria nos 80% (PCRs permitem carregar mais de 80%?).
- Entre Braga e a vila do Gerês, parece não haver mais PCRs!
Segundo o software da nissan, com a paragem em Braga, chegaria á Vila do Geres com a bateria a cima de 50%, o que se não desse muitas voltas até a Serra, daria para o regresso e voltar a carregar em Braga!
Mas ir ao gerês e não subir um pouco mais a serra para que a esposa e a filha conheçam um pouco a serra onde durante muitos anos fazia umas caminhadas com alguma regularidade... parece-me uma viagem desperdiçada
- Existem 2 PCN de 22Kw, junto as duas pontes da albufeira (Não aparecem no software nissan, apenas no Mobi.e)!
No site Mobi.e indicam 0€/min, neste caso pagaria só a energia carregada. Certo?
O problema é que naquele local não há muito para distrair enquanto carrega a 6Kw, de forma a carregar alguma energia para segurança no regresso até ao PCR de Braga, seria demasiado entediante!
Este posto seria a minha segurança, para o caso de gastar mais que o esperado na serra e necessitar de mais uns eletrões para chegar a Braga!
Será que existem pontos de carregamento na vila do gerês que não estão listados no mapa da Mobi.e?
Parece-me estranho que não haja nada na própria Vila!
Seria ideal para uma escapada destas... deixar o leaf a carregar enquanto se come uma bela posta serrana num dos vários restaurantes da Vila
Alguém por aqui tem feito viagem para aqueles lados?
Algumas dicas que possam partilhar?
Desde já obrigado,
César
Nissan Leaf 30 Kw
-
- Mensagens: 126
- Registado: 07 dez 2017, 14:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Já fui da Maia ao gerês num leaf 24 e fui direto. Como fiquei lá uns dias carreguei no alojamento.
-
- Mensagens: 28
- Registado: 08 abr 2022, 09:50
- Data de fabrico: 15 dez 2017
- Capacidade bateria: 69 Ah
- Localização: Maia
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Boa tarde.
Lembra-se de quanta bateria restava à chegada?
A A3 não me preocupa muito... mas a subida da montanha... descida até a vila e nova subida ao topo (Pedra Bela por exemplo), umas voltas por alí, mata de albergaria até a fronteira de portela do homem e voltar... é um bocado de declive!
E depois o regresso!
Se calhar ainda estou um bocado pessimista quanto às reais capacidades de carro
Nissan Leaf 30 Kw
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
O melhor é ver a miio.
Esse posto ao pé das pontes aparece como disponível, mas está sem comentários de utilização. Aparentemente uma das tomadas foi usada, mas a outra não. Logo é melhor não ir a contar a 100% com esse posto, mas se funcionar tanto melhor.
Ali perto também está integrado na rede pública um PCN na pousada da Caniçada, mas que leva 0,01€/min + 0,06€/kWh de OPC.
Existe ainda carregadores privados no hotel São Bento da Porta Aberta. Não sei se deixarão usar se almoçar lá, por exemplo. Só perguntando.
Esse posto ao pé das pontes aparece como disponível, mas está sem comentários de utilização. Aparentemente uma das tomadas foi usada, mas a outra não. Logo é melhor não ir a contar a 100% com esse posto, mas se funcionar tanto melhor.
Ali perto também está integrado na rede pública um PCN na pousada da Caniçada, mas que leva 0,01€/min + 0,06€/kWh de OPC.
Existe ainda carregadores privados no hotel São Bento da Porta Aberta. Não sei se deixarão usar se almoçar lá, por exemplo. Só perguntando.
Última edição por rnlcarlov em 13 abr 2022, 19:22, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
É sem medo. O terreno é acidentado mas as velocidades médias também são muito baixas, dá na boa.
Fiz uma viagem do género, também carreguei em Braga para ir e vir no ioniq, e foi uma surpresa muito positiva, fazer a viagem tão descansado.
Edit: viewtopic.php?f=79&t=6902&p=103939#p103939
Fiz uma viagem do género, também carreguei em Braga para ir e vir no ioniq, e foi uma surpresa muito positiva, fazer a viagem tão descansado.
Edit: viewtopic.php?f=79&t=6902&p=103939#p103939
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 28
- Registado: 08 abr 2022, 09:50
- Data de fabrico: 15 dez 2017
- Capacidade bateria: 69 Ah
- Localização: Maia
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Obrigado a todos pelas informações.
Basicamente é o troço Braga Gerês e retorno a Braga, que me gerava alguns receios!
Aparentemente não haverá stresses de maior.
Haverá 2 ou 3 locais que, se necessário, poderei recorrer para carregar um pouco para sair do vale, subir de novo a serra em direção a Braga, A3 e regresso a casa.
A miio... estava indeciso se aderia ou não!
Fiquei convencido de vez
E com o silencio de um elétrico, as vistas, os cheiros e os ruidos da serra serão bem diferentes com toda a certeza
Não será nessa primeira ida, que matarei a saudade de uns mergulhos num dos muitos ribeiros e cascatas da serra, mas outras vezes
haverá para a experiência completa
Basicamente é o troço Braga Gerês e retorno a Braga, que me gerava alguns receios!
Aparentemente não haverá stresses de maior.
Haverá 2 ou 3 locais que, se necessário, poderei recorrer para carregar um pouco para sair do vale, subir de novo a serra em direção a Braga, A3 e regresso a casa.
A miio... estava indeciso se aderia ou não!
Fiquei convencido de vez
A roçar os 10Kwh/100Km... assim até dá gosto andar na serra.É sem medo. O terreno é acidentado mas as velocidades médias também são muito baixas, dá na boa.
Fiz uma viagem do género, também carreguei em Braga para ir e vir no ioniq, e foi uma surpresa muito positiva, fazer a viagem tão descansado.
Edit: viewtopic.php?f=79&t=6902&p=103939#p103939
E com o silencio de um elétrico, as vistas, os cheiros e os ruidos da serra serão bem diferentes com toda a certeza
Não será nessa primeira ida, que matarei a saudade de uns mergulhos num dos muitos ribeiros e cascatas da serra, mas outras vezes
haverá para a experiência completa
Nissan Leaf 30 Kw
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 68
- Registado: 22 nov 2020, 00:27
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Boas,
Começando pela Miio, é difícil imaginar a ME em Portugal antes desta.
Em relação à viagem, parece-me tranquila.
Ainda muito recentemente, com o meu de 24Kwh fui da maia a manteigas sem problemas.
Na minha ótica, uma aposta forte em mais postos é urgente. Mesmo para carros com mais autonomia, é um enorme conforto em saber que mesmo que este posto esteja ocupado/avariado tem outro(s) logo alí ao lado.
Pelo que acima referi, é sempre bom um plano B
Bom passeio
Começando pela Miio, é difícil imaginar a ME em Portugal antes desta.
Em relação à viagem, parece-me tranquila.
Ainda muito recentemente, com o meu de 24Kwh fui da maia a manteigas sem problemas.
Na minha ótica, uma aposta forte em mais postos é urgente. Mesmo para carros com mais autonomia, é um enorme conforto em saber que mesmo que este posto esteja ocupado/avariado tem outro(s) logo alí ao lado.
Pelo que acima referi, é sempre bom um plano B
Bom passeio
-
- Mensagens: 28
- Registado: 08 abr 2022, 09:50
- Data de fabrico: 15 dez 2017
- Capacidade bateria: 69 Ah
- Localização: Maia
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Bom dia.
Continua a preparação para umas escapadelas para fora das cidades
1 - Identificador via verde (não essencial, mas é mais prático)
2 - Testar o carregamento rápido
3 - Arranjar o cabo type 2/type 1 para os PCN
1)
Ora como nos CTT, não aceitam documentos provisórios para pedir um identificador Via verde...
E aborrecido com a situação... passou-me pela cabeça que andaria lá por casa um velhinho identificador que, com jeito ainda dá qualquer coisa.
Lá o encontrei e como seria de esperar... pilha... ja foste... zero volt... sequinha até ao ultimo eletrão
Com prazo de validade em 12/2007... não ha milagres
A grande vantagem deste identificador, é ser do tempo em que era possível a aquisição do identificador!
Não tinha que andar a pagar não sei quanto todos os meses! Opção que não existe atualmente. Atualmente só pagando 0.99 EUR mensais
Pilha nova no sitio (5.50 EUR)
No portal da via verde, o identificador ainda aparecia, embora sem matrícula atribuída nem referência para ativar débito em cartão multibanco!
Atualizar morada... atualizar marca, modelo e matricula do carro...
Processo rápido
Ativar o debito em cartão é que estava ruim!
Após ligar para a linha de apoio e expor a situação de não ter referencia de pagamento para ativar o debito, dizem-me que como já não há
movimentos há alguns anos com este identificador, terei que passar em portagem para que no caso de ainda funcionar, ser gerada uma
referência para pagamento!
1) e 2)
Domingo (24/Abril).
Tentar riscar os pontos 1 e 2 da lista de pendentes!
Uma escapadinha para uma pesquinha
Teste de carregamento rápido OK...
Só meti 20% do "depósito", mais que suficiente para chegar ao local de pesca e regressar a casa com boa margem!
Segundo a aplicação MIIO, o carregamento andou ali entre os 30 e 33 KW apenas!
Cerca de 11 minutos em vez dos 8 previstos.
Uns Kms à frente (Portagem de Medas)... luz verde
Mais 1 EUR mensais a ficar no bolso mensalmente!
Sinceramente não entendo a razão de atualmente não ser possível a aquisição do identificador via verde
3)
Só falta agora o cabo para PCNs, que também, será resolvido ainda esta semana
Para poder carregar em um dos dois locais possíveis enquanto se almoça, e assim poder dar umas voltas pela serra mais descançado antes do regresso a casa
A posta serrana já está mais próxima
Continua a preparação para umas escapadelas para fora das cidades
1 - Identificador via verde (não essencial, mas é mais prático)
2 - Testar o carregamento rápido
3 - Arranjar o cabo type 2/type 1 para os PCN
1)
Ora como nos CTT, não aceitam documentos provisórios para pedir um identificador Via verde...
E aborrecido com a situação... passou-me pela cabeça que andaria lá por casa um velhinho identificador que, com jeito ainda dá qualquer coisa.
Lá o encontrei e como seria de esperar... pilha... ja foste... zero volt... sequinha até ao ultimo eletrão
Com prazo de validade em 12/2007... não ha milagres
A grande vantagem deste identificador, é ser do tempo em que era possível a aquisição do identificador!
Não tinha que andar a pagar não sei quanto todos os meses! Opção que não existe atualmente. Atualmente só pagando 0.99 EUR mensais
Pilha nova no sitio (5.50 EUR)
No portal da via verde, o identificador ainda aparecia, embora sem matrícula atribuída nem referência para ativar débito em cartão multibanco!
Atualizar morada... atualizar marca, modelo e matricula do carro...
Processo rápido
Ativar o debito em cartão é que estava ruim!
Após ligar para a linha de apoio e expor a situação de não ter referencia de pagamento para ativar o debito, dizem-me que como já não há
movimentos há alguns anos com este identificador, terei que passar em portagem para que no caso de ainda funcionar, ser gerada uma
referência para pagamento!
1) e 2)
Domingo (24/Abril).
Tentar riscar os pontos 1 e 2 da lista de pendentes!
Uma escapadinha para uma pesquinha
Teste de carregamento rápido OK...
Só meti 20% do "depósito", mais que suficiente para chegar ao local de pesca e regressar a casa com boa margem!
Segundo a aplicação MIIO, o carregamento andou ali entre os 30 e 33 KW apenas!
Cerca de 11 minutos em vez dos 8 previstos.
Uns Kms à frente (Portagem de Medas)... luz verde
Mais 1 EUR mensais a ficar no bolso mensalmente!
Sinceramente não entendo a razão de atualmente não ser possível a aquisição do identificador via verde
3)
Só falta agora o cabo para PCNs, que também, será resolvido ainda esta semana
Para poder carregar em um dos dois locais possíveis enquanto se almoça, e assim poder dar umas voltas pela serra mais descançado antes do regresso a casa
A posta serrana já está mais próxima
Nissan Leaf 30 Kw
- Nonnus
- Mensagens: 2994
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
Em relação ao identificador pode acontecer duas coisas.
Uma vai funcionar, assunto resolvido.
A segunda hipótese é que a Brisa não vai aceitar esse identificador e vão lhe dizer que tem de pagar por um novo, como me disseram a mim.
Eu bati o pé e disse que não pagava por um identificador novo porque já tinha pago por este, e este estava bom, apenas precisava de uma pilha. Passado uns dias tinha um identificador dos novos para ir levantar a custo zero. Agora como as coisas estão provavelmente irão impingir para aderir as mensalidades. Não sei se você ainda consegue alegar que existe um contracto com esse identificador visto não haver movimentos para continuar com o mesmo contracto.
Uma vai funcionar, assunto resolvido.
A segunda hipótese é que a Brisa não vai aceitar esse identificador e vão lhe dizer que tem de pagar por um novo, como me disseram a mim.
Eu bati o pé e disse que não pagava por um identificador novo porque já tinha pago por este, e este estava bom, apenas precisava de uma pilha. Passado uns dias tinha um identificador dos novos para ir levantar a custo zero. Agora como as coisas estão provavelmente irão impingir para aderir as mensalidades. Não sei se você ainda consegue alegar que existe um contracto com esse identificador visto não haver movimentos para continuar com o mesmo contracto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Mensagens: 28
- Registado: 08 abr 2022, 09:50
- Data de fabrico: 15 dez 2017
- Capacidade bateria: 69 Ah
- Localização: Maia
Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!
A passagem na portagem deu luz verde e valor a pagar.Nonnus Escreveu: ↑26 abr 2022, 10:29Em relação ao identificador pode acontecer duas coisas.
Uma vai funcionar, assunto resolvido.
A segunda hipótese é que a Brisa não vai aceitar esse identificador e vão lhe dizer que tem de pagar por um novo, como me disseram a mim.
Eu bati o pé e disse que não pagava por um identificador novo porque já tinha pago por este, e este estava bom, apenas precisava de uma pilha. Passado uns dias tinha um identificador dos novos para ir levantar a custo zero. Agora como as coisas estão provavelmente irão impingir para aderir as mensalidades. Não sei se você ainda consegue alegar que existe um contracto com esse identificador visto não haver movimentos para continuar com o mesmo contracto.
No portal via verde, também foi gerada uma referência para pagamento. Aparentemente funciona corretamente após a minha troca de pilha.
Nissan Leaf 30 Kw