Aquecimento - Ajuda

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 10 nov 2016, 23:39
Data de Aquisicao: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Aquecimento - Ajuda

Mensagem por pedromgs »

Boa Tarde ,
na passada quarta feira tive de fazer uma viagem grande com o leaf , que me obrigou a carregar o carro varias vezes , numa das ultimas em coimbra o carro ligou a luz da tartaruga , dizendo que devido ao aquecimento o motor estaria limitado , 2 minutos depois desliguei o carro e liguei e nunca mais apareceu .
Já aconteceu a alguém ?


https://goo.gl/photos/XpA1888w7Pofsk8J7
Nissan Leaf 03/2017
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por BrunoAlves »

É apenas o segundo caso que vejo relatado, o primeiro na primeira pessoa.

Nos Leaf de 30kWh a CR de facto produz muito mais calor porque mantém-se a 50kW até aos 80% pelo menos. É fácil com 2 CR chegar às barras vermelhas, enquanto que nos de 24kWh precisas pelo menos de 4 e temperatura ambiente alta. Depois dependendo da velocidade a que circulas entre CR, podes perder temperatura na bateria ou, pelo contrário, manter ou até ganhar temperatura. Como as baterias do Leaf só têm refrigeração passiva, é possível que isso aconteça sim...
Na Quarta o "meu" (que já não é) Leaf fez 5 CR em AE e isso não aconteceu, porque se mantiveram velocidades mais baixas entre cargas.

Quantas CR fizeste, quantos km até ao aviso e qual foi a velocidade a que circulaste?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 10 nov 2016, 23:39
Data de Aquisicao: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por pedromgs »

Boa Tarde ,

Guimarães ate Antua n/s 110 km/h 1º CR , Antua - PombalN/S 120 km/h 2º CR (quase no vermelho), Pombal SN 100 km/h e nacionais 3º(atingiu 1º traço vermelho) CR , Coimbra 4º CR (onde ligou a tartaruga) , Antua S/N 100 KM/H 5º CR
Quando cheguei a ultima carga de antua ja nao estava no vermelho.

Mas o alerta deu, e nada de diferente aconteceu na condução , 2 minutos com o alerta ligado parei o carro e re liguei e nepia.
Nissan Leaf 03/2017
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por mjr »

Estava com 12 barras de temperatura quando apareceu a tartaruga e ao desligar e voltar a ligar desapareceu a tartaruga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 10 nov 2016, 23:39
Data de Aquisicao: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por pedromgs »

Boas , não estava no máximo a temperatura , faltava 1 barra quando apareceu .
Nissan Leaf 03/2017
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por BrunoAlves »

Pois, é o contra do arrefecimento passivo :-(
Foi um dia em cheio, diria que com uma velocidade um pouco mais comedida não precisarias de tanta CR (num Leaf30 fazer Pombal - Antuã é de caras) mas claro que o carro é que tem de te servir e não o contrário.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por mjr »

Talvez um sensor tenha atingido o limite brevemente e a histerese impediu de sair da tartaruga. Com o desligar do carro ele fez reset e a nova medição já estava abaixo do limite.

Parece-me normal e não é motivo para preocupações exceto pelo limite imposto na deslocação. Fazer um trajeto maior entre CR a uma velocidade ligeiramente mais baixa (100-110km/h) evitaria uma subida tão alta da temperatura e seria até provavelmente mais rápida no fim de contas por evitar uma paragem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 10 nov 2016, 23:39
Data de Aquisicao: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por pedromgs »

Claro que concordo com todos, infelizmente para este tipo de viagens tenho de usar o fumarento....
Nissan Leaf 03/2017
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por BrunoAlves »

Acredita que não. Basta-te mesmo adequar melhor a velocidade ao percurso e à necessidade de carga ;)
Como disse o mjr, provavelmente até é mais rápido ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Aquecimento - Ajuda

Mensagem por Orlando »

BrunoAlves Escreveu:Acredita que não. Basta-te mesmo adequar melhor a velocidade ao percurso e à necessidade de carga ;)
Como disse o mjr, provavelmente até é mais rápido ;)
Eu sei que pode parecer chato, mas 50kms a 70kmh arrefecem deveras a bateria.
Mas se tem que ser, será!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”