Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 24 ago 2016, 22:58

RNM Escreveu:
mjr Escreveu: O teu Leaf 24kW.h carrega a 125A com o SOC a 80% e começando a carregar perto de 0% de SOC? Tens algum gráfico do Leaf Spy com isso?
Noutro dia chegámos a Aveiras com muito pouca carga (fizemos, pelo menos 15km, só com "---" no dash) e foi até aos 80% em 25 min, sempre a bombar!
Não tenho print
80% do posto ou do carro? É que não é para ser chato, mas no meu novo nunca vi 125A com mais de 60% de SOC e todos os prints que vi na net até agora mostram sempre o mesmo, a carga a baixar dos 125A por volta dos 15m. Não tens o log ativado do Leaf Spy? Deve estar lá essa carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RNM » 24 ago 2016, 23:16

Orlando Escreveu: 30 a 32kw é limitar? Sobretudo com o trato que lhe deste.....é peanuts.
Qts minutos vês acima disso numa carga normal, 5/10?
O que devem dizer então os proprietários dos novos ZOE que não conseguem mais do que 22kw e tem lá uma cena a arrefecer....se o leaf apenas pudesse a 22, ninguém estaria aqui a falar de limitções.
Não lhe chamo limitação, mas precaução. Limitação seria tipo a 10kw, isso sim seria limitar.
Trato...? A maioria dos km nesse dia foram pelos 90 km/h.
os minutos são, efectivamente, poucos pq a bateria é minuscula :D
pemifer Escreveu: Como não ouve explicação com fatos da história cada um entende à sua maneira.
Eu entendi que o carro andou muitos quilómetros à velocidade máxima, tu entendeste que andou a 120, eu entendi que avisaram o condutor para se refrear por causa da temperatura e que ele não ligou, tu entendes que ele andou descansado da vida, não considero andar à velocidade máxima de um carro ir "descansado da vida"...
Como só houve um caso até agora vamos esperar os casos seguintes, vão haver muitos a julgar pelas tuas palavras e as do rdias...
Quem sabe não acontecerá comigo?
Acho que o carro não faz nenhum dos troços descritos a fundo... ;)
mjr Escreveu: 80% do posto ou do carro? É que não é para ser chato, mas no meu novo nunca vi 125A com mais de 60% de SOC e todos os prints que vi na net até agora mostram sempre o mesmo, a carga a baixar dos 125A por volta dos 15m. Não tens o log ativado do Leaf Spy? Deve estar lá essa carga.
Consultei os logs, tens razão MJR :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 24 ago 2016, 23:33

t3lmo Escreveu:Claro! Má condução (nos limites) aplica-se a qualquer tipo de veículo.
E para quem não sabe, tem que ser a máquina a proteger-se dos incautos.
mjr Escreveu:Pelo que entendi terá vindo perto de Vmax entre Aljustrel e Alcácer (a distância permite), com a bateria no limite de temperatura. Se tivesse vindo a cumprir os limites não teria problemas pois a bateria iria arrefecer. Com o atraso entre a geração de calor e a sua medição nos sensores, quando a limitação de potência começou a impedir de vir a 140-150km/h já era tarde de mais, e acabou por chegar ao limite de temperatura.

Talvez uma curva de limitação de temperatura mais progressiva (a começar mais cedo) conseguisse evitar isto, mas há mínimos de bom senso que as pessoas deviam ter. Quem é que vem a abrir com a indicação de temperatura perto do máximo??
Basicamente vocês estão a dizer que o descrito acima não aconteceu, é isso?
RNM Escreveu:Acho que o carro não faz nenhum dos troços descritos a fundo... ;)
rdias Escreveu:Acham que o RNM deu mau trato ao carro ? Ou mesmo o comercial Nissan ?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2016, 00:00

Imagem
rdias Escreveu:Imaginem a Tesla hoje em dia se após os incêndios não desse explicações do sucedido e inclusive não colocasse a protecção de titânio ?
Se publicamente não tivesse alterado a garantia em que em caso de incêndio o cliente recebe um carro novo ?
Que os powertrain e os packs tem garantia 8 anos sem limites de kms e garantia funciona mesmo com mau uso do cliente .

Mas a Tesla não dormiu à sombra de garantias e vai melhorando sempre os produtos e isso dá confiança ;)
Mas isto não é sobre a Tesla. Este fórum não é sobre a Tesla. Este tópico não é sobre a Tesla. Vai pregar para o fórum da Tesla!
Folgo muito em perceber que escrevi os posts anteriores para o tota.
Porque veio a 120 ou 130 ou 140 em AE ? Não me parece.
A 120 não. A 140 (ou lá quanto é que foi) sim. Porque é a velocidade máxima do carro. Se fizeres "um depósito" inteiro com qualquer carro cravado nos limites dele muito provavelmente vais encontrar uma limitação qualquer. Foi (pelo que consta) o que aconteceu aqui.
rdias Escreveu:Por isso e com os pcr vão aparecer certamente mais casos. E mais casos é má publicidade se não corrigirem os erros.
Nós só temos PCRs agora. Mas ao contrário dos Teslas, há milhares de Leafs a circular há vários em dezenas de países, muitos deles com PCRs há c'anos! E os carros ainda não arderam. Pára com a futurologia. Se aparecerem mais casos será connosco, proprietários e condutores de Leaf.

Epá tou farto disto. :evil:
Última edição por BrunoAlves em 25 ago 2016, 00:13, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2016, 00:29

Claro que sim. E é essa vasta informação da Tesla que fará falta a estes utilizadores de Leaf. Aliás, como este tópico: quem quiser saber de alguma coisa sobre uma limitação efectiva dos nossos carros tem de navegar por dezenas de posts com inverdades, outras dezenas com a confirmação sábia da bosta de carro que tem e ainda mais uns quantos a mostrar quão boa é a Tesla. Juntam-se a estes mais uns quantos que eu fiz com uns desabafos e está aqui uma fonte de informação brutal. Tá tudo ;)

PS: mjr, p.f. limpa o off-topic que eu postei e pelo qual peço desculpa, incluindo este.
*margarett out*
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por OCasal » 25 ago 2016, 05:23

O Leaf não é carro para longas viagens que se façam de forma regular, por várias razões, todos sabemos quais. Por isso não me parece essencial o sistema de arrefecimento das baterias.

Da experiência com o meu, que tem seguramente mais de 100k feitos em AE, sem cuidados especiais com a temperatura do pack, raramente este passou do meio da escala de temperatura ao longo da sua vida! Se calhar tinha degradado um pouco menos, é possível, mas continua a funcionar e na prática é isso que interessa a quem compra e a quem vende o carro! O hipotético sistema de arrefecimento poderia fazer desiquilibrar a balança do custo de produção do veículo, sem um verdadeiro interesse para a utilização do mesmo...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Filipe » 25 ago 2016, 08:30

Bem dito :clap:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 25 ago 2016, 09:20

Todos sabemos que nem o Leaf, nem o i3, nem o KIA, nem NENHUM puro VE atualmente no mercado que não Tesla é indicado para longas viagens. Dá para desenrascar, e é muito positivo termos uma rede de PCRs, mas o tempo extra a carregar é demasiado para o comum dos mortais. A Nissan tendo em conta esse facto optou por não colocar o sistema de arrefecimento, tal como a VW. É como disse o OCasal. Quem achar que vai comprar o carro para fazer 500km seguidos todas semanas está tramado, seja qual for o puro VE não Tesla que escolher. É fixe fazer estas maratonas quando somos todos adultos no carro, mas metam lá crianças com 5 anos e digam-me se é agradável.

Este tópico está a ficar muito quente, passo a redundância, por isso peço aos intervenientes mais moderação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RNM » 25 ago 2016, 09:30

OCasal Escreveu:O Leaf não é carro para longas viagens que se façam de forma regular, por várias razões, todos sabemos quais. Por isso não me parece essencial o sistema de arrefecimento das baterias.

Da experiência com o meu, que tem seguramente mais de 100k feitos em AE, sem cuidados especiais com a temperatura do pack, raramente este passou do meio da escala de temperatura ao longo da sua vida! Se calhar tinha degradado um pouco menos, é possível, mas continua a funcionar e na prática é isso que interessa a quem compra e a quem vende o carro! O hipotético sistema de arrefecimento poderia fazer desiquilibrar a balança do custo de produção do veículo, sem um verdadeiro interesse para a utilização do mesmo...
mjr Escreveu: O teu deve ter em média a temperatura perto de 10C superior ao meu, o que explica quase o dobro da degradação.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 810#p74530

Explicação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 220#p71918
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 220#p72006

O "hipotético sistema de arrefecimento", que seria uma bomba de calor de 50€, serviria para ainda teres 10 barras.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 25 ago 2016, 09:38

RNM, este não é um tópico sobre degradação. Vamos tentar continuar a falar de limitação de potência por CRs sucessivas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”