Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
ricardojg
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Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por ricardojg » 14 jan 2016, 09:43

Bom dia a todos!!

Estou muito activamente a ponderar a aquisição de um LEAF para um futuro trajecto diário que serão 100kms/dia.

Será Benavente-Aeroporto e maioritariamente pela nacional, ou seja, nos 50kms para cada lado, terei 60% AE (120kms/h) e nos outros 40% (70kms/h).

No regresso são as mesmas premissas, ou seja, dos 100 kms, 60km serão a 120kms/h e 40 serão a 70kms/h, valores médios.

Pelo que tenho lido recentemente estes 100kms poderão não ser muito pacíficos de obter com uma só carga com um LEAF já com algum uso, ou seja, será, aprox 30000km/ano.

Queria saber das vossas opiniões sobre este assunto e se será uma boa opção ou mais vale esperar alguma promoção do LEAF 30kw ou mesmo esperar até 2017 com a esperança de um de 48kw.

A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.

Muito obrigado desde já,
Ricardo Gonçalves

Orlando
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por Orlando » 14 jan 2016, 10:26

Eu acho possível, mas o melhor é test-drive.
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ricardojg
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por ricardojg » 14 jan 2016, 10:48

Fora degradação das baterias, não é?

jfr2006
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por jfr2006 » 14 jan 2016, 10:56

É esperar mais um bocado a ver o que o Hyundai trás...

Com o Leaf, essa distância, a essas velocidades, só com um carregamento no final de cada viagem e....

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rnlcarlov
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por rnlcarlov » 14 jan 2016, 10:59

Não tendo um leaf, parece-me que tenho ouvido dizer que ele faz mais que isso.
A 70km/h só faz 128km? Tenho a idea que vários membros do fórum fazem mais do que isso. Fora os mk1 com muita degradação.

E so olharmos para os leafs mais recentes, a degradação não é um bicho de sete cabeças como nos primeiros. Mas claro, um Leaf de 30kWh dá mais paz de espírito e permite fazer voos maiores quando for preciso ir a algum outro sítio.
Última edição por rnlcarlov em 14 jan 2016, 11:12, editado 1 vez no total.

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mjr
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por mjr » 14 jan 2016, 11:03

Eu diria que a 75mph dá para 60milhas ou quase 100km. É essa a minha experiência enquanto utilizador do Leaf, quando era novo 8-) .
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 14 jan 2016, 14:49

A minha média de quilometragem mensal vai em 4000Km/mês, com bastantes troços de autoestrada. Tenho um mk2 Acenta, comprado em Setembro de 2015. Fazer 100 Km em uma só carga é perfeitamente possível, como o gráfico já aqui apresentado claramente mostra, mesmo a essas velocidades... Naturalmente que quem compra um elétrico terá que ajustar os seus hábitos de condução a essa nova realidade e estar pronto para trocar autonomia por tempo de viagem, e planear carregamentos intermédios , quando as viagens são mais longas. Eu tenho feito, tranquilamente, 150 Km num carregamento completo e 120 Km num carregamento a 80%, independentemente dos desníveis que enfrento, por autoestrada e nacionais, tudo é uma questão de moderar a velocidade média , se necessário. Como exemplo, ainda ontem carreguei a 100% nas Caldas da Rainha, coloquei o "cruise control" em 75 Km/h e percorri os 92 Km que medeiam Caldas e AS de Pombal, pela A8 e A1, tendo chegado à AS Pombal com 40% de SOC.O desnível neste troço é pouco significativo. Depois, fiz uma carga rápida até aos 93% e, mantendo o mesmo regime com o "cruise control" (75Km/h), fiz os 119 Km e desnível de 400 m (a subir), até Viseu, pela A1 e IP3, tendo chegado a Viseu com 17% de SOC. Como vê, é possível, a filosofia de condução é que tem de se adaptar à autonomia, distância entre carregadores e tempo disponível para carregar. Para mim, que até gosto de planear, quero proteger o ambiente e procuro gerir o melhor possível os recursos financeiros que tenho à minha disposição, trocar um fumarento por um VE, foi uma das melhores decisões que tomei no ano passado!;-)
Boa decisões para si também neste Novo Ano!,-)

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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por pnunes » 14 jan 2016, 17:27

ricardojg Escreveu:
A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.


Ricardo Gonçalves
Ricardo isso é um mito urbano que nasce em fóruns, mais nada!
para as conservares mais tempo, com esse uso intensivo não será certamente a carregar a 80% ! pelo contrario.
os veículos tem protecção suficiente para nunca deixarem sobrecarregar a bateria, disso não há duvidas, o resto são tretas!!
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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por Fil » 15 jan 2016, 00:49

Esses klms e esse percurso faz-se na maior, mesmo com uma boa degradação. Sugiro no entanto, que programe o carro para terminar a carga a 100% antes de arrancar. Os 80% nesse caso pode ser curto, e ter um nível de carga muito baixo é mais prejudicial do que arrancar logo a seguir ao términus do carregamento. Aconselho vivamente a compra do leaf, se conseguir um bom negócio, é de aproveitar os de 24kWh, mas primeiro faça o teste do percurso, é essencial para perceber o que pode ou não fazer.

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Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por jasmim » 15 jan 2016, 07:02

Parabéns pela decisão, não te vais arrepender.
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