Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por mjr » 15 jan 2016, 11:29

Para este trajeto convém começar o dia com 100% de carga, a não ser que tenha uma descida acentuada logo ao início. Não há regen a 100% de carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por Essiemme » 15 jan 2016, 15:43

Tirando a subida da entrada na A1, em Vila Franca e depois a subida de Vialonga, é quase tudo plano.
Sem espinhas... atão para um de 30KWh, é mesmo à vontade. Desconfio que, mesmo com 500.000 Kms, o de 30KWhs continue a dar para isso! :P

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por pnunes » 15 jan 2016, 21:53

mjr Escreveu:Para este trajeto convém começar o dia com 100% de carga, a não ser que tenha uma descida acentuada logo ao início. Não há regen a 100% de carga.
Mjr, para este trajeto ou para QQ outro.! mesmo que tenha uma descida acentuada vai regenerar quanto?!!! Meia dúzia de wh... As baterias são para serem e andarem carregadas, o que as danifica não será isso.
Só não se deve deixar a bateria a 100% se for para armazenar muito tempo, semanas, is claro se estiver completamente desconectada do sistema, caso contrário existe consumos que as vão baixando lentamente.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por RJSC » 15 jan 2016, 23:02

pnunes Escreveu:
ricardojg Escreveu:
A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.


Ricardo Gonçalves
Ricardo isso é um mito urbano que nasce em fóruns, mais nada!
para as conservares mais tempo, com esse uso intensivo não será certamente a carregar a 80% ! pelo contrario.
os veículos tem protecção suficiente para nunca deixarem sobrecarregar a bateria, disso não há duvidas, o resto são tretas!!
Eu diria que nasceu no fabricante antes de haver fóruns e os veículos à venda, dado que o fabricante é que colocou o modo de 80% de carga.

ricardojg
Mensagens: 10
Registado: 13 jan 2016, 23:24
Data de fabrico: 01 out 1999

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por ricardojg » 16 jan 2016, 01:42

Obrigado a todos pelas respostas! O adaptar a condução não será muito viável, pois vou passar a viver 30 minutos mais longe do trabalho e quero aproveitar as velocidades máximas das vias. Obviamente que não me vou por a 150 na AE mas não quero andar a 80. A 80 sei que ele dá à vontade, já fiz test drives e uma vez ao sair da Nissan de Benfica e depois de uma volta por Monsanto cheguei ao stand com a mm autonomia de quando saí. Andando devagar e maximizando a regeneração as baterias duram bastante.

Como vai ser intensivamente utilizado e pelo que vejo aqui e no spritmonitor (17 kW/100 média) o 24kw dará. Mas com alguma degradação e uma voltinha à hora de almoço talvez o de 30 será a melhor opção. Resta saber quando aparece novamente o incentivo juntamente com a promo da nissan para pensar nisso.

Que tipo de degradação se pode esperar num carro destes ao fim de 200000kms? Imagino que não haja ainda experiência no de 30kw, que pelos vistos até será melhor que o de 24, mas têm uma ideia?

Os 80% existem em muito aparelhos eléctricos. Penso que poderá atrasar ligeiramente a degradação.

https://www.google.pt/search?btnG=1&pws ... KMarHOprAF

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por pnunes » 16 jan 2016, 02:55

RJSC Escreveu:
pnunes Escreveu:
ricardojg Escreveu:
A minha ideia seria até apenas carregar as baterias sempre a 80% para as conservar durante o máximo de tempo pois irei fazer uma utilização intensiva do mesmo.


Ricardo Gonçalves
Ricardo isso é um mito urbano que nasce em fóruns, mais nada!
para as conservares mais tempo, com esse uso intensivo não será certamente a carregar a 80% ! pelo contrario.
os veículos tem protecção suficiente para nunca deixarem sobrecarregar a bateria, disso não há duvidas, o resto são tretas!!
Eu diria que nasceu no fabricante antes de haver fóruns e os veículos à venda, dado que o fabricante é que colocou o modo de 80% de carga.
Em carga rápida, RJSC, pois não tem lógica estar o dobro do tempo q leva dos 80 aos 100. Acho que na realidade nem o fabricante sabe ao certo porque colocou um modo de 80 % em carga normal. Mas está se a trabalhar no sentido de tirar isso a limpo.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por Orlando » 16 jan 2016, 09:19

O modo 80% saiu com defeito em todos os LEaf's por causa das temperaturas do deserto do Nevada.....simples.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por jasmim » 16 jan 2016, 09:24

Mas nesse caso, no manual do utilizador, diriam "utilizar o carregamento a 80%" em zonas quentes? :roll: Mistério. ..
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

ricardojg
Mensagens: 10
Registado: 13 jan 2016, 23:24
Data de fabrico: 01 out 1999

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por ricardojg » 16 jan 2016, 09:48

Vejam o link que está no fim da resposta.

Pelo que eu percebi aplica-se a todas as baterias de lítio.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Dúvida sobre a autonomia real de um Leaf

Mensagem por pnunes » 16 jan 2016, 10:40

jasmim Escreveu:Mas nesse caso, no manual do utilizador, diriam "utilizar o carregamento a 80%" em zonas quentes? :roll: Mistério. ..
Sim, aí até poderá ter lógica e será essa até uma das funções. Mas temperaturas quentes são mesmo quentes!! Portugal não estará incluído concerteza .
Mesmo essas preocupações de ver mais ou menos uma barriga de temperatura a subir numa carga rápida não passa de pouco mais de nada!
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”