BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Carloselmano » 09 ago 2015, 16:15

Carloselmano Escreveu:
Fil Escreveu:Obrigado Joel ;)

Carlos, eu faço como lhe disse. Vou ao electromaps, vejo as distâncias entre as cidades, e sempre que paro aproveito para carregar, visitando a cidade em causa enquanto o carro carrega, o tempo passa num instante. Mas como vai utilizar os postos de carga rápida é diferente. No seu caso, é Évora-Aveiras de cima, cerca de 130 klms e 30 minutos de carga, Aveiras de cima-Pombal, cerca de 110 klms e 30 minutos de carga. Pombal-Aveiro, cerca de 100 klms, 1 hora de carga (pode ser mais ou menos, conforme o consumo), só para chegar à Caetano Power do Porto, que são cerca de 80 klms (mais 30 minutos no pcr da Caetano Power do Porto), de seguida segue para Guimarães, que são cerca de 60 klms, carrega um pouco, para chegar a Montalegre, que são cerca de 95 klms.

Parece-me a maneira mais rápida, apesar do caminho não ser o mais curto. Tudo isto feito em estradas nacionais. Se quiser evitar alguns pcr's, o caminho será outro, mas demorará muito mais tempo a chegar a Montalegre, ganhará no tempo de passeio ;)

Espero ter ajudado.
Ajudou e de que maneira... tenho que parar primeiro em Évora. Porquestra venho de Portel ( cerca de 40 km a sul de Evora).
Para abastecer em casas particulares, quais são os requisitos? Potência, tipo de tomada?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Fil » 10 ago 2015, 01:30

joaocfgoncalves Escreveu:Que fantástica programação... Quero ir até Mafra. Então de Guimarães até Mafra e considerando não ter PCR para o i3, o que me aconselha? Viagem para 2 dias?
Ora, Guimarães-Aveiro, são 130 klms, cerca de 2h45 de viagem, 4h30 de carga, Aveiro-Leiria 120 klms, 2 horas de viagem, 4 horas de carga, Leiria-Mafra são 130 klms, 2h15 de viagem. Tem como carregar em Mafra? Senão tem de carregar antes em Torres Vedras, podendo dar um pulinho à praia de santa cruz, que tem carregador e consta que está funcional.

Dá para fazer num dia, a começar cedo e a acabar tarde.

Usando os pcrs, o prisma ê outro ; Guimarães-Aveiro é igual, Aveiro-Pombal são 100 klms, cerca de 1h45 de viagem, por isso a carga não precisa demorar tanto em Aveiro, em Pombal seriam 30 minutos de carga, Pombal-Aveiras de cima, cerca de 1h30 de viagem são 105 klms, mais 30 minutos de carga, Aveiras de cima-Mafra, 65 klms mais 1h20 de viagem.

De norte para Sul, só apanha subidas de Torres Vedras para Mafra, até aos 300 metros de altura, para ir sem medos é dar um choquezinho em Torres Vedras, mas dá para fazer seguido sem grandes alarmes.

De sul para Norte, só de Aveiro para Guimarães se sobe até aos 400 metros, mas é apenas nos últimos 20 klms.

No i3 como tem arrefecimento das baterias, a CCS faz cócegas à bateria, para ser rápido, e como os pcrs já vão funcionando, parece-me o melhor, em passeio a outra opção não é pior ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Fil » 10 ago 2015, 01:58

Carloselmano Escreveu:
Carloselmano Escreveu:
Fil Escreveu:Obrigado Joel ;)

Carlos, eu faço como lhe disse. Vou ao electromaps, vejo as distâncias entre as cidades, e sempre que paro aproveito para carregar, visitando a cidade em causa enquanto o carro carrega, o tempo passa num instante. Mas como vai utilizar os postos de carga rápida é diferente. No seu caso, é Évora-Aveiras de cima, cerca de 130 klms e 30 minutos de carga, Aveiras de cima-Pombal, cerca de 110 klms e 30 minutos de carga. Pombal-Aveiro, cerca de 100 klms, 1 hora de carga (pode ser mais ou menos, conforme o consumo), só para chegar à Caetano Power do Porto, que são cerca de 80 klms (mais 30 minutos no pcr da Caetano Power do Porto), de seguida segue para Guimarães, que são cerca de 60 klms, carrega um pouco, para chegar a Montalegre, que são cerca de 95 klms.

Parece-me a maneira mais rápida, apesar do caminho não ser o mais curto. Tudo isto feito em estradas nacionais. Se quiser evitar alguns pcr's, o caminho será outro, mas demorará muito mais tempo a chegar a Montalegre, ganhará no tempo de passeio ;)

Espero ter ajudado.
Ajudou e de que maneira... tenho que parar primeiro em Évora. Porquestra venho de Portel ( cerca de 40 km a sul de Evora).
Para abastecer em casas particulares, quais são os requisitos? Potência, tipo de tomada?
Para abastecer em casa, basta uma simples tomada doméstica (são as tomadas shucko, as que têm dois buraquinhos), depois tudo depende da potência do cabo e da rapidez que pretende.
Se o leaf que comprou é o mais recente (mk2) dá para carregar a 32 amperes, mas para isso já tem de ter uma tomada Cee de 32A e pelo menos 40A em casa. Se tiver apenas o cabo que vem de origem, que é o que tem uma tomada normal, só dá 10Amperes, demora mais horas a carregar, mas é quase garantido que dá em todas as casas, mesmo que tenham apenas 15A, que é o mínimo que uma casa pode ter (tirando algumas excepções). Com o cabo de 10A, vai demorar quase o dobro do tempo do que com um cabo de 16A (os postos públicos carregam até 16A, isto se o cabo tiver preparado para isso, com o cabo que a nissan fornece, que tem uma tomada normal, só dá 10A, garanta que lhe dão um cabo mennekes de 32A se o seu carro for recente, porque senão vai ter de o comprar, é essencial e muito mais prático que o evse da nissan (o tal cabo que tem uma caixa grande tipo transformador, que tem uma tomada normal, e que dá apenas 10A).

Para carregar em casa, o de 10A pode chegar, porque carrega enquanto dorme, se quiser mais velocidade, terá de arranjar outra solução para casa. Mas aconselho a usar primeiro o de 10A, se tiver necessidade compra mais tarde outro para usar em casa. O mennekes é mais para os postos públicos, porque para casa torna-se despendioso ter um carregado de parede de marca.

Deixo em baixo uns links para perceber de que cabos estamos a falar.

CEE
http://www.elektrofachmarkt-online.de/M ... 350542.jpg

Mennekes
https://www.endesavehiculoelectrico.com ... nnekes.jpg

Evse 10A nissan
http://www.leaftalk.co.uk/attachment.ph ... 1309896531

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Fil » 10 ago 2015, 02:17

Por acaso também estou a pensar ir a Montalegre, pena que por lá não haja postos públicos de carregamento, os mais próximos estão em Vila Real ou em Braga.

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Carloselmano » 10 ago 2015, 10:36

Fil Escreveu:Por acaso também estou a pensar ir a Montalegre, pena que por lá não haja postos públicos de carregamento, os mais próximos estão em Vila Real ou em Braga.

Sendo assim, o indicado é ter o cabo de 10A e um cabo Mennekes?
O de 10A para carregar em casa e o Mennekes para espaço públicos(16A e de 32A). Ou o Mennekes dá para fazer tudo? (10A, 16A e 32A)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Fil » 10 ago 2015, 14:54

Carloselmano Escreveu:
Fil Escreveu:Por acaso também estou a pensar ir a Montalegre, pena que por lá não haja postos públicos de carregamento, os mais próximos estão em Vila Real ou em Braga.

Sendo assim, o indicado é ter o cabo de 10A e um cabo Mennekes?
O de 10A para carregar em casa e o Mennekes para espaço públicos(16A e de 32A). Ou o Mennekes dá para fazer tudo? (10A, 16A e 32A)
Se tiver um mennekes de 32A, ele vai-lhe dar a potência que o posto tiver, no caso dos postos públicos dá 16A. A maioria das pessoas usa o mennekes porque é mais leve e prático, e dá o máximo do posto, em casa o de 10A pode chegar, mas ter todas as opções é sempre melhor, especialmente para viagens grandes, onde por avaria, podemos ter de usar o evse e iriamos demorar uma eternidade a carregar, caso não tenhamos um evse de 16A.

Mas com a utilização vai chegar à conclusão se tem necessidade de outro evse ou não.

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Carloselmano » 13 ago 2015, 23:07

Fil Escreveu:
Carloselmano Escreveu:
Fil Escreveu:Por acaso também estou a pensar ir a Montalegre, pena que por lá não haja postos públicos de carregamento, os mais próximos estão em Vila Real ou em Braga.

Sendo assim, o indicado é ter o cabo de 10A e um cabo Mennekes?
O de 10A para carregar em casa e o Mennekes para espaço públicos(16A e de 32A). Ou o Mennekes dá para fazer tudo? (10A, 16A e 32A)
Se tiver um mennekes de 32A, ele vai-lhe dar a potência que o posto tiver, no caso dos postos públicos dá 16A. A maioria das pessoas usa o mennekes porque é mais leve e prático, e dá o máximo do posto, em casa o de 10A pode chegar, mas ter todas as opções é sempre melhor, especialmente para viagens grandes, onde por avaria, podemos ter de usar o evse e iriamos demorar uma eternidade a carregar, caso não tenhamos um evse de 16A.

Mas com a utilização vai chegar à conclusão se tem necessidade de outro evse ou não.
O que aconselha para ir de Portel ao Fórum Almada? No fórum existe algum posto de abastecimento?

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Carloselmano » 14 ago 2015, 00:09

rdias Escreveu:Sim, no Forum almada existe um carregador.
Rápidos ou normal?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Fil » 14 ago 2015, 01:12

Carlos, vá ao site www.electromaps.com que tem lá todas as tomadas e postos disponíveis do país, além de que no site da mobi.e também. Para os carregamentos públicos e da rede mobi.e, terá de ter o cartão, que pode pedir através do site da mobi.e ;)

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: BENEDITA-SAGRES-BENEDITA

Mensagem por Essiemme » 14 ago 2015, 09:30

Existe, é no piso -2 mas, da última vez que lá estive (na primavera), estava avariado.

Pedí ao segurança e ele indicou-me uma tomada shucko (caseira), situada num pilar, que deu para me desenrascar.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”